Código: | PGEPSUE02 | Sigla: | EPSUEII | |
Área Científica: | Enfermagem |
Página Web: | |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PGEPSU | 19 | Despacho n.º 8701/2023, 28 de agosto | 1º | 12 | 100 | 300 |
Ensino Teórico: | 28,33 |
Teórico-Práticas: | 35,83 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 12,50 |
Seminários: | 4,17 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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s seguros e analisar formas de prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde
Capacidade para Aprofundar conhecimentos que lhe permitam ser referência nos cuidados à pessoa a vivenciar situação crítica e/ou falência orgânica.Conceptualização de Cuidados de Saúde e de Planos de Emergência em situações de Emergência, Exceção e Catástrofe.
Gestão de emergências, exceção e catástrofe.
Estabilização e evacuação de vítimas.
Princípios de triagem de catástrofe
Violência, Maus¿tratos e Negligência. Colheita, Preservação e Documentação de vestígios forenses. Aspetos Ético¿legais.
Epistemologia da prevenção e controlo. Organização Nacional e Institucional
Prevenção e controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde.
Plano Nacional de Prevenção e Controlo. Estratégias de proteção individual e coletiva.
Triagem e acondicionamento de resíduos, circuitos e Tratamento Política de desinfetantes, antissépticos e esterilização.
Segurança dos resíduos
Os conteúdos desta unidade curricular são abrangentes do ponto de vista do conhecimento específico da área da enfermagem Médico-Cirúrgica - Pessoa em situação de urgência e emergência e capacitam para uma avaliação sistematizada da pessoa em situação de falência multiorgânica e/ou crítica, bem como para intervir em processos terapêuticos complexos ou para a tomada de decisão clínica cientificamente fundamentada. Englobando as diversas dimensões do cuidar da pessoa e família em urgência e emergência, estimula ainda os mestrandos a refletir sobre questões que envolvem o processo de viver e morrer, relacionados com momentos de conflitos éticos e bioéticos, liderança e supervisão de cuidados.
As metodologias de ensino partem da perspetiva da aprendizagem centrada no estudante pelo que são metodologias ativas em que o principal ator é o estudante. Para além das fontes primárias, princípios fundamentais do conhecimento científico, são explorados os mais recentes dados existentes, resultantes da investigação científica sobre os temas em análise, recorrendo-se a sessões teóricas expositivas, a discussão e análise dos resultados identificados, de situações da prática de cuidados, a visualização de situações e sua análise crítica, a prática simulada, e a treino de simulação com recurso a desenho de cenários e a técnica de briefing e debriefing.
O aprofundamento de conhecimentos teóricos sobre as principais temáticas relacionadas com a prática profissional na área da enfermagem médico-cirúrgica-pessoa em situação de urgência e emergência, através da informação estruturada por parte do professor e da análise da informação mais atualizada sustentada na investigação produzida a nível nacional e internacional, visa não só a fundamentação do processo de tomada de decisão e intervenção mas também despertar ou continuar a despertar, os profissionais que pretendem uma atuação diferenciada numa profissão em constante atualização, para a importância do conhecimento diferenciado e sustentado e da importância deste no processo reflexivo e de tomada de decisão. A discussão de situações com apelo à experiência do estudante e a utilização da simulação pretende desenvolver capacidades de análise critica, de tomada de decisão e de intervenção de forma a maximizar a atuação e eficácia numa área onde a efetividade é determinante para a qualidade dos cuidados.
Arsénio, A. 2012. Fármacos na Urgência revisitados (5ª ed). Coimbra: Lidel.
Esquinas, A. (2011). Princípios de ventilação não invasiva do Hospital ao Domicílio. Lisboa: Gasin Médica
Foster, J. & Prevost, S. (2012). Advanced practice nursing of adults in acute care. Filadélfia: FA Davis Company.
Gonçalves A. (2017). Reanimar-Histórias de bioética em cuidados intensivos. Lisboa: Modo de Ler.
Oswald, W. & Guimarães, S. (2014) Terapêutica medicamentosa e suas Bases farmacológicas. (6ª ed) Porto: Porto editora
Ponce, P (2013). Manual de Urgências e Emergências. Coimbra: Lidel
Ponce, P. & Mendes, J. (2015). Manual de medicina intensiva. Coimbra: Lidel.
Ponce, P. & Mendes, J (2019). Manual de Urgência e Emergência. Lisboa: Lidel
Tobase, L & Tomazini, (2017). Urgência e Emergências em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
Morton, P.G. & Fontaine, D. K. (2011). Cuidados críticos de enfermagem. Uma Abordagem Holística. Guanabara Koogan