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Nutrição Aplicada

Código: MTA2152    Sigla: NA
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 9 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 5

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_1

Teórico-Práticas: 44,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   2,27
Paulo Fernando Fernandes Bispo - ESA   1,73

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Actualização de conceitos a nível dos processos de utilização de nutrientes e sua relação com a saúde, assim como as suas fontes alimentares. Relacionar nutrição, alimentação e saúde. Avaliar e elaborar ementas de acordo com as recomendações.

Conteúdos programáticos

1.Digestão, absorção e metabolização de nutrientes. 2. Necessidades nutricionais e
recomendações alimentares. 3. Componentes bioactivos dos alimentos e sua função no
tratamento e prevenção de doenças. 4. Rotulagem. 5. Avaliação e elaboração de ementas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Faz-se uma revisão da composição dos alimentos e fontes alimentares. Pretende-se depois aprofundar os conhecimentos sobre digestão, absorção e metabolização dos nutrientes e compostos bioativos, assim como o efeito da matriz do alimento nestes aspetos. Pretende-se correlacionar alimentação e prevenção de doenças. Finalmente, pretende-se que os estudantes desenvolvam ferramentas para avaliação e implementação de ementas.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teórico-práticas onde são desenvolvidos os conceitos base da nutrição e discussão de novas áreas emergentes, com base em evidências científicas. Sessões tutoriais para aplicação dos conceitos e resolução de estudos caso. O processo de ensino aprendizagem inclui EaD, com sessões síncronas através de videoconfência (via Zoom ou Teams). Os diversos elementos de aprendizagem incluem sessões expositivas, vídeos, análise e discussão de artigos científicos. Os estudantes estão admitidos a exame final.
Avaliação contínua: uma prova escrita individual (PEI) e um trabalho de grupo elaborado na aula (TG).
Nota de dispensa: 0.5 PEI + 0.5 TG >=10
Para dispensa de exame, nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 10 valores e é obrigatória a presença nas sessões de elaboração do trabalho de grupo.
O exame final consta de uma prova escrita, havendo dispensa parcial da parte da matéria avaliada em PEI ou TG caso a avaliação em algum destes elementos tenha sido >=10.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico-práticas pretende-se apresentar os conceitos base de nutrição para que os estudantes possam depois analisar artigos científicos que relacionam a nutrição e a saúde. As sessões tutoriais pretendem acompanhar os estudantes na resolução de estudos caso e elaboração de artigos científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berdanier, C. (2002), Handbook of Nutrition and Food. 1ª edição, CRC Press, USA.
Bessa V., Monteiro A., Rocha A. Proposta de critérios para avaliação qualitativa de ementas. Alimentação Humana, 2009 · 15(3), 73-79
European Food Safety Authority (EFSA). European dietary reference values for nutrient intakes. https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/dietary-reference-values
Nat. Acad. of Sciences. Inst. of Medicine. Food and Nut. Board. Dietary Ref. Intakes (https://www.nal.usda.gov/fnic/dietary-reference-intakes)
Rodrigues, D. B., Marques, M. C., Hacke, A., Loubet Filho, P. S., Cazarin, C., & Mariutti, L. (2022). Trust your gut: Bioavailability and bioaccessibility of dietary compounds. Current research in food science, 5, 228-233. 
Samtiya, M., Aluko, R. E., Dhewa, T., & Moreno-Rojas, J. M. (2021). Potential Health Benefits of Plant Food-Derived Bioactive Components: An Overview. Foods (Basel, Switzerland), 10(4), 839. 

Observações