Código: | MTA2152 | Sigla: | NA | |
Área Científica: | Ciências Químicas |
Área de Ensino: | Ciências Químicas e Físicas (CQF) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MTA | 9 | Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 44,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Actualização de conceitos a nível dos processos de utilização de nutrientes e sua relação com a saúde, assim como as suas fontes alimentares. Relacionar nutrição, alimentação e saúde. Avaliar e elaborar ementas de acordo com as recomendações.
1.Digestão, absorção e metabolização de nutrientes. 2. Necessidades nutricionais e
recomendações alimentares. 3. Componentes bioactivos dos alimentos e sua função no
tratamento e prevenção de doenças. 4. Rotulagem. 5. Avaliação e elaboração de ementas.
Faz-se uma revisão da composição dos alimentos e fontes alimentares. Pretende-se depois aprofundar os conhecimentos sobre digestão, absorção e metabolização dos nutrientes e compostos bioativos, assim como o efeito da matriz do alimento nestes aspetos. Pretende-se correlacionar alimentação e prevenção de doenças. Finalmente, pretende-se que os estudantes desenvolvam ferramentas para avaliação e implementação de ementas.
Sessões teórico-práticas onde são desenvolvidos os conceitos base da nutrição e discussão de novas áreas emergentes, com base em evidências científicas. Sessões tutoriais para aplicação dos conceitos e resolução de estudos caso. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, com sessões síncronas através de videoconfência (via Zoom ou Teams). Os diversos elementos de aprendizagem incluem sessões expositivas, vídeos, análise e discussão de artigos científicos. Os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: uma prova escrita individual (PEI) e um trabalho de grupo elaborado na aula (TG).
Nota de dispensa: 0.5 PEI + 0.5 TG >=10
Para dispensa de exame, nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 10 valores e é obrigatória a presença nas sessões de elaboração do trabalho de grupo.
O exame final consta de uma prova escrita, havendo dispensa parcial da parte da matéria avaliada em PEI ou TG caso a avaliação em algum destes elementos tenha sido >=10.
Nas sessões teórico-práticas pretende-se apresentar os conceitos base de nutrição para que os estudantes possam depois analisar artigos científicos que relacionam a nutrição e a saúde. As sessões tutoriais pretendem acompanhar os estudantes na resolução de estudos caso e elaboração de artigos científicos.
Berdanier, C. (2002), Handbook of Nutrition and Food. 1ª edição, CRC Press, USA.
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Rodrigues, D. B., Marques, M. C., Hacke, A., Loubet Filho, P. S., Cazarin, C., & Mariutti, L. (2022). Trust your gut: Bioavailability and bioaccessibility of dietary compounds. Current research in food science, 5, 228-233.
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