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Otimização Fisiológica da Performance

Código: MTD3010    Sigla: OFP
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: MTD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTD 34 Despacho n.º 8813/2021 4 25 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MD-1-T1

Teórico-Práticas: 14,00
Ensino Prático e Laboratorial: 10,50
Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,67
Ensino Prático e Laboratorial: 0,67
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,67
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,67
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,67
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,33
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,33
Seminários Totais 1 0,33
Filipe Manuel Batista Clemente   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filipe Manuel Batista Clemente Responsável
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Resultados de aprendizagem da unidade curricular (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos alunos)
Conhecer os processos de maturação biológica e os mecanismos biológicos de adaptabilidade e treinabilidade dos jovens; Conhecer os mecanismos da fadiga, bem como os processos de avaliação fisiológica e as principais adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas, neuromusculares e neuro-hormonais ao exercício; Conhecer os fundamentos da geolocalização e quantificação de carga. Conheça os fundamentos do Passaporte Biológico.

Conteúdos programáticos

Bioenergética muscular - Noção de capacidade e potência de cada processo energético; Fatores treináveis e não treináveis que determinam a fadiga e o tempo de recuperação, em cada tipo de esforço, em crianças e adultos. Fisiologia cardiorrespiratória. Resposta endócrina e metabólica ao exercício. Termorregulação e Fisiologia dos líquidos orgânicos - balanço hidroeletrolítico e suas alterações na adaptação aguda ao esforço (frio, calor, humidade e altitude). Avaliação fisiológica do atleta. O treino da atleta feminina - regulação e alterações do ciclo menstrual e otimização do treino.  Técnicas para otimizar o desempenho antes e depois do treino e competição. Carga de treino no retorno após lesão. Técnica de recuperação pós-esforço. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos da UC foram definidos para o curso de forma a garantir a necessária coordenação transversal e continuidade lógica ao longo dos semestres do plano de estudos. Na coordenação entre unidades curriculares, procura-se realizar alguns encontros com UCs de maior afinidade. O programa da unidade curricular segue um modelo em que são apresentados os objetivos de aquisição de conhecimentos e competências, os conteúdos, o método de avaliação e a bibliografia. Este programa é distribuído e explicado aos Alunos na aula de apresentação. Podendo-se considerar o objectivo principal da Unidade Curricular a aprendizagem e o domínio da melhoria da performance dos atletas, os conteúdos programáticos apresentados contemplam este objectivo. Os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção na monitorização do treino e competição. Pretende-se que os objetivos de aprendizagem da unidade curricular  sejam explicados atempadamente e de forma explícita para facilitar o focus do aluno na aquisição de qualidades, competências e saberes que podem ser usadas de modo a permitir ao estudante evoluir profissionalmente e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O  programa respeita os Referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os objetivos da UC foram definidos de forma a garantir a necessária coordenação transversal e continuidade lógica ao longo do semestre. Os objetivos de aprendizagem são explicados atempadamente. São utilizadas metodologias expositivas, de resolução de problemas e de ensino à distância (EaD). Desde modo existe um alinhamento dos conteúdos mais expositivos e/ou utilização de softwares (ex. SPSS; Beast; Training peak), observações de técnicas, eventos, jogos, entre outros, recorrendo ao EaD. A avaliação consiste em 1 teste escrito, 1 trabalho individual em power point e 1 apresentação de trabalho individual de campo em power point. Classificação final = média aritmética dos 3 momentos de avaliação. O exame final consiste numa prova escrita individual e numa prova oral individual. Nota final = média aritmética das duas provas de avaliação. Os alunos em situação especial estão sujeitos ao disposto no artigo 19.º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino permitem capacitar o estudante nas vertentes teórica e prática e de iniciação à investigação em performance desportiva. As partes teórica e prática são desenvolvidas com a colocações de situações práticas de forma a fomentar a compreensão e consolidação dos conteúdos programáticos. A parte de investigação é adquirida no desenvolvimento dos trabalhos individuais ou de grupo. Embora a unidade curricular adote avaliação contínua sob a forma de testes há também a realização e apresentação de trabalhos de campo. Os diferentes componentes que compõem a avaliação consideram o programa adequado aos objetivos de aprendizagem. Destina-se a avaliar conhecimentos e habilidades devidamente identificados no programa. No que se refere às metodologias de ensino/aprendizagem, pretende-se transferir metodologias de ensino essencialmente unidireccionais para as chamadas metodologias bidireccionais, baseadas nomeadamente nas novas tecnologias de informação. Estas reforçam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, especialmente de uma perspetiva profissional, conforme exigido no contexto do Ensino Superior Politécnico. Estas metodologias incentivam o trabalho autónomo, propondo, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, visitas de estudo, palestras, trabalho de campo. 
A metodologia tem como objectivo permitir ao estudante uma participação activa no seu processo de aprendizagem e de crescimento pessoal, orientada para promover competência e capacidades específicas e horizontais.
O ensino é ministrado de modo a favorecer um papel ativo do estudante na criação do processo de aprendizagem, bem como em processos de avaliação que sejam consonantes com essa abordagem. Considera-se fundamental respeitar e atender à diversidade de estudantes e das suas necessidades, permitindo flexibilidade no percuso de aprendizagem. Para tal considera-se e usam-se diferentes métodos de ensino e aprendizagem, em conformidade com as necessidades dos estudantes e com os objetivos de aprendizagem.
 Procura-se ainda avaliar e ajustar regularmente os métodos de ensino e aprendizagem de forma a: a) assegurar um sentido de autonomia no estudante, garantindo, concomitantemente, orientação e apoio adequados por parte do professor; b) promover o respeito mútuo na relação aluno-professor; c) disponibilizar mecanismos para lidar com reclamações dos estudantes

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brito, J., Fernandes, R., Ramos, L., Ricardo, N., Francisco, R., Oliveira, R. (2018). Fisiologia do Exercício - Fichas de Prática Laboratorial. 2nd Ed. Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém.
Clemente, F.M. & Silva, R. (2022). Avaliar para Treinar. Um guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador. PrimeBooks. 1st ed. ISBN: 978-989-655-443-9. 
Clemente, F.M., Oliveira, R., Silva, R., Akyildiz, Z., Ceylan, H.I., González, J.R., Fernández, F., Araújo, R., Sarmento, H., Lima, R., Silva, B., Matos, S., Chen, Y. & Afonso J. (2022). Field-based Tests for Soccer Players: Methodological Concerns and Applications (SpringerBriefs in Applied Sciences and Technology) 1st ed. ISBN-13: 978-3031038945-2. 
Miguel, M., Oliveira, R., Loureiro, N., García-Rubio, J. & Ibáñez, S.J. (2021). Load Measures in Training/Match Monitoring in Soccer: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health, 8, 2721. https://doi.org/10.3390/ijerph18052721.