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Educação STEAM Outdoor

Código: PGEST002    Sigla: ESTOUT

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGEST 11 Despacho n.º 14080/2022 7 35 196

Horas Efetivamente Lecionadas

PGEST1

Teórico-Práticas: 20,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,30
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   1,00
Neusa Cristina Vicente Branco   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Conhecer a teoria e os princípios da Educação outdoor relacionando-os com a Educação STEAM; 
O2. Analisar e criar ambientes ao ar livre que enriqueçam e potenciem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte/humanidades e a matemática; 
O3. Elaborar, explorar e discutir tarefas que fomentem a educação STEAM outdoor; 
O4. Planear experiências de aprendizagem que visem a resolução de problemas reais em contexto outdoor em que as crianças e jovens usam o seu corpo e as suas mentes para encontrar soluções para os problemas que pretendam resolver; 
O5. Analisar e discutir resultados de investigação resultantes de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito da Educação STEAM outdoor.

Conteúdos programáticos

Módulo 1. Abordagem em Educação STEAM outdoor 
Módulo 2. Ambientes ao ar livre com potencial para a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte/humanidades e a matemática 
Módulo 3. Experiências de aprendizagem STEAM em contexto outdoor 
 - Construção de tarefas e planificação de experiências orientadas para o contexto de educação formal e não formal 
 - Análise de situações de ensino-aprendizagem em contexto STEAM outdoor 
Módulo 4. Projetos inovadores em Educação STEAM outdoor.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos relativos à abordagem em Educação STEAM outdoor do Módulo 1 visam promover o conhecimento da teoria e dos princípios da Educação outdoor relacionando-os com a Educação STEAM (O1), através da análise e interpretação de fontes diversas sobre as temáticas em estudo. O módulo 2 - Ambientes ao ar livre com potencial para a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte/humanidades e a matemática, irá permitir analisar e criar ambientes ao ar livre que enriqueçam e potenciem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte/humanidades e a matemática (O2). A exploração de práticas pedagógicas ao ar livre, tendo por base uma aprendizagem construtivista darão suporte à exploração deste módulo, bem como uma análise crítica e reflexiva de casos de estudo que devem contemplar uma abordagem STEAM outdoor. As Experiências de aprendizagem STEAM em contexto outdoor contemplam conteúdos que permitem a Construção de tarefas e a planificação de experiências orientadas para o contexto de educação formal e não formal, bem como a análise de situações de ensino-aprendizagem em contexto STEAM outdoor (Módulo 3). Como tal, serão trabalhados os seguintes objetivos de aprendizagem: analisar e discutir resultados de investigação resultantes de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito da Educação STEAM outdoor (O5) e elaborar, explorar e discutir tarefas que fomentem a educação STEAM outdoor (O3) com propostas de atividade que deverão realizar, vivenciar e refletir sobre a sua adequação e pertinência, envolvendo trabalho outdoor. No último módulo (4) ¿ projetos inovadores em educação STEAM outdoor, serão planeadas experiências de aprendizagem que visem a resolução de problemas reais em contexto outdoor com base no conhecimento construído até ao momento (O5).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

