• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC06
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comunicação e Dinâmicas de Grupo

Código: TAC06    Sigla: CDG
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 

- Entender os processos grupais e algumas das suas dinâmicas internas; - Situar a vivência pessoal na relatividade cultural e social; - Entender a dinâmica de grupo diferenciando o grupo como um todo e o sujeito como membro de um grupo; - Potenciar o crescimento pessoal e o autoconhecimento. - Desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa e a uma intervenção criativa, inovadora e mobilizadora na comunidade. - Contribuir para a compreensão e gestão de situações grupais e construção de contextos favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo. - Experienciar situações grupais colocando-se em ação e refletindo sobre posicionamentos pessoais perante si próprio, os outros e os grupos.

Conteúdos programáticos

Para que se atinjam os objetivos propostos serão abordados os seguintes temas: Bases Psicológicas da Participação Social e Cultural Conceitos e perspetivas sobre Grupo e de Dinâmica de Grupo; Modelos de desenvolvimento cultural. Os Grupos e os fenómenos Grupais O Eu e o Outro; Grupo como um todo e individuo no grupo; Autoconhecimento; Desenvolvimento Pessoal e Social; Criatividade; Tipos de liderança; Motivação; Cooperação; Coesão grupal e estratégias para a sua promoção. A Importância da Comunicação para a vivência grupal; Componentes da comunicação; Feedbacks e retroalimentação. Comunicação verbal e não verbal; Intersubjetividade. Estilos de comunicação; Conteúdos afetivo e cognitivo da comunicação; Empatia e capacidade de escuta. A escuta ativa.  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A Dinâmica de Grupos constitui um campo de pesquisa voltado para o estudo da natureza e dinâmica do pequeno grupo. As técnicas de dinâmica de grupo, através dos seus exercícios, permitem que as pessoas se auto descubram e descubram os outros, o que só poderá ocorrer num clima de liberdade, aceitação, escuta, diálogo, encontro e partilha. Através de exercícios e atividades experienciadas os alunos, vivenciam e refletem a respeito de fenómenos como a vivência e o clima grupal, a coesão de grupo, a liderança, a empatia, a comunicação e a escuta e os contextos suscetíveis de favorecerem laços de cooperação, criatividade, trabalho, segurança, confiança e crescimento. Os conteúdos Programáticos, sempre apoiados e refletidos a partir das atividades realizadas em sala permitem a aliança entre a teoria e a prática, o saber, o ser, o fazer e o saber-estar-com-o-Outro. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

125h total UC. Metodologia ativa e baseada na vivência, observação e auto-observação de fenómenos individuais e grupais