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Liderança e Gestão de Pessoas

Código: MGOES019    Sigla: LGP
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 9 Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-12ED

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,66

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,66
Neuza Manuel Pereira Ribeiro - ESGTS   1,33
Nuno Francisco Mendes Santos Jorge   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Neuza Manuel Pereira Ribeiro - ESGTS Responsável
Susana Cristina Henriques Leal - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) visa abordar: (a) os perfis e processos de liderança existentes nas organizações e (b) as técnicas de gestão de pessoas no seio das organizações.
Ao longo da apresentação das matérias da UC, pretende-se que os alunos adquiram novos e úteis conhecimentos, capacidades e competências, nomeadamente para:

1. Apresentar as várias perspetivas sobre as competências no domínio da gestão e liderança, bem como perceber as diferentes abordagens de liderança e a sua aplicação a contextos diferenciados (exemplo: organizações de economia social);
2. Compreender o papel da gestão de pessoas no seio das organizações, definir políticas e práticas de gestão de pessoas, particularmente, em contexto de organizações sem fins lucrativos.

Conteúdos programáticos

1. MÓDULO 1: LIDERANÇA 

1.1. A gestão, a liderança e a gestão de pessoas.
1.2. Atitudes positivas das pessoas no trabalho: empenhamento e satisfação.
1.3. A motivação: teoria e prática.
1.4. Modelos de abordagem e estilos de liderança.
2. MÓDULO 2: GESTÃO DE PESSOAS
2.1. Gestão de pessoas, felicidade e desempenho
2.2. Políticas e práticas de gestão de pessoas
2.3. Desafios atuais da gestão de pessoas
2.3. A mobilização das pessoas para o voluntariado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

I - O módulo de liderança apresenta e desenvolve as diferenças entre a gestão e a liderança, os diferentes estilos de liderança e situações de aplicação mais adequadas, bem como abordagens recentes neste domínio (exemplo, a e-liderança). Os exemplos de aplicação considerarão a realidade específica das organizações de economia social.
II - No módulo de Gestão de Pessoas, procura-se (em primeiro lugar) que os estudantes compreendam a importância estratégica da função recursos humanos em organizações sem fins lucrativos. Depois, pretende-se que adquiram conhecimento sobre as técnicas próprias à função, que permitem a concretização dos objetivos organizacionais considerando sempre os recursos humanos como um ativo vital ao sucesso da missão organizacional.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

METODOLOGIA DE ENSINO: A metodologia adotada implica tanto os métodos expositivo e interrogativo, como o estudo de casos. Os estudantes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de atividades práticas, incluindo a simulação de situações, análise e discussão de casos. A partilha de experiências profissionais relevantes será encorajada ao longo destas atividades.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A avaliação contínua será realizada através de um teste escrito (módulo 1 - Liderança) e de um trabalho/relatório escrito individual com apresentação oral (módulo 2 ¿ Gestão de Pessoas). Cada um destes elementos valerá 50% da nota final.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Ancorando a aquisição de competências nas três dimensões do saber (saber saber, saber fazer e saber ser), considera-se importante que a metodologia de aprendizagem se adense na utilização plural de várias ferramentas de apropriação e de realização que permitam aos estudantes o enriquecimento pela aprendizagem vicariante, a reflexão pela análise e pelo debate, e a transferência de conhecimentos pela simulação.

Desta forma, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- compreender e aplicar diversos estilos de liderança;
- compreender a gestão de recursos humanos enquanto disciplina das ciências empresariais;
- caracterizar e utilizar as políticas e técnicas de gestão de pessoas
- compreender a importância do fator humano para o sucesso da missão das organizações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice (13th ed), Kogan Page.
Cunha, M.; Rego, A.; Cunha, R. C.; Cardoso, C. C.; Neves, P. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8.ª ed). RH editora.
Gonçalves, S. P., Palma, P. J. & Lopes, M.P. (2021). Encruzilhadas e Desafios da GRH. Lisboa: Edições Sílabo.
Noé, R., Hollenbeck, J., Gerhart, B., & Wright, P. (2021). Human Resource Management. 12ª ed., McGraw Hill.
Northouse, P. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th ed). Sage Publications.
Pina e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita; Cabral-Cardoso, Carlos; Alves Marques, Carlos; e Gomes, Jorge F. S. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2ª Ed). Edições Sílabo.
Pynes, Joan E. (2009). Human Resources Management for Public and Non-profit Organizations: a Strategic Approach (3rd Ed). John Wiley & Sons
Torrington, D., Hall, L., & Taylor, S. (2021). Human Resource Management. 11ª ed., Prentice Hall.