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Psicologia do Desenvolvimento

Código: TAC05    Sigla: PD
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1- Conhecer as dimensões bio-psico-sociais presentes no desenvolvimento humano, perspectivando-o como processo aberto, complexo , dinâmico e integrado, identificando alguns dos factores internos e externos que o influenciam e as matrizes e contextos socioeducativos favoráveis aos processos de crescimento; 

 2- Conhecer as etapas do desenvolvimento infanto-Juvenil nas suas dimensões cognitivas, afectivas e sociais; 
 3- Demonstrar uma atitude atenta e sensível aos processos psicológicos e relacionais que sustentam e promovem o crescimento assim como aos percursos singulares, com vista a uma prática informada, flexível e refletida, capaz de responder à complexidade das situações socioeducativas e a enquadrar a intervenção numa relação humana de qualidade, eticamente responsável e cientificamente fundamentada; 
 4- Demonstrar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa

Conteúdos programáticos

1-NATUREZA E ÂMBITO DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO O processo de desenvolvimento. Princípios gerais e fatores de desenvolvimento. A relação dinâmica natureza / cultura; somático / psíquico;

Breve síntese dos Modelos Teóricos em Psicologia do Desenvolvimento.

2- A SAÚDE MENTAL E A VIDA.

Conceito de crise e de desafio desenvolvimental. Fatores de Equilíbrio e Fatores de Risco.

3. IDADES DA INFÂNCIA E CONTEXTOS PROMOTORES DO DESENVOLVIMENTO

A família como quadro organizador do desenvolvimento. A função parental. Natureza e papel da relação precoce e da Vinculação na construção da Personalidade.

Desenvolvimento psico-motor, emocional, cognitivo e social nas diferentes fases da Infância.

A função simbólica. Introdução às modalidades expressivas: comunicação e linguagem; o valor da atividade lúdica ao longo do processo de desenvolvimento; expressão gráfica e plástica.


4. ADOLESCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE A moratória psicossocial adolescente e a construção da Identidade. Os diferentes momentos do Adolescer e suas realizações.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos pretendem dotar os estudantes da capacidade de compreender a perspetiva evolutiva da psicologia do desenvolvimento. 

Pretende-se também que os estudantes sejam capazes de identificar as principais fase do desenvolvimento da crianças e do adolescente, bem como as suas principais características.
Os conhecimentos adquiridos nesta UC são de extrema importância para um futuro desempenho profissional adequado e com responsabilidade. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Dada natureza da disciplina, a novidade e a complexidade dos tópicos a abordar bem como o tempo limitado de que se dispõe para abarcar tão vasta matéria, parece de toda a pertinência proporcionar aos alunos um contacto com a prática e a realização de um trabalho teórico-prático.

O docente apoiará e orientará os alunos na realização do trabalho.

AVALIAÇÃO
1. Presença e participação nas aulas: Ponderação: 20% .
2. Trabalho de grupo - Ponderação: 40% .
3. Ficha de avaliação (individual) Ponderação: 40%


Total de horas da UC 125, sendo 60 Horas de contacto e 65H de trabalho autónomo de pesquisa e trabalho.  



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua actuação futura.
A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige um investimento pessoal por parte dos alunos e um acompanhamento próximo por parte do docente.

Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos.

A implicação dos conteúdos teóricos desta UC na prática profissional futura são de extrema importância pelo que a observação de crianças / vídeos / documentários para a interligação dos conteúdos teóricos com a realidade prática possa ser feita.

A realização de uma Ficha de avaliação/teste (individual) que inclui perguntas de escolha múltipla, verdadeiro e falso, de resposta breve (definição de conceitos) e de desenvolvimento procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos chave e seu desenvolvimento, introduzindo, a par da avaliação do trabalho realizado em grupo, uma necessária componente individual no processo de avaliação.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anaut, M., A resiliência, Ed. Climepsi, 2005
Baudier, A., Celeste, B., Le developpement affectif et social du jeune enfant, faits et théories , Nathan Univ., Paris, 2002
Braconier, A., Marcelli, D., As mil faces da Adolescência, Climpesi Edit. 2000.
Brazelton, T. A relação mais precoce. Os pais, os bebés e a interacção precoce, Ed. Terramar, Lisboa, 1989
Cyrulnik, B. et al., Comment fonctionnent nos émotions, Sciences Psy, Ed. Philippe Duval, 2015
Cyrulnik, B., Un merveilleux Malheur, Ed. Odile Jacob, 1999.
Guedeney, N., Guedeney, A., Vinculação, conceitos e aplicações, Climepsi ,2004
Golse, B. O desenvolvimento afectivo e intelectual da criança, Climepsi, Lisboa, 2005
Harlow, Bowlby, As Ligações Infantis, Teorema, 1976.
Mallet, P, Meljac, C. Baudier, A., Cuisinier, F., Psychologie du developpement- enfance et adolescence, edit. Belin, 2003
Piaget, J., A psicologia da Criança Lisboa, Moraes Ed., 1979.
Pedro, J. GA relação mãe-filho. Influência do contacto precoce no comportamento da díade. Lisboa:Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1985
Rayner, E. et al., Human Development. London: Routledge, 2005.
Rivier, B. R., O desenvolvimento social da criança e do adolescente, Ed. Aster, 1983.
Rufo, M., Détache-Moi! Se séparer pour grandir, Ed. Anne carrière, , Paris, 2005
Santos, J. , Ensaios sobre Educação, (I e II), Livros Horizonte,1982 .
Slater. A., Muir, D. Psicologia do desenvolvimento. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.
Strecht, P. Interiores - Uma ajuda aos pais sobre a vida emocional dos filhos, Ed.Assírio e Alvim, Out. 2001
Strecht, P., Vontade de Ser, Textos sobre Adolescência, Assírio e Alvim, 2005
Stern, D.,.Bébé-Mãe: A primeira relação Humana,Moraes Ed. 1980
Tourrette,C; Guidetti, M., Introdução à Psicologia do desenvolvimento. Do nascimento à adolescência. Petrópolis:Vozes, 2007