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Enfermagem à Pessoa em Situação de Urgência - Emergência II

Código: PGEPSUE02    Sigla: EPSUEII
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:
Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGEPSU 19 Despacho n.º 8701/2023, 28 de agosto 12 100 300

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºEPSUE

Ensino Teórico: 28,33
Teórico-Práticas: 35,83
Ensino Prático e Laboratorial: 12,50
Seminários: 4,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,33
Teórico-Práticas: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Seminários: 0,33

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,33
Isilda Maria Duarte Ferreira   1,53
Marco José Barbas Pinto   0,67
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,13
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Isilda Maria Duarte Ferreira   1,47
Marco José Barbas Pinto   1,33
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,20
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
Isilda Maria Duarte Ferreira   0,33
Marco José Barbas Pinto   0,67
Seminários Totais 1 0,33
Isilda Maria Duarte Ferreira   0,13
Marco José Barbas Pinto   0,13
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE   0,06

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isilda Maria Duarte Ferreira Responsável
Mário João Ribeiro da Silva - ESSAUDE Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

s seguros e analisar formas de prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde

Capacidade para Aprofundar conhecimentos que lhe permitam ser referência nos cuidados à pessoa a vivenciar situação crítica e/ou falência orgânica.
Desenvolve competências que permitam dar resposta a situações de exceção e catástrofe.
Capacidade para refletir fundamentadamente acerca dos cuidados seguros e analisar formas de prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde
Desenvolve capacidades para uma praxis clínica especializada, sustentada em sólidos e válidos padrões de conhecimento.
Desenvolve competências para utilizar o julgamento profissional, pensando de modo crítico e reflexivo ao cuidar da pessoa em situação de urgência e emergência, tanto de forma independente como integrado nas equipas de saúde.

Conteúdos programáticos

Conceptualização de Cuidados de Saúde e de Planos de Emergência em situações de Emergência, Exceção e Catástrofe.
Gestão de emergências, exceção e catástrofe.
Estabilização e evacuação de vítimas.
Princípios de triagem de catástrofe
Violência, Maus¿tratos e Negligência. Colheita, Preservação e Documentação de vestígios forenses. Aspetos Ético¿legais.
Epistemologia da prevenção e controlo. Organização Nacional e Institucional
Prevenção e controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde.
Plano Nacional de Prevenção e Controlo. Estratégias de proteção individual e coletiva.
Triagem e acondicionamento de resíduos, circuitos e Tratamento Política de desinfetantes, antissépticos e esterilização.
Segurança dos resíduos 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos desta unidade curricular são abrangentes do ponto de vista do conhecimento específico da área da enfermagem Médico-Cirúrgica - Pessoa em situação de urgência e emergência e capacitam para uma avaliação sistematizada da pessoa em situação de falência multiorgânica e/ou crítica, bem como para intervir em processos terapêuticos complexos ou para a tomada de decisão clínica cientificamente fundamentada. Englobando as diversas dimensões do cuidar da pessoa e família em urgência e emergência, estimula ainda os mestrandos a refletir sobre questões que envolvem o processo de viver e morrer, relacionados com momentos de conflitos éticos e bioéticos, liderança e supervisão de cuidados. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino partem da perspetiva da aprendizagem centrada no estudante pelo que são metodologias ativas em que o principal ator é o estudante. Para além das fontes primárias, princípios fundamentais do conhecimento científico, são explorados os mais recentes dados existentes, resultantes da investigação científica sobre os temas em análise, recorrendo-se a sessões teóricas expositivas, a discussão e análise dos resultados identificados, de situações da prática de cuidados, a visualização de situações e sua análise crítica, a prática simulada, e a treino de simulação com recurso a desenho de cenários e a técnica de briefing e debriefing.

 A perspetiva de análise dos temas e dos artigos científicos é explorada individualmente e em grupo ao longo do desenvolvimento da
 Unidade Curricular. Avaliação: Apresentação oral de trabalhos em seminário (40%) e Prática através da simulação dos cenários desenvolvidos pelos estudantes (60%). 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre as principais temáticas relacionadas com a prática profissional na área da enfermagem médico-cirúrgica-pessoa em situação de urgência e emergência, através da informação estruturada por parte do professor e da análise da informação mais atualizada sustentada na investigação produzida a nível nacional e internacional, visa não só a fundamentação do processo de tomada de decisão e intervenção mas também despertar ou continuar a despertar, os profissionais que pretendem uma atuação diferenciada numa profissão em constante atualização, para a importância do conhecimento diferenciado e sustentado e da importância deste no processo reflexivo e de tomada de decisão. A discussão de situações com apelo à experiência do estudante e a utilização da simulação pretende desenvolver capacidades de análise critica, de tomada de decisão e de intervenção de forma a maximizar a atuação e eficácia numa área onde a efetividade é determinante para a qualidade dos cuidados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arsénio, A. 2012. Fármacos na Urgência revisitados (5ª ed). Coimbra: Lidel.
Esquinas, A. (2011). Princípios de ventilação não invasiva do Hospital ao Domicílio. Lisboa: Gasin Médica
Foster, J. & Prevost, S. (2012). Advanced practice nursing of adults in acute care. Filadélfia: FA Davis Company.
Gonçalves A. (2017). Reanimar-Histórias de bioética em cuidados intensivos. Lisboa: Modo de Ler.
Oswald, W. & Guimarães, S. (2014) Terapêutica medicamentosa e suas Bases farmacológicas. (6ª ed) Porto: Porto editora
Ponce, P (2013). Manual de Urgências e Emergências. Coimbra: Lidel
Ponce, P. & Mendes, J. (2015). Manual de medicina intensiva. Coimbra: Lidel.
Ponce, P. & Mendes, J (2019). Manual de Urgência e Emergência. Lisboa: Lidel
Tobase, L & Tomazini, (2017). Urgência e Emergências em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan

Morton, P.G. & Fontaine, D. K. (2011). Cuidados críticos de enfermagem. Uma Abordagem Holística. Guanabara Koogan