Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Com esta UC pretende-se, em primeiro lugar, clarificar o conceito de Economia Social e fundamentá-lo à luz das ciências sociais. Procura-se dar conta do grau de desenvolvimento, potencialidades, dificuldades e principais desafios com que este setor da economia se depara, quer em Portugal quer além-fronteiras.
Pretende-se igualmente sensibilizar os alunos para a necessidade de se efetuar uma análise sociológica dos factos e comportamentos económicos e focar as principais vantagens competitivas do setor, nomeadamente ser fomentador da confiança, de capital social e da constituição de redes, todos atributos essenciais para o desenvolvimento económico sustentado.
Conteúdos programáticos
1. A Economia Social: conceito, componentes fundamentais e distinção face a outras designações (Economia Solidária, Terceiro Setor, Setor não lucrativo, etc.).
2. Evolução histórica das iniciativas de Economia Social
3. Fundamentação teórica dos princípios da Economia Social.
4. A evolução e o papel da Economia Social em Portugal, na Europa e no Mundo.
5. Os principais desafios que se colocam à Economia Social.
6. As principais vantagens competitivas da Economia Social.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os tópicos do programa desta unidade curricular permitem aos alunos compreender a especificidade do setor da economia social, em termos dos seus princípios fundamentais, história, desenvolvimento, desafios e vantagens competitivas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas serão baseadas em exposições orais e debates com recurso a instrumentos audiovisuais, onde se procurará fomentar a discussão e a participação dos alunos.
A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de um teste escrito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As exposições por parte do docente, complementadas pela leitura dos textos, permitem aos alunos apreender os fundamentos teóricos da unidade curricular. As discussões e debates em torno dos temas do programa permitem ilustrar e consolidar essas aprendizagens, que depois são demonstradas no teste escrito.
2. Borzaga, Carlo, Defourny, Jacques (2004), The Emergence of Social Enterprise, London, Routledge.
3. Comité Económico e Social Europeu (2007), A Economia Social na União Europeia, Bruxelas, União Europeia.
4. Jeantet, Thierry (2002), A Economia Social Europeia, Lisboa, Poseidon.
5. Jeantet, Thierry e Poulnot, Jean-Philippe (2007), The Social Economy ¿ a global alternative, Paris: Éditions Charles Léopold Mayer.
6. Mair, Johanna and Noboa, Ernesto (2003), The emergence of social enterprises and their place in the new organizational landscape, Working Paper no.523, Barcelona: IESE Business School
7. Nunes, Francisco, Reto, Luís, Carneiro, Miguel (2001), O Terceiro Sector em Portugal: Delimitação, caracterização e potencialidades, Lisboa: Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo.
8. Sue, Roger (2004), Renovar a Ligação Social, Porto, Campo das Letras.