Código: | TAC06 | Sigla: | CDG | |
Área Científica: | Serviços de Apoio a Crianças e Jovens |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TACJ | 21 | Aviso n.º 14258/2015 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
Para que se atinjam os objetivos propostos serão abordados os seguintes temas: Bases Psicológicas da Participação Social e Cultural Conceitos e perspetivas sobre Grupo e de Dinâmica de Grupo; Modelos de desenvolvimento cultural. Os Grupos e os fenómenos Grupais O Eu e o Outro; Grupo como um todo e individuo no grupo; Autoconhecimento; Desenvolvimento Pessoal e Social; Criatividade; Tipos de liderança; Motivação; Cooperação; Coesão grupal e estratégias para a sua promoção. A Importância da Comunicação para a vivência grupal; Componentes da comunicação; Feedbacks e retroalimentação. Comunicação verbal e não verbal; Intersubjetividade. Estilos de comunicação; Conteúdos afetivo e cognitivo da comunicação; Empatia e capacidade de escuta. A escuta ativa.
A Dinâmica de Grupos constitui um campo de pesquisa voltado para o estudo da natureza e dinâmica do pequeno grupo. As técnicas de dinâmica de grupo, através dos seus exercícios, permitem que as pessoas se auto descubram e descubram os outros, o que só poderá ocorrer num clima de liberdade, aceitação, escuta, diálogo, encontro e partilha. Através de exercícios e atividades experienciadas os alunos, vivenciam e refletem a respeito de fenómenos como a vivência e o clima grupal, a coesão de grupo, a liderança, a empatia, a comunicação e a escuta e os contextos suscetíveis de favorecerem laços de cooperação, criatividade, trabalho, segurança, confiança e crescimento. Os conteúdos Programáticos, sempre apoiados e refletidos a partir das atividades realizadas em sala permitem a aliança entre a teoria e a prática, o saber, o ser, o fazer e o saber-estar-com-o-Outro.
125h total UC. Metodologia ativa e baseada na vivência, observação e auto-observação de fenómenos individuais e grupais, através de exercícios/ dinâmicas e reflexão individual, em pequeno e em grande grupo (60h contacto, 42h de aplicação). Como a contextualização teórica se revela entretanto indispensável para uma praxis esclarecida fundamentada, crítica e reflexiva, existem momentos expositivos e a solicitação teórica que suporta e desenvolve os conhecimentos co-construídos na formação. Portfolios/ Diário de Bordo/Memória grupal: ponderação 50%. Construído em grupo(s) ao longo da formação, incidindo sobre todas as sessões desenvolvidas ao longo da formação e reflexões. (65 trab autonomo). Participação: 30%. Auto e hetero-avaliação: 20% Procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, assim como a escuta e partilha intragrupal. Nota - conforme deliberação, a presença nas aulas a esta disciplina é obrigatória, não existindo a modalidade de avaliação por exame.
É naturalmente essencial que a metodologia e a avaliação propostas procurem ser congruentes com os objetivos da Unidade Curricular. Assim, a aquisição de um quadro conceptual sobre a natureza da vivência grupal e a compreensão dos aspetos essenciais da dinâmica das relações interpessoais em grupo, dos processos de individuação e cooperação é proposta sempre a partir da vivência de situações exercícios práticos realizados em contexto de sala de aula (alguns dos exercícios surgem por proposta do docente a partir das necessidades e dinâmicas observadas no grupo), em pequenos grupos que confrontam e partilham posteriormente em grande grupo as suas vivências e reflexões. Este quadro de trabalho permite desenvolver atitudes de auto-observação, descentração e reflexividade, tomar a palavra e expressar ideias e sentimentos em grupo e escutar o Outro, respeitar a diversidade de opiniões e a(s) diferença(s) ao mesmo tempo que perceber a riqueza das contribuições individuas para a construção de um saber comum, trabalhar as modalidades e os estilos de comunicação, a personalização e a integração grupal, desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa. Assim, a Presença e participação nas aulas é um elemento essencial da avaliação na Unidade curricular. Por participação entende-se assiduidade, pontualidade, atenção às tarefas propostas, cumprimento de regras sociais que facilitam o trabalho em grupo, ou seja, respeito pelo quadro de trabalho previamente acordado e pelos colegas, a participação nos exercícios e jogos, a leitura regular dos textos, a preparação de temas e o contributo nas discussões e reflexões no grupo/classe. Construído em grupo (s) ao longo da formação, o portfolio/ diário de bordo (registo reflexivo que acompanha os momentos essenciais da viagem-semestre UC) expressa a abordagem reflexiva dos conteúdos, das vivências e do sentir individual e no interior do grupo e sua articulação com as pesquisas teóricas, assim como transferências e aplicações possíveis para a praxis profissional. Através do preenchimento da Auto e hetero-avaliação do desempenho procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, a reflexividade, assim como a escuta e partilha intragrupal. 60h de contacto, 42h de aplicação; e 65h de trabalho autónomo (elaboração dos portfolios/diarios de bordo).
Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Vozes.
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Afrontamento