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Processos de Mudança nas Sociedades Contemporâneas

Código: MESIC5001    Sigla: PMSC
Área Científica: Sociologia e Outros Estudos

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Perpétua Maria dos Santos Silva   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Perpétua Maria dos Santos Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender os fenómenos da globalização e do risco e refletir sobre os seus impactos sociais.
- Analisar e debater consequências das relações entre a globalização e riscos no estudo de problemas sociais e o modo como afetam as instituições, a sua gestão, o desempenho dos atores, os interesses e as políticas.
- Compreender a problemática das desigualdades e diferenciações sociais nas sociedades contemporâneas.
- Desenvolver competências que permitam colocar questões pertinentes de caráter metodológico, cívico e ético, que articulem reflexão teórica e ação prática no domínio da intervenção social.
- Transversalmente, desenvolver competências para: conceber, organizar e executar trabalhos teóricos e empíricos; desenvolvimento de trabalho autónomo; desenvolvimento de trabalho colaborativo.

Conteúdos programáticos

1. Globalização, risco e mudança social
1.1. Problematização dos conceitos de globalização, risco e mudança
1.2. Teoria social contemporânea e debate sobre o risco
1.3. Modernidade, individualização e reflexividade
2. Mudança Social na era digital
2.1. As diferentes dimensões da sociedade em rede
2.2. Sociedade em rede: informação ou conhecimento?
2.3. Transformação social e reconversão do sistema educativo
3. Globalização, desigualdades sociais e respostas políticas
3.1. Dimensões das desigualdades sociais
3.2. Desigualdades e justiça social
3.3. Portugal e a Europa: mudanças e desafios
(poderão ser convocados outros territórios de acordo com o perfil de internacionalização da turma).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos concorrem de forma transversal para a concretização dos objetivos propostos, visando dotar os estudantes de conhecimento teórico e substantivo que lhes permita: i) dominar conceitos e problemáticas investigativas/interventivas; ii) adquirir competências essenciais à análise reflexiva sobre os processos de mudança nas sociedades contemporâneas; iii) compreender as relações e interdependências entre globalização, risco e mudança social, na sua multidimensionalidade; iv) compreender as dinâmicas das desigualdades contemporâneas; v) mobilizar esses conhecimentos e competências na análise da sociedade portuguesa contemporânea e/ou outros territórios, na/nos qual/quais irão agir enquanto profissionais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de trabalho proposta, na modalidade b-learning (50% a distância), assenta numa lógica participativa, responsabilizando e implicando os estudantes no desenvolvimento do seu processo formativo. Privilegiam-se, assim, as sessões de trabalho teórico-prático, combinando períodos expositivos por parte da docente com desenvolvimento de trabalhos temáticos em pequeno grupo ¿ discussão de textos, de recursos audiovisuais, exploração de sites governamentais e de outras organizações relacionadas com as temáticas constantes no programa, realização de pesquisa autónoma, compilação e sistematização de informação pelos estudantes com apresentação e discussão no contexto mais alargado da turma (Sala de aula invertida).
Em Avaliação Continua (distribuída):
- trabalho individual - 65%.
- tarefas desenvolvidas em pequeno grupo ¿ ex. workshop ou wiki ¿ com autoavaliação e avaliação entre pares (35%).

Exame - 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As sessões presenciais (15h TP + 3h OT) e as desenvolvidas através de processos de ensino-aprendizagem a distância (15h TP + 3h OT) serão articuladas entre si e toda a informação será disponibilizada na sala de aula virtual (plataforma Moodle), com desenvolvimento de tarefas apoiadas em guiões orientadores e subsequente feedback avaliativo bem como fóruns de dúvidas abertos em permanência; dinamização de fóruns temáticos de discussão, construção colaborativa de recursos formativos (ex: workshop e wiki) permitindo desenvolver práticas pedagógicas que resultam num maior envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem pelos estudantes. A metodologia de trabalho proposta concorre, assim, para o conhecimento e compreensão dos fenómenos em estudo, para o desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva sobre as temáticas e para o equacionamento de questões metodológicas, cívicas e éticas transferindo para a dimensão da ação prática (saber fazer e saber ser/estar) a dimensão do saber saber (conhecimento), concebendo, organizando e executando tarefas que pressupõem o envolvimento do estudante na construção dos seus processos de aprendizagem com autonomia mas, também, com capacidade colaborativa.
As horas previstas para a modalidade a distância serão organizadas em modo síncrono (5h), com recurso à plataforma zoom, e em trabalho assíncrono (10h) mediado pela plataforma moodle. As horas de tipologia OT (6h) serão divididas entre a modalidade presencial (3h) e a modalidade a distância concretizada de modo síncrono (3h); nas horas OT será dado um acompanhamento mais individualizado ao trabalho previsto para realização em pequeno grupo, nomeadamente supervisão das tarefas realizadas com recursos digitais, e para dar resposta a questões levantadas pelos estudantes e/ou identificadas pela docente.
As horas de trabalho autónomo dos estudantes (126h) serão orientadas para pesquisa e seleção da obra a recensear (4h), leitura da obra (15h) e realização da recensão (50h) preparação da apresentação oral da obra recenseada (12h), realização de pesquisa autónoma para a concretização de wiki/workshop sobre dinâmicas de mudança em Portugal (30h) e para os processos formativos de autoavaliação e avaliação de pares (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beck, U. (2015). A Sociedade de Risco Mundial. Em busca da segurança perdida. Edições 70.
Castells, M.; Cardoso, G. (Orgs.) (2015). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferência. Imprensa Nacional.
Carmo, R. M.; Sebastião, J.; Azevedo, J.; Martins, S.C.; Costa, A.F. (Orgs) (2018) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa. Mundos Sociais.
Carmo, R. M.; Tavares, I.; Cândido, A. F. (orgs.). (2020), Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Observatório das Desigualdades, CIES-ISCTE. DOI: 10.15847/CIESOD2020covid19.
Costa, A. F. (2012), Desigualdades Globais, Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 68, pp. 9-32.
Ferrão, J. Delicado, A. (2015) Portugal Social em Mudança. Portugal no contexto europeu em anos de crise: 2015. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. ISBN: 9789726713623
Milanovic, B. (2016). Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization. The Belknap Press of Harvard University Press