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Dissertação

Código: MESIC4036    Sigla: D
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 10 Despacho nº 6074/2019 45

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,20
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,20
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,40
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Perpétua Maria dos Santos Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Esta UC visa apoiar os/as estudantes no desenvolvimento de uma dissertação no campo da ESIC, de forma coerente e adequada a um 2º Ciclo de Formação, de cordo com o estipulado no Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020. 

Os estudantes deverão ser capazes de:
1. Mobilizar e aplicar quadros teóricos e metodológicos adequados;
2.  Construir e aplicar instrumentos de recolha de informação;
3. Analisar e interpretar a informação recolhida;
4. Identificar e discutir eixos de intervenção em relação à problemática, contexto e públicos investigados, situando o trabalho do educador social e atendendo à natureza interdisciplinar desse trabalho; 
5. Demonstrar capacidade de transferência do conhecimento para a prática;
4. Elaborar, de forma reflexiva e crítica, um documento que dê conta de todas as etapas do processo de investigação desenvolvido e ser capaz de o apresentar e discutir publicamente.

Conteúdos programáticos

Aprofundamento e análise, na modalidade de orientação tutorial, de temas e questões teórico-práticas e éticas que emergem relativas ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa nas suas diferentes etapas (revisão da literatura específica e enquadramento teórico; construção e aplicação de instrumentos de recolha de informação; tratamento, análise e interpretação da informação; elaboração de um produto final, teoricamente orientado e metodologicamente controlado, demonstrando capacidade analítica crítica e reflexiva; correção de fontes; preparação da apresentação e discussão em provas públicas). 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Dada a natureza diferencial das dissertações e dos perfis de estudantes, a existência de uma metodologia adaptada a cada caso é indispensável, obedecendo ao previsto no art.º 19 do Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Sessões de apoio tutorial com orientação relativa ao percurso do trabalho de cada estudante, com resposta às dúvidas que vão surgindo, de acordo com a natureza da Dissertação, o seu processo e as caraterísticas do estudante.
As horas (15h) previstas na modalidade a distância serão realizadas em modo síncrono, via plataforma zoom.
Avaliação em Provas Públicas, de acordo com o Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O trabalho dos/das estudantes é apoiado por orientadores/as, em sessões de orientação tutorial periódicas; após conclusão o trabalho é apresentado e defendido em provas publicas perante um júri - em conformidade com o Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ALMEIDA, João F., & PINTO, José M. (1996). A Investigação nas ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença.
BARDIN, Laurence (1979). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BOGDAN, Robert, & BIKLEN, Sari (2004). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
BOUDON, Raymond (s.d.). Os Métodos em sociologia. Lisboa: Rolim.
BURGESS, Robert G. (Ed.). (2001). Field research: A sourcebook and field manual. London: Routledge.
ECO, Umberto (2004). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença.
GHIGLIONE, Rodolphe, & MATALON, Benjamin (2007). O inquérito - teoria e prática. Oeiras: Celta Editora.
GIDDENS, Anthony (2006). Novas regras do método sociológico. Lisboa: Gradiva.
QUIVY, Raymond, & CAMPENHOUDT, LucVan (2002). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.