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Gestão de Organizações de Economia Social

Código: MESIC5009    Sigla: GOES
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 18,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,40
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD]   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Miguel Domingos Duarte de Oliveira [ESG-ESD] Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular visa proporcionar uma visão holística da gestão das organizações de economia social (OES) para se afirmarem como líderes em organizações desta índole. Os objetivos específicos são:
1. Conhecer o modo de governança das OES, conforme a Lei de Bases da Economia Social e o Código Cooperativo em vigor (O1)
2. Descrever as funções gerais da gestão (O2)
3. Interpretar as características do meio envolvente e o modo como afetam a gestão das OES e a liderança no seu seio (O3)
4. Conceber o planeamento estratégico, tendo por base modelos de gestão estratégica, percebendo as implicações que dele decorrem para o planeamento tático e operacional e respetivas interações com os vários tipos de controlo (O4)
5. Identificar fatores críticos para a sustentabilidade e eficiência económica da organização (O5)
6. Esclarecer a importância estratégica do marketing e da comunicação (O6)
7. Caracterizar a gestão de pessoas nas OES (O7.

Conteúdos programáticos

1. Enquadramento da gestão das organizações da economia social
1.1. Organização e gestão
1.2. Conceitos e princípios orientadores da economia social
1.3. Governança
2. Meio envolvente e a liderança
2.1. O meio envolvente e o desempenho organizacional
2.2. Teorias de liderança
2.3. Gestão e liderança
3. Planeamento estratégico
3.1. Conceitos e modelos de gestão estratégica
3.2. Conceito e utilidade da missão
3.3. Análise do meio envolvente
3.4. Análise interna
3.5. Sustentabilidade e eficiência económica
3.5.1. Capital humano
3.5.2. Capital financeiro
3.5.2.1. Fontes de financiamento
3.5.2.2. Finanças sociais
3.5.2.3. Retorno do investimento e custo total de posse
3.5.3. Capital social
4. Marketing e comunicação
4.1. Conceitos básicos
4.2. Orientação para a sociedade
4.3. Reputação e gestão da comunicação
5. Gestão de pessoas
5.1. Análise e qualificação de funções
5.2. Recrutamento e seleção
5.3. Acolhimento e integração
5.4. Avaliação participada do desempenho
5.5. Gestão de voluntários

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

  • O capítulo 1 visa concretizar os objetivos 1 (O1) e 2 (O2).
  • O capítulo 2 visa concretizar o objetivo 3 (O3).
  • Os subcapítulos 3.1 a 3.4 visam concretizar o objetivo 4 (O4).
  • O subcapítulo 3.5 visa concretizar o objetivo 5 (O5).
  • O capítulo 4 visa concretizar o objetivo 6 (O6).
  • O capítulo 5 visa concretizar o objetivo 7 (O7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas, presenciais e a distância (50% do total de horas de contacto), serão de natureza teórico-prática, combinando método expositivo e ativo. Serão disponibilizados vídeos tutoriais e será aberto um fórum (Moodle), gerido pelo docente, para reforçar o desenvolvimento eficaz do processo de ensino e aprendizagem. Será aplicada a sala de aula invertida, em que os estudantes prepararão e apresentarão um tema do programa. O estudo e a preparação decorrem no tempo de trabalho autónomo, conforme bibliografia validada previamente pelo docente. Um segundo trabalho consistirá no estudo empírico de práticas de gestão numa OES (estudo de caso). As horas de OT decorrerão presencialmente (3h) e a distância (3h), recorrendo a fórum de perguntas e `chats' com os alunos (Moodle), para acompanhamento e supervisão aos trabalhos atrás descritos. Avaliação contínua: i) Estudo empírico (60%); ii) Dissertação (30%); iii) Participação (10%). Exame: prova escrita, presencial.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método expositivo será adequado numa fase inicial de caracterização do meio envolvente das OES (O1 a O4). As metodologias ativas (nomeadamente, sala de aula invertida e estudo e análise de casos), farão com que os estudantes sejam envolvidos de forma mais responsável e proativa na compreensão das problemática visadas ¿ com especial enfoque nos objetivos O5, O6 e O7. 
A diversidade de formas de participação síncrona (presencial e a distância) e assíncrona promove o debate aberto e a aprendizagem coletiva em matérias que exigem reflexão conjunta, valorizando a experiência profissional dos alunos que possuem o estatuto de trabalhador-estudante e exercem a sua atividade profissional no setor social, cuja partilha será, igualmente, útil para os estudantes não trabalhadores (colaboração entre pares). 
Além disso, esta combinação de modalidades e ferramentas promove a capacidade de formular uma questão de investigação e hipóteses subjacentes para de seguida passar à etapa da pesquisa autónoma orientada para fontes científico-pedagógicas de relevo. Desta forma multifacetada os/as mestrandos/as serão envolvidos/as ativamente no processo da investigação aplicada, essencial ao desenvolvimento de competências para concretização de dissertação/projeto/estágio, aumentando a sua capacidade de compreensão das dinâmicas contextuais e organizacionais que marcam profundamente os modelos e os estilos de gestão nas OES.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Assembleia da República (2013). Lei de Bases da Economia Social. Diário da República, 1ª série - nº 88, de 8 de maio de 2013.
Azevedo, C., Franco, R. C., & Meneses, J. W. (2010). Gestão de organizações sem fins lucrativos: O desafio da inovação social. Porto: Imoedições - Edições Periódicas e Multimédia, Lda.
Meira, D. A. (2013). A relevância do cooperador na governação das cooperativas. Cooperativismo e economia social (35), 9-35.
Reis, F. L. (2019). Manual de gestão das organizações: Teoria e prática. Lisboa, Edições Sílabo.
Salazar, H. (2013). A impossibilidade de acumulação do cargo de presidente da direção de cooperativa com o exercício de funções por contrato de trabalho durante o mesmo período temporal. Cooperativismo e economia social (35), 375-384.
Santos, P. M. S. (2021). Gestão de Organizações Sociais: diagnóstico, planeamento, acompanhamento e avaliação. ISBN 9789899015708.