É promovido o trabalho individual e em grupo, a partilha de ideias e a discussão coletiva de textos sobre os conteúdos; a construção de recursos em educação STEAM outdoor. Nas sessões presenciais, os formandos realizam propostas de trabalho com uma abordagem em educação STEAM outdoor. As sessões online síncronas visam a apresentação da abordagem de educação STEAM outdoor e a reflexão. O trabalho assíncrono visa fomentar o trabalho autónomo. 
A avaliação contínua: 
1. realização de propostas de trabalho apresentadas e desenvolvidas nas sessões presenciais e online síncronas, individualmente e em grupos (40%); 
2. elaboração de um projeto de educação STEAM outdoor em grupo (30%), a apresentar e discutir em sessão presencial (10%); 
3. redação de uma reflexão individual sobre o projeto de educação STEAM outdoor (20%). 
A avaliação por exame: prova teórica individual. 
A aprovação na UC está condicionada à assiduidade/participação dos estudantes a pelos menos 75% das sessões/tarefas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As sessões online síncronas durante as quais são exploradas as características da abordagem de educação STEAM outdoor e são dados a conhecer projetos inovadores desta natureza, através do trabalho individual e em grupo que é promovido, bem como a reflexão proporcionada pela partilha de ideias e discussão coletiva de texto sobre os conteúdos, permitem: a) conhecer a teoria e os princípios da Educação outdoor relacionando-os com a Educação STEAM (O1); b) Analisar e criar ambientes ao ar livre que enriqueçam e potenciem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte/humanidades e a matemática (O2); e c) Analisar e discutir resultados de investigação resultantes de projetos inovadores desenvolvidos no âmbito da Educação STEAM outdoor (O5). Toda esta abordagem é reforçada pelo trabalho assíncrono a realizar, que visa fomentar o trabalho autónomo, o aprofundamento de conhecimentos e a mobilização das aprendizagens realizadas durante as sessões síncronas e presenciais. O desenvolvimento deste trabalho autónomo visa ainda a construção de recursos pelos formandos em educação STEAM outdoor. Desta forma, estas situações de ensino-aprendizagem contribuem para promover os seguintes objetivos de aprendizagem: elaborar, explorar e discutir tarefas que fomentem a educação STEAM outdoor (O3) e planear experiências de aprendizagem que visem a resolução de problemas reais em contexto outdoor em que as crianças e jovens usam o seu corpo e as suas mentes para encontrar soluções para os problemas que pretendam resolver (O4). Estes mesmos objetivos são também trabalhados através das sessões presenciais, através da realização de propostas de trabalho com uma abordagem em educação STEAM outdoor, nomeadamente envolvendo saída de campo, e a apresentação do projeto de cada grupo na turma. Para que os grupos possam apresentar e discutir presencialmente os seus projetos de educação STEAM outdoor precisam de planear experiências de aprendizagem que visem a resolução de problemas reais em contexto outdoor em que as crianças e jovens usam o seu corpo e as suas mentes para encontrar soluções para os problemas que pretendam resolver (O4). A redação de uma reflexão individual sobre o projeto de educação STEAM outdoor permite uma análise mais profunda sobre a pertinência de implementar projetos inovadores desenvolvidos no âmbito da Educação STEAM outdoor em educação. Nesta unidade curricular, a carga média de trabalho autónomo (161h) é distribuída da seguinte forma: pesquisa e análise de bibliografia da especialidade (30h); realização de trabalhos de grupo de acordo com guiões de trabalho e tarefas solicitadas durante as sessões (48h); planeamento, conceção e avaliação de um projeto de educação STEAM outdoor (60h); preparação de apresentação oral do projeto e sua discussão (15h) e redação de uma reflexão individual sobre o projeto (8h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Campbell, C., & Speldewinde, C. (2022). Early Childhood STEM Education for Sustainable Development. Sustainability, 14, 3524. https://doi.org/10.3390/su14063524 
Haas, B., Kreis, Y., & Lavicza, Z. (2021). Integrated STEAM Approach in Outdoor Trails with Elementary School Pre-service Teachers. Educational Technology & Society, 24(4), 205-219. https://www.jstor.org/stable/48629256 
Kim, S. (2021). Design Principles for Learning Environment based on STEAM Education. International Journal of Advanced Culture Technology, 9(3), 55-61. https://www.koreascience.or.kr/article/JAKO202128837849067.pdf 
Ludwig, M., Jablonski, S., Caldeira, A., & Moura, A. (Eds.) (2020). Research on Outdoor STEM Education in the digiTal Age. Proceedings of the ROSETA Online Conferences. 
Malecha, E. (2020). The Role of Environmental Education in Steam Education. School of Education Student Capstone Projects. 463. https://digitalcommons.hamline.edu/hse_cp/463