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Ética e Responsabilidade Social das Organizações de Economia Social

Código: MGOES003    Sigla: ERSOES
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 9 Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-12ED

Teórico-Práticas: 22,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,33
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular pretende desenvolver o conhecimento dos alunos sobre Ética e Responsabilidade Social nas Organizações em geral e nas de Economia Social em particular, e refletir de uma forma crítica sobre a responsabilidade social como uma prática de gestão em evolução. 

Conteúdos programáticos

1. Responsabilidade social das organizações (RSO)
1.1 A evolução da RSO
1.2 Modelos de RSO: Da pirâmide da RSE ao valor partilhado
1.3 Princípios ESG
1.4 Envolver os stakeholders na RSO
1.5 Impacto da RSO: Criar, medir e comunicar o impacto
1.6 Frameworks, normas, certificações e índices de RSO
1.7 Relatórios de RSO

2. Ética empresarial
2.1. Algumas noções gerais sobre ética
2.2. Teorias éticas
2.3. Códigos de ética
2.3.1. Tipos, motivações e conteúdos
2.3.2. Funções, limitações e princípios fundamentais de elaboração de um código
2.4. Dilemas éticos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os dois tópicos dos conteúdos programáticos estão delineados de modo a permitir aos alunos concluírem a unidade curricular com capacidade de ação na área da ética e da responsabilidade social. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

METODOLOGIA DE ENSINO:
Dada a natureza teórico-prática da unidade curricular, privilegiar-se-á uma metodologia baseada na problematização e reflexão conjuntas sobre as temáticas em análise, procurando suscitar a participação ativa e interessada dos alunos.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação desta unidade curricular é constituído por um trabalho escrito, a realizar individualmente ou em equipas de 2 alunos, sob a forma de artigo científico ou de resenha crítica a artigos científicos selecionados.
O trabalho deve ser apresentado na sala de aula. Na apreciação dos trabalhos considerar-se-á:
(i) Conteúdo do trabalho (qualidade, diversidade, objetivos, desenvolvimento, conclusões, referências) - 45%
(ii) Apresentação oral - 45%

(iii) Quizzes realizados na sala de aula - 10%. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através de exemplos e da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Carroll, A., Brown, J. & Buchholtz, A. (2018). Business and Society: Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management (10th Ed.), Cengage Learning.
- Comissão Europeia. (2011). Responsabilidade social das empresas: uma nova estratégia da UE para o período de 2011-2014. , COM(2011) 681 final, Bruxelas. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52011DC0681&from=PT
- GRACE (2014). Guia de Responsabilidade Social nas PME. Acedido em http://www.grace.pt/conteudos/00/04/00/00/GUIA-RS-NAS-PME_SITE_9985.pdf
- Haski-Leventhal, D. (2022). Strategic Corporate Social Responsibility: A Holistic Approach to Responsible and Sustainable Business (2nd Ed.). Sage.- Ferrell, O., Fraedrich, J., Ferrel, L. (2019). Business Ethics: Ethical Decision Making and Cases (12th ed.). Cengage Learning.
- Rego, A., Cunha, M. P., Costa, N., Gonçalves, H., & Cardoso, C. C. (2006). Gestão ética e socialmente responsável. Lisboa: RH Editora.