• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MRDE001
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ambientes Educativos Inovadores

Código: MRDE001    Sigla: AEI
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2366
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MRDE 18 Despacho n.º 6237/2018 6 36 162

Horas Efetivamente Lecionadas

RDE1

Teórico-Práticas: 17,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,80
Cristina Maria Junceiro Novo   0,60
Marisa Sofia Monteiro Correia   0,80
Nelson José Mestrinho Lopes   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marisa Sofia Monteiro Correia Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 1. Caracterizar os ambientes educativos inovadores (AEI); 2. Promover o desenvolvimento das competências para o Século XXI em AEI; 3. Caracterizar os modelos e as estratégias de ensino associados aos AEI; 4. Analisar criticamente diferentes modelos e práticas em AEI; 5. Construir, implementar e avaliar atividades de aprendizagem em AEI; 6. Refletir sobre o contributo dos AEI na inovação do ensino, na gestão curricular e nas práticas dos professores.

Conteúdos programáticos

1. Definição, princípios e características gerais dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI); 2. As competências para o Século XXI; 3. Modelos e metodologias de ensino inovadoras: Flipped learning; Problem-Based Learning (PBL); Project-based Learning (PjBL); Inquiry-Based Learning (IBL); Problem-Based Learning (PBL); Game-Based Learning (GBL); Gamification; Cenários de aprendizagem; Bring Your Own Device (BYOD), Co-teaching, Modelo de Ensino dos 7E; etc.; 4. Conceção, implementação e avaliação de situações de aprendizagem em AEI.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A nível internacional assiste-se ao crescimento de AEI propícios à integração das tecnologias digitais e novas metodologias de ensino e aprendizagem. Importa, por isso, que os estudantes conheçam diferentes AEI para caracterizarem a organização do espaço físico, os princípios e os recursos associados aos mesmos. A análise das competências para o séc. XXI visa capacitar os estudantes com os conhecimentos essenciais para a sua promoção. Partindo do estudo de diferentes modelos e práticas de ensino inovadores (CP3), os estudantes ficarão aptos a caracterizar e a analisar criticamente os modelos, as estratégias de ensino e os diferentes papéis do professor e do estudante associados aos AEI. A conceção e a discussão de propostas didáticas visa capacitar para a construção de atividades de aprendizagem inovadores e para a reflexão sobre o seu contributo na inovação do ensino, na gestão curricular e nas práticas dos professores e outros profissionais de educação.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Nas sessões presenciais e online os estudantes irão realizar: pesquisa de informação online para aprofundamento dos temas; análise e discussão crítica de documentos; análise e reflexão crítica de modelos e práticas em AEI; exploração de ferramentas digitais; construção colaborativa de propostas de inovação curricular. As horas a distância destinam-se: à análise e discussão de documentos e exemplos de práticas de AEI, envolvendo a participação em fóruns de discussão; a realização de trabalhos de grupo através de ferramentas colaborativas digitais. A avaliação contínua basear-se-á na: 1. participação e desempenho dos formandos nas tarefas propostas nas sessões (50%); 2. realização de um cenário de aprendizagem para AEI, elaborada em grupo (40%), e uma reflexão individual sobre o contributo dos AEI na inovação do ensino, na gestão curricular e práticas dos professores e outros profissionais de educação (10%). A avaliação por exame consistirá na realização de uma prova teórica.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os ambientes educativos inovadores implicam não só a transformação material das salas de aula em ambientes físicos propícios à inovação curricular, mas também a utilização de didáticas apropriadas para explorar o potencial desses espaços no processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia de ensino desta UC pressupõe a realização de atividades presenciais e assíncronas. As atividades de trabalho assíncrono são propostas nas sessões presenciais e devidamente descritas na plataforma LMS. Ao longo das sessões presenciais e online os estudantes terão a oportunidade, através da pesquisa, análise e discussão de textos, de aprofundar conhecimentos que os capacitarão para caracterizar os AEI (O1) e promover o desenvolvimento das competências para o Século XXI em AEI (O2). Para desenvolver nos estudantes a capacidade de caracterizar e analisar criticamente diferentes modelos e estratégias de ensino associados aos AEI (O3 e O4), serão envolvidos em diversas atividades práticas que implicam o contacto com modelos e metodologias de ensino inovadores, assim como atividades de pesquisa de informação de natureza científica, análise e discussão de documentos diversificados e de resultados de investigação. Ao proporcionar diversas oportunidades para planificarem, individual e colaborativamente, atividades/projetos em AEI, pretende-se desenvolver nos estudantes a capacidade de conceber, implementar e avaliar atividades e estratégias didáticas, com utilização de tecnologias digitais e outros recursos, conducentes a metodologias ativas de aprendizagem (O5). Os momentos de planificação, análise e discussão de práticas e de modelos servirão para que os estudantes reflitam sobre o contributo dos AEI na concretização das finalidades do ensino e as suas implicações no currículo, na inovação do ensino e nas práticas dos professores (O6). De referir, ainda, que o confronto com os resultados da investigação também promove a reflexão sobre o potencial dos AEI (O6). Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (126h) é distribuída da seguinte forma: construção de um cenário de aprendizagem  (20h); análise e reflexão crítica de documentos diversificados e modelos e práticas em AEI (16h); exploração de ferramentas digitais (20h); construção colaborativa de propostas de inovação curricular (50h); preparação dos trabalhos a realizar/apresentar nas sessões presenciais (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ananiadou, K, & Claro, M. (2009). 21st century skills and competences for new millennium learners in OECD countries. OECD. 

Barrett, P., Davies, F., Zhang, Y., & Barrett, L. (2015). The impact of classroom design on pupil¿s learning: Final results of a holistic multi-level analysis. Building and Environment, 89,118-133. 
European Schoolnet (2017). Future Classroom Lab. http://fcl.eun.org/pt_PT 
Greenberg. J., Putman, H., & Walsh, K. (2014). Training our future teachers: classroom management. National Council on Teacher Quality. 
Lewin, C. & McNicol, S. (2014). Creating the future classroom: evidence from the iTEC project. Manchester Metropolitan University.
OECD (2013). Innovative Learning Environments, Educational Research and Innovation. OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/9789264203488-en