• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MESIC5004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Seminário Interdisciplinar em Educação Social

Código: MESIC5004    Sigla: SIES

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,00
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,20
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tatiana Matos de Jesus Ferreira Responsável
Luísa Maria da Silva Delgado Coordenação Científica
Perpétua Maria dos Santos Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os mestrandos desenvolvam competências de intervenção e reflexão sobre fenómenos sociais emergentes numa perspetiva interdisciplinar.

1. Conhecer e refletir sobre áreas temáticas transversais de relevo, nas áreas de intervenção da Educação Social e Comunitária;
2. Conhecer e refletir criticamente sobre questões epistemológicas, metodológicas e éticas da investigação produzida no domínio da ESIC acerca da sociedade portuguesa e de outros contextos internacionais;
3. Perspetivar a ESIC enquanto território educativo e formativo de confluência interdisciplinar;
4. Ser capaz de integrar conhecimentos teórico-empíricos e perspetivar a sua aplicação nos respetivos percursos educativos/formativos e profissionais.

Conteúdos programáticos

1. A educação social enquanto práxis interdisciplinar e transdisciplinar;
2. A participação e o envolvimento enquanto princípio fundamental da Educação Social e da Intervenção Comunitária;
3. Territórios de intervenção socioeducativa: Seminários temáticos com investigadores e/ou técnicos de intervenção socioeducativa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC de Seminário interdisciplinar propõe aos alunos um percurso pautado pela diversidade temática em que, através de um conjunto de atividades ancoradas em módulos temáticos, alimentados por recursos dos especialistas convidados em tempo de contacto, os formandos adquiram conhecimentos sobre potenciais territórios de intervenção do educador social, concretizando os objetivos com vista a reflexão e transferência para a praxis profissional. Em todas as temáticas abordadas são identificados os contributos para um percurso formativo avançado em Educação Social e Intervenção Comunitária, posteriormente desenvolvidos individual e coletivamente. Com efeito, a natureza do trabalho desenvolvido na UC, articulando o aprofundamento individual baseado em leituras e pesquisas adicionais com o debate, permite cumprir de forma sustentada os objetivos da UC.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia (em blended learning 50%) prevê a complementaridade entre: 

- Seminários temáticos a partir de problemáticas sociais contemporâneas emergentes, mobilizando a participação de oradores nacionais/internacionais em diferentes áreas científicas e/ou campos de intervenção (síncronos e disponibilizados de forma assíncrona na Moodle); 
- Atividades de aprofundamento/reflexão a partir de recursos teóricos/empíricos (na moodle), com vista à identificação de questões críticas para a identidade profissional na educação social e intervenção comunitária e respetivo debate (síncrono/assíncrono em fóruns de discussão); 
- Produção de reflexões com vista à consolidação de aprendizagens e identificação de contributos para o percurso formativo e identidade profissional. 

A avaliação compreende: participação nos seminários/atividades propostas (25%); realização de um portfólio reflexivo individual (75%). A avaliação contínua pressupõe a presença em 75% das aulas. UC sem avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Constituindo-se como uma UC de seminário, os objetivos de aprendizagem concretizam-se na dinamização de seminários temáticos nas áreas de intervenção da ESIC. Os estudantes têm assim acesso a um reportório diversificado de conhecimentos técnicos e científicos, beneficiando da modalidade de b-learning, que permite convidar especialistas nacionais e internacionais. A partir dos seminários temáticos, os estudantes têm oportunidade de refletir sobre os resultados de investigação produzidos no domínio da ESIC acerca da sociedade portuguesa e de outros contextos internacionais. Estes momentos de partilha, com presença de convidados externos, serão complementados pelos recursos disponibilizados (na plataforma moodle) e/ou resultado de pesquisa autónoma, bem como pela dinamização de espaços coletivos de partilha síncrona ou assíncrona, moderados pela equipa docente a partir de recursos digitais (Padlet, Miro, Jamboard, Kahoot, entre outros). Nestes espaços constroem-se ou consolidam-se pontes para a práxis do educador social, identificando e debatendo as questões críticas levantadas nos seminários e nas leituras complementares. As horas TP (15h presenciais e 15h a distância) contemplam, de forma articulada, a realização dos seminários (modo síncrono) e a dinamização de espaços coletivos de partilha (modo síncrono e assíncrono). As horas OT (3h presenciais e 3h a distância) serão dedicadas à supervisão do trabalho individual e para dar resposta às questões levantas pelos estudantes e/ou identificadas pela equipa docente. O trabalho autónomo desta UC (126h) compreende: pesquisa e aprofundamento bibliográfico (60h); exploração de recursos propostos para aprofundamento de temáticas dos seminários (20h); desenvolvimento das reflexões (30h); preparação e redação do produto de avaliação (16h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baptista, I., & Carvalho, A. (2004). Educação Social, Fundamentos e Estratégias. Porto Editora. 
Barros, R. (2019). Pedagogia social e políticas educacionais: desafios e solicitações. Laplage, 5 (2), 3-7.
Caride, J.; Pereira, O. & Vargas, G. (2007). Educação e Desenvolvimento Comunitário Local. Perspectivas pedagógicas e socias da sustentabilidade. Profedições
Guerra, I. (2002). Fundamentos e Processos Para uma Sociologia de Ação. Principia.
Kessl, F., Lorenz, W., Otto, H., & White, S. (Eds.). (2020). European Social Work-A Compendium. Barbara Budrich.
Pérez Serrano, G. (2003). Pedagogia Social-Educação Social. Construcción científica e intervención práctica. Narcea.
Sáez. J. (2006). Pedagogía Social. Pensar la educación social como profesión. Alianza Editorial.
Sánchez-Valverde, C. (Eds.). (2008). Educación Social y Trabajo con la Comunidad. Revista Educación Social, 7.
Vieira, A., Vieira, R., & Marques, J. (2021). Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social. Afrontamento.

Observações

.