Código: | MGOES023 | Sigla: | GEOES | |
Área Científica: | Administração Empresarial e Pública |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MGOES | 9 | Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Desenvolver o conhecimento técnico e científico sobre estratégia nas organizações de economia social (LO1) e promover a consciencialização da importância da estratégia e da competitividade na vida destas organizações (LO2).
Desenvolver as capacidades de investigação, de síntese (LO3), de trabalho em equipa (LO4), de apresentação escrita e oral (LO5) e também reforçar a aptidão de argumentar (LO6).
1 Estratégia. Conceitos.
2 Analise Externa
3 Análise Interna
4 Ligação envolvente/organização
5 Formulação estratégica para a criação de valor nas OES
6 Implementação e controlo
7 Direção Estratégica nas OES
As sessões programadas revestem um caráter de exposição temática visando a apreensão dos conhecimentos técnicos e científicos atualmente disponíveis no domínio em estudo (visando concretizar LO1 e LO2), disponibilizando-se aos alunos, para cada uma das sessões, um guião designado por Página de Bordo, com índice do tema a abordar e bibliografia de suporte.
Será igualmente disponibilizada bibliografia de suporte para desenvolvimento de trabalho extra-aula para posteriormente ser apresentado em aula (visando dar resposta a LO3 a LO6).
O método geral adotado para a aquisição e desenvolvimento de conhecimento é, predominantemente, baseado no modelo «ensino/aplicação».
Assim, as sessões letivas da unidade curricular compreendem:
a) Sessões expositivas, pela docente;
b) Sessões de trabalho em equipa (resolução de um conjunto de questões propostas sobre casos selecionados).
O Regime de Avaliação Contínua é baseado no desempenho dos mestrandos em diversas provas, individuais e em grupo, com as seguintes ponderações para a classificação final:
A perceção da relevância dos conhecimentos na vida das organizações de economia social, a aptidão para resolver problemas de natureza estratégica e a valorização da redação de textos é promovida pela discussão e resposta escrita a um conjunto de questões propostas casos selecionados.
A exposição dos temas associado à resolução de casos pressupõe dar resposta aos LO1 e LO2, assim como o trabalho em equipa favorecido pela realização dos estudos de caso mencionados e pela produção da recensão temática aos objetivos LO3 a LO6.
Base:
MENESES, J. (2016). Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado. Universidade Católica Editora.
Complementar:
BRYSON, J. (2011). Strategic Planning for Public and Non Profit Organizations. 4th Edition. Jossey-Bass
FREIRE, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D. and REGNÉR, P. (2016). Exploring Strategy. text & cases, 10th Ed., Pearson.
KAPLAN, R and NORTON, D. (2009). Prémio de Execução, Concretize a estratégia do seu negócio com eficácia e reforce a sua vantagem competitiva. Coleção Harvard. Actual.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.