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Modelos de Intervenção em Educação Social

Código: MESIC5003    Sigla: MIES

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 7

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 16,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30
Orientação Tutorial: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,10
Perpétua Maria dos Santos Silva   1,20
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   0,20
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Perpétua Maria dos Santos Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se com esta UC que o estudante adquira conhecimentos teórico-práticos adequados a várias áreas de intervenção, que seja capaz de pensar documentada e criticamente a intervenção socioeducativa e os diferentes modelos que a activam, as implicações das grandes transformações económicas e socioculturais sobre os quadros políticos nacionais e, consequentemente, sobre o desenho das políticas de intervenção social e sobre os desafios que se colocam ao educador social nas suas intervenções em contextos sociais complexos - privilegiando-se o contato com instrumentos de análise e de intervenção que possibilitem o desenvolvimento, de forma complementar, de saberes operatórios e de perspetivas analíticas críticas.

Conteúdos programáticos

1. Intervenção social nas sociedades contemporâneas; Problemas sociais complexos, contextos de intervenção críticos. Novos paradigmas na intervenção social: grandes modelos de política social ativa;
2. Modelos e metodologias na intervenção social; conceito de modelo; diferentes modelos de intervenção socioeducativa; processos de intervenção: métodos, técnicas e procedimentos.
3. Modelos de gestão da diversidade; das problemáticas da multiculturalidade à intervenção intercultural; Mediação sociocultural; da classificação dos conflitos aos modelos e princípios de mediação; Educador Social enquanto mediador: funções, competências e estratégias.
4. Intervenção em domínios específicos (opções): Populações envelhecidas; imigrantes e minorias étnicas; violência doméstica; violência infantil; violência em meio escolar; necessidades educativas especiais; deficiências e incapacidades; comportamentos aditivos e dependências; contextos prisionais; Sem-Abrigo.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos concorrem, de forma transversal, para a prossecução dos objetivos da UC visando dotar os alunos de conhecimento teórico e substantivo que lhes permita: i) dominar conceitos e problemáticas; ii) adquirir competências essenciais à identificação e análise de problemáticas diferenciadas na intervenção social; iii) compreender as relações e interdependências dos campos político, económico e social com a prática da intervenção social, na sua multidimensionalidade; iv) mobilizar esses conhecimentos e competências na análise da sociedade contemporânea. No ponto 4 do programa procura-se proporcionar aos estudantes possibilidades de demonstração da capacidade de transferência para a prática de conhecimentos construídos e aplicados a domínios de intervenção concretos (poderão ser sugeridas pelos/as estudantes outras temáticas).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de trabalho proposta assenta numa lógica participativa, responsabilizando e implicando os estudantes no desenvolvimento do seu processo formativo. Privilegiam-se, assim, as sessões de trabalho teórico-prático, combinando períodos expositivos com desenvolvimento de trabalhos temáticos em pequeno grupo ¿ discussão de textos; análise e discussão de casos; resolução de problemas; exploração de recursos audiovisuais; pesquisa autónoma; compilação e sistematização de informação  com apresentação e discussão no contexto mais alargado da turma (sala de aula invertida; análise e discussão de casos; Problem Based Learning (PBL)). Tendo por base uma metodologia de problematização, potencia-se a capacidade de participação do estudante enquanto agente de transformação social, identificando problemas reais e procurando soluções originais, atuando como cidadão e profissional em formação ¿ com autonomia, espírito colaborativo e de trabalho em equipa.


- TI¿ 60%
- TPG - 40%.
Exame - 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino articulam-se de forma coerente com os objetivos da unidade curricular, possibilitando a aquisição dos saberes teórico-concetuais que se pressupõem fundamentais ao desenvolvimento da atividade prática, incentivam o desenvolvimento de processos autónomos de aprendizagem e investigação por parte dos estudantes; a articulação com a revisão de literatura, fornecida pela docente e selecionada pelos mestrandos através de procura autónoma orientada, dá aos estudantes os instrumentos necessários para se posicionarem criticamente e desenvolverem análise reflexiva sobre as suas práticas e saberes, analisando as questões de forma ampla e sob várias perspetivas. As temáticas a abordar terão como base dados científicos atualizados, oriundos de diferentes fontes (bibliográficas, documentais, projetos de investigação; recursos áudio e vídeo; casos), de modo a tornar mais informada e fundamentada a sua participação nas aulas e a discussão crítica dos conteúdos. As tarefas a realizar pelos estudantes contribuem para desenvolver a capacidade de pesquisa, focada em temas específicos, a capacidade de argumentação oral e escrita e promove a realização de trabalho colaborativo.
As sessões presenciais (21h TP + 3h OT) e as desenvolvidas através de processos de ensino-aprendizagem a distância (21h TP + 4h OT) serão articuladas entre si e toda a informação será disponibilizada na sala de aula virtual (Moodle), com desenvolvimento de tarefas apoiadas em guiões orientadores e subsequente feedback avaliativo bem como fóruns de dúvidas abertos em permanência; dinamização de fóruns temáticos de discussão, construção colaborativa de recursos formativos usando os recursos e atividades da plataforma Moodle, bem como outros recursos e plataformas digitais complementares. As horas OT serão canalizadas para dar resposta a questões-problema levantadas pelos/as estudantes e/ou identificadas pela docente, tendo como objetivo promover um acompanhamento e apoio individualizado ou mais dirigido a pequenos grupos.
As horas de trabalho autónomo (num total de 147h), serão contempladas pela docente nos guiões orientadores a disponibilizar para a realização das diferentes tarefas formativas (80h) ao longo do semestre e para a preparação e desenvolvimento dos produtos de avaliação (67h); a sua distribuição específica terá em consideração o tipo de trabalho a realizar em cada tarefa (pesquisa, leituras, análise e apresentação de produtos, colaborativos ou individualizados, em modo presencial ou digitalmente mediado, síncrono ou assíncrono).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Hespanha, P. (2007) Políticas Sociais: Novas Abordagens, Novos Desafios, CES/FEUC.
Oliveira, A. & Freire, I.. (2009). Sobre a Mediação sociocultural. ACIDI.
Giménez Romero, C. (2010). Mediação Intercultural. ACIDI.
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta - Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. F. Calouste Gulbenkian.
Nunes, M. N.(Coord.) (2017). Intervenção Comunitária. Conhecimentos e Práticas da Stª Casa da Misericórdia de Lisboa.
Riquelme, S. F. (2017). La teoría en la Intervención social. Modelos y enfoques para el Trabajo social del siglo XXI. Acción social. Revista de Política social y Servicios sociales. V. I/Nº1 [9-43].
Pérez, Valentín Martínez-Otero. (2018). Modelos de intervención socioeducativa. Editorial CCS.
Pérez, Valentín Martínez-Otero. (2021). Pedagogía social y educación social. Revista Educação em Questão, 59(59).
Viscarret Garro, J. J. (2007). Modelos y Métodos de intervención en Trabajo Social. Alianza.