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Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos

Código: MESIC5006    Sigla: DDAP
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 7

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,35
Orientação Tutorial: 0,45

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,35
Luísa Maria da Silva Delgado   2,35
Orientação Tutorial Totais 1 0,45
Luísa Maria da Silva Delgado   0,45

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luísa Maria da Silva Delgado Responsável
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Implicar criticamente os estudantes na compreensão da necessidade de elaborar projetos socioeducativos;
2. Perspetivar os diversos contextos sociais e educativos onde se têm vindo a implementar projetos de intervenção socioeducativa;
3. Identificar e compreender as diversas etapas de construção de um projeto socioeducativo;
4. Problematizar os processos/mecanismos graduais ou progressivos de diagnóstico prévio ao desenvolvimento/implementação de um projeto;
5. Identificar e compreender a pluralidade de auto e heteroavaliação de um projeto.
Competências almejadas: 1ª capacitar os(as) estudantes em termos da diversidade de projetos que se podem desenvolver face aos principais problemas sociais e educativos; 2ª capacitar os(as) estudantes para o desenvolvimento das várias etapas de um projeto, incluindo a respetiva avaliação.

Conteúdos programáticos

1. O anteprojeto: o grau zero de uma realidade multifacetada.
1.1 Enquadramento do público-alvo face ao qual se definem necessidades fundamentadas de intervenção social.
2. Desenho de um projeto socioeducativo.
2.1. Das necessidades identificadas à missão do projeto.
2.2 Construção de um mapa de objetivos gerais e específicos adequados à resolução das necessidades sentidas.
2.3 Dos objetivos gerais e específicos à elaboração de atividades concretas. Elaboração de um plano de atividade adequado às necessidades e públicos.
2.4 Do plano de atividades proposto à inventariação das respetivas tarefas.
2.5. A elaboração de um cronograma.
2.6. Orçamentação.
2.7. Auto e heteroavaliação: Procedimentos e instrumentos de avaliação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos da UC encontram cabal prossecução nos seus conteúdos. Através destes procura-se perspetivar até que ponto a construção de um projeto deve resultar da existência de necessidades concretas (ou de oportunidades a desenvolver) junto de públicos-alvo igualmente concretos. A fase de anteprojeto visa, precisamente explorar, fazendo emergir, tais necessidades em articulação com elementos-chave desses públicos cuja diversidade, no âmbito da educação social, procuraremos explicitar. As competências ligadas ao conhecimento da diversidade de contextos de projeção são aqui adquiridas. Por sua vez, o conteúdo 2, nas suas diversas componentes, procura dar prossecução objetivos 3, 4 e 5, uma vez que, através da implementação desse conteúdo, perspetiva-se, na prática, a elaboração das diversas etapas de um projeto. As componentes de capacitação para o desenho, implementação e avaliação de projetos são aqui desenvolvidas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas TP ¿ 35h e de sessões de OT-7h, nas modalidades presencial e a distância (50%/50%). 
Na modalidade presencial concretizar-se-ão 50% das sessões TP (17h30m) e 50% das sessões OT (3h30).
Na modalidade a distância concretizar-se-ão, os restantes 50% das sessões TP e OT (respetivamente, 17h30 e 3h30m). As sessões TP decorrerão de modo síncrono (6h) e assíncrono (11h30m). As OT funcionarão de modo síncrono (3h30m).
Aulas presenciais: exposição teórica  e discussão em pequeno e grande grupo, promovendo a construção colaborativa, reflexiva e crítica de conhecimentos teóricos e empíricos relativos ao quadro conceptual e metodológico da UC.
Aulas a distância: o estudo de casos -  metodologia da sala de aula invertida, PBL e com ferramentas associadas ao ensino a distância.
Nas sessões OT será feito o acompanhamento do processo formativo dos(as) estudantes.
Avaliação contínua: recensão crítica individual (45%); desenho, em pares, de um PI (40%); apresentação PI (15%).
Exame Presencial (100%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os momentos de exposição de conteúdos pela docente visam enquadrar os aspetos específicos de natureza teórica: a noção de necessidades, objetivos, atividades, tarefas, etc. Estes conceitos, não constituem um fim em si mesmos; eles são, pelo contrário, intervenientes no processo de exploração e elaboração de projetos, pelo que o apelo a projetos concretos seja fundamental: será aqui que, verdadeiramente, se problematizará a necessária diversidade de desenhos de projeto face aos públicos-alvo, aos problemas e aos contextos. Neste sentido, a mobilização dos conhecimentos já detidos pelos(as) estudantes é fundamental para, mediante abordagens em processo de brainstorming, fazer emergir múltiplas perspetivas sobre as diversas projeções possíveis, que refletem, por sua vez, variados paradigmas de intervenção e/ou diversos percursos e experiências profissionais.

Sendo indispensável uma discussão face a face dos assuntos, no caso das sessões a distância, a adoção da plataforma Zoom, por facultar reuniões síncronas, é adequada. Será usada a plataforma moodle, na qual a UC será construída de forma a permitir a realização do trabalho assíncrono desenvolvendo atividades colaborativas através de fóruns temáticos de discussão, construção de glossários a partir de pesquisa realizada de forma autónoma pelos estudantes e supervisionada e validada pela docente.
As Horas de Trabalho Autónomo (TA), serão orientadas para a realização de trabalho, individualmente e em grupo, deverão ser dedicadas à pesquisa (10h), revisão e análise bibliográfica (30h); à realização de tarefas de pesquisa empírica (47h) em potenciais territórios de intervenção e à elaboração dos produtos (60h) a realizar no âmbito da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Fialho, J., Silva, C.A. & Saragoça, J. (2015). Diagnóstico Social. Teoria, Metodologia e Casos Práticos. Edições Sílabo.
Guerra, I.C. (2002). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. O Planeamento em Ciências Sociais. Principia.
Schiefer, U., Bal-Döbel, L., Batista, A., Döbel, R., Nogueira, J. & Teixeira, P. (2007). MAPA-Manual de Planeamento e Avaliação de Projetos. Principia.
Silva, C. A., Santos, M.O.G., Baltazar, M.S. & Saragoça, J.M.L. (2017). Avaliação de projetos de intervenção social: uma reflexão sobre as experiências em projetos nacionais, regionais e da bacia do Mediterrâneo. Desenvolvimento e Sociedade, 2, 115-123.
Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais. Casos práticos. Porto Editora.
Sousa, P. & D'Almeida, J.L. (2016). Avaliação Diagnóstica. Ed. Psicosoma.