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Metodologias de Investigação

Código: MESIC5010    Sigla: MI

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 16 Despacho n.º 8302/2023 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,67
Orientação Tutorial: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,67
Francisco Paulo Vieira da Silva   1,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,33
Francisco Paulo Vieira da Silva   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Francisco Paulo Vieira da Silva Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1 Perspetivar as várias modalidades de dissertação final em função da sua natureza, do tipo de intervenção, dos fins da formação, etc.
2 Reconhecer potencialidades e limites dos paradigmas de investigação implicados na construção de conhecimento científico em Ciências Sociais.
3 Problematizar/diagnosticar situações sociais concretas: categorizar e formular objetivos, questões e hipóteses de pesquisa.
4 Desenvolver capacidades técnicas de organização de um processo de pesquisa, mobilizando quadros metodológicos adequados a cada contexto de educação social e intervenção comunitária.
5 Escolher, construir e aplicar instrumentos de recolha e de análise de dados, em função dos objetivos da pesquisa, articulando-os com as restantes etapas do procedimento.
6 Comunicar rigorosamente os resultados científicos a fim de apresentar de forma clara e organizada um projeto de pesquisa em educação social e intervenção comunitária, discernindo sobre as respetivas implicações e limitações metodológicas.

Conteúdos programáticos

1. Estágio Curricular, Projeto de Intervenção ou Tese?
2. Estratégias e orientações de pesquisa
2.1. Revisão da literatura: descrição, avaliação, comparação das teorias e organização de fontes bibliográficas
2.2. Desenho da pesquisa: abordagem de resolução de problemas, questões e hipóteses de pesquisa
2.3. Processo de pesquisa: identificação dos recursos; organização do processo; monitorização e controlo do progresso
3. Metodologia de pesquisa
3.1. Observação participante, estudo de caso, investigação-ação, investigação narrativa, investigação histórica, grounded theory; grupo focal
3.2. Métodos probabilísticos e não probabilísticos de amostragem
3.3. Recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos: categorias, critérios, triangulação e interpretação de resultados
3.4. Construção e validação de instrumentos de pesquisa
4. Comunicação
4.1. O processo de comunicação científica
4.2. Citações e referências finais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A identificação das modalidades de conclusão de mestrado (O1) concretiza-se sobretudo no ponto 1 dos conteúdos programáticos, com aprofundamento em pontos subsequentes. Os objetivos 2 e 3, concretizam-se sequencialmente no ponto 2, visto que a organização do processo de pesquisa, incluindo a identificação das questões de investigação e formulação de hipóteses, decorrem do reconhecimento das potencialidades e limitações dos paradigmas de pesquisa científica (O2), assim como do diagnóstico e problematização de situações sociais concretas (O3). No ponto 3, abordam-se diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados que configuram quadros metodológicos de pesquisa adequados a contextos de educação social e intervenção comunitária, permitindo uma escolha criteriosa daqueles mais ajustados a cada contexto (objetivos 4 e 5). No ponto 4, pretende-se dotar os mestrandos de competências de comunicação científica, apresentando formulações e soluções suportadas por métodos científicos (O6). 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino-aprendizagem prevê:
Presenciais: 12h de atividades teórico-práticas, centradas na exploração e análise dos conteúdos programáticos teóricos e exercícios de aplicação de aprendizagens; e 3h de apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
A distância: 5h de atividades teórico-práticas síncronas (discussão em pequenos e grande grupo de temas relevantes; atividades participativas com ferramentas digitais); 10 h de atividades formativas assíncronas (pesquisa temática e resolução de fichas formativas, análise de recursos bibliográficos e/ou audiovisuais, participação em fóruns de discussão ou outras ferramentas digitais).
As horas OT (5h) estão incluídas nas sessões presenciais e a distância, tendo como objetivo um apoio mais direcionado à realização do estudo empírico.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC concretiza-se em aulas teóricas e práticas, compreendendo uma componente mais expositiva e outra de aplicação prática de conhecimentos adquiridos. Tendo a unidade curricular como objetivo central o desenvolvimento de competências sobre as metodologias de pesquisa, e em particular as que melhor se ajustam à educação social e intervenção comunitária, privilegiam-se metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas e estudos de caso; não descurando o aprofundamento dos principais paradigmas de investigação implicados na construção de conhecimento científico, assim como dos métodos formais de recolha de dados.
Como a generalidade dos objetivos implica um forte investimento dos estudantes, é a partir deles que se estrutura o desenho heurístico da UC. Desta forma, os momentos mais expositivos desenvolvidos pelo docente procuram mobilizar ao máximo a participação dos estudantes, desejavelmente em grupo, visando desenvolver as suas competências de oralidade e debate científico. Faz ainda parte da metodologia de ensino, a promoção e valorização das competências indispensáveis para a realização de trabalho em grupo, materializando-se em formas de participação síncrona (presencial e a distância) e assíncrona, com o objetivo de promover o debate aberto e a aprendizagem coletiva em matérias que exigem reflexão conjunta.
O trabalho autónomo (105h) nesta unidade curricular implica tarefas relacionadas com a planificação do estudo empírico (15h); a elaboração de instrumentos a mobilizar no desenvolvimento do estudo (25h); o tratamento e análise da informação recolhida (30h); a preparação de apresentações orais (10h); a preparação e redação do trabalho final (25h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amado, J. (2017) Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Univ Coimbra, 3.ª ed
Ander-Egg, E., & Aguilar, I. M. J. (2007) Como elaborar um projeto. Guia para desenhar projectos sociais e culturais. CPIHTS.
Azevedo, M. (2014) Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares: Sugestões para a sua elaboração. Fac de Ciências da Univ de Lisboa, Dep. de Educ
Bogdan, R., & Biklen, S. (2016) Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Ed
Ghiglione, R., & Matalon, B. (2007) O inquérito - teoria e prática. Celta Ed
Guerra, I. C. (2006) Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentido e formas de uso. Principia Ed.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (2002) Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva
Torres, L. L. & Palhares, J. A. (2014) Metodologia de Investigação em Ciências Sociais da Educação, Húmus