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Atividades e Projetos em Educação STEAM

Código: PGEST004    Sigla: APESTEAM

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PGEST 11 Despacho n.º 14080/2022 8 40 224

Horas Efetivamente Lecionadas

PGEST1

Teórico-Práticas: 22,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,70

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,70
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   1,10
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito   0,50
Nelson José Mestrinho Lopes   1,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM.

O2. Caracterizar a metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM. 
O3. Integrar os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) na abordagem STEAM. 
O4. Análise de atividades e projetos em Educação STEAM; 
O5. Planificar, implementar e avaliar atividades e projetos em educação STEAM.

Conteúdos programáticos

Módulo 1. 

Enquadramento do curso e dos conteúdos a abordar.
Modelos e abordagens ativas para a educação STEAM.
Princípios e práticas orientadoras da educação STEAM. 
Modelo do ensino dos 7E - Abordagens de ensino ativas: Inquiry-Based Learning, Problem-Based Learning e Engineering-Design Process. 

Módulo 2. 
Características da metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM. 
Significado do trabalho de projeto.
Fases do trabalho de projeto.
Avaliação do trabalho de projeto. 

Módulo 3. 
Os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) e a abordagem STEAM.
Princípios dos Ambientes Educativos Inovadores. 
Relações entre os princípios dos AEI e a abordagem STEAM.

Módulo 4. 
Atividades e projetos em educação STEAM.
Exploração de atividades e projetos STEAM em diferentes contextos educativos. 
Planificação, implementação e avaliação de atividades e projetos em educação STEAM.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Serão proporcionados momentos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que estimulem a pesquisa e reflexão sobre os conteúdos. Nas sessões presenciais e online os formandos irão realizar: pesquisa de informação para aprofundamento dos temas; análise e discussão crítica de documentos; análise e reflexão crítica de práticas em educação STEAM; exploração de exemplos de práticas; construção colaborativa de propostas de inovação curricular; apresentação e reflexão acerca de projetos inovadores em educação STEAM. As horas a distância destinam-se ao enquadramento conceptual das temáticas em estudo, à análise e discussão de documentos e exploração de exemplos de projetos inovadores, envolvendo a participação em fóruns de discussão; e a realização de trabalhos de grupo através de ferramentas colaborativas digitais. As horas presenciais serão, principalmente, usadas para a concretização, com os formandos, de exemplos de atividades ou projetos STEAM em ambientes educativos inovadores.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A avaliação contínua basear-se-á na: 


1. participação e desempenho dos formandos nas tarefas propostas nas sessões (40%); 
2. construção colaborativa de uma atividade ou projeto STEAM (50%); 
3. uma reflexão individual sobre o contributo das atividades e projetos em educação STEAM na inovação do ensino, na gestão curricular e práticas dos professores (10%) A avaliação por exame consistirá na realização de uma prova teórica

A aprovacão na UC está condicionada à assiduidade/participação dos estudantes a pelos menos 75% das sessões/tarefas.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A criação de atividades e projetos STEAM implica o uso de metodologias com um forte caráter prático, em atividades presenciais e assíncronas. As atividades de trabalho assíncrono são propostas nas sessões online e devidamente descritas na plataforma LMS. Ao longo das sessões online, os estudantes terão a oportunidade, através da pesquisa, análise e discussão de fontes e documentos diversificados, de aprofundar conhecimentos que os capacitarão para caracterizar modelos e abordagens ativas para a educação STEAM (O1), caracterizar a metodologia de trabalho de projeto em educação STEAM (O2) e integrar os princípios dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) na abordagem STEAM (O3). Em sessões online os estudantes irão explorar e discutir práticas de Educação STEAM e, em sessões presenciais, terão oportunidade de vivenciar atividades e projetos em educação STEAM (O4), implementados em ambientes educativos inovadores através de abordagens de co-teaching interdisciplinar. Serão proporcionadas oportunidades aos estudantes para planificarem e criarem atividades/projetos STEAM (O5), com feedback regular. Esses momentos de planificação, análise e discussão de atividades/ projetos STEAM visam que os estudantes reflitam sobre o contributo da abordagem STEAM para a concretização das orientações curriculares, a inovação do ensino e a mobilização de abordagens educativas ativas, com foco na sua própria prática. Nesta unidade curricular a carga de trabalho autónomo (184h) é distribuída da seguinte forma: análise, reflexão crítica de documentos diversificados e modelos e práticas associadas à abordagem STEAM e realização de tarefas associadas aos objetivos de aprendizagem O1, O2, O3 e O4 (44h); construção colaborativa de atividades e projetos STEAM (O5; 100h); preparação dos trabalhos a realizar/apresentar nas sessões presenciais (O5; 40h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguilera, D., & Ortiz-Revilla, J. (2021). STEM vs. STEAM Education and Student Creativity: A Systematic Literature Review. Education Sciences, 11, 331. https://doi.org/10.3390/educsci11070331 


Hsu, Y.-S., Fang, S.-C. (2019). Opportunities and Challenges of STEM Education. In Y.-S. Hsu & , S.-C. Fang (Eds.), Asia-Pacific STEM Teaching Practices (pp. 1-16). Springer International Publishing. 

Quigley, C. F., Herro, D., & Jamil, F. M. (2017). Developing a conceptual model of STEAM teaching practices. School Science and Mathematics, 117(1-2), 1-12. https://doi.org/10.1111/ssm.12201 

Vasquez, J. A., Sneider, C., &Comer, M. (2013). STEM Lesson Essentials. Grades 3-8. Integrating Science, Technology, Engineering, and Mathematics. Heinemann. 

Manny, E., & Guimarães, S. (2006). Como abordar ... A metodologia de trabalho de projeto. Areal Editores.