• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MGOES023
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão Estratégica nas Organizações de Economia Social

Código: MGOES023    Sigla: GEOES
Área Científica: Administração Empresarial e Pública

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGOES 9 Despacho n.º 9527/2017, de 27 de outubro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MGOES-1-12ED

Teórico-Práticas: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Ruben Joaquim Pinto Loureiro - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ruben Joaquim Pinto Loureiro - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Desenvolver o conhecimento técnico e científico sobre estratégia nas organizações de economia social (LO1) e promover a consciencialização da importância da estratégia e da competitividade na vida destas organizações (LO2).
Desenvolver as capacidades de investigação, de síntese (LO3), de trabalho em equipa (LO4), de apresentação escrita e oral (LO5) e também reforçar a aptidão de argumentar (LO6).

Conteúdos programáticos

1 Estratégia. Conceitos.

2 Analise Externa

3 Análise Interna

4 Ligação envolvente/organização

5 Formulação estratégica para a criação de valor nas OES

6 Implementação e controlo

7 Direção Estratégica nas OES

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As sessões programadas revestem um caráter de exposição temática visando a apreensão dos conhecimentos técnicos e científicos atualmente disponíveis no domínio em estudo (visando concretizar LO1 e LO2), disponibilizando-se aos alunos, para cada uma das sessões, um guião designado por Página de Bordo, com índice do tema a abordar e bibliografia de suporte.
Será igualmente disponibilizada bibliografia de suporte para desenvolvimento de trabalho extra-aula para posteriormente ser apresentado em aula (visando dar resposta a LO3 a LO6).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


O método geral adotado para a aquisição e desenvolvimento de conhecimento é, predominantemente, baseado no modelo «ensino/aplicação».
Assim, as sessões letivas da unidade curricular compreendem:
a) Sessões expositivas, pela docente;
b) Sessões de trabalho em equipa (resolução de um conjunto de questões propostas sobre casos selecionados).

O Regime de Avaliação Contínua é baseado no desempenho dos mestrandos em diversas provas, individuais e em grupo, com as seguintes ponderações para a classificação final:

Casos Práticos em Aula e Quizzes: 40%
Trabalho de Pesquisa/Artigo: 60%


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A perceção da relevância dos conhecimentos na vida das organizações de economia social, a aptidão para resolver problemas de natureza estratégica e a valorização da redação de textos é promovida pela discussão e resposta escrita a um conjunto de questões propostas casos selecionados.
A exposição dos temas associado à resolução de casos pressupõe dar resposta aos LO1 e LO2, assim como o trabalho em equipa favorecido pela realização dos estudos de caso mencionados e pela produção da recensão temática aos objetivos LO3 a LO6.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Base:
MENESES, J. (2016). Gestão de Organizações e Criação de Valor Partilhado. Universidade Católica Editora.
Complementar:
BRYSON, J. (2011). Strategic Planning for Public and Non Profit Organizations. 4th Edition. Jossey-Bass
FREIRE, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais. Bertrand Editora
JOHNSON, G.; WHITTINGTON, R.; SCHOLES, K.; ANGWIN, D. and REGNÉR, P. (2016). Exploring Strategy. text & cases, 10th Ed., Pearson.
KAPLAN, R and NORTON, D. (2009). Prémio de Execução, Concretize a estratégia do seu negócio com eficácia e reforce a sua vantagem competitiva. Coleção Harvard. Actual.
TEIXEIRA, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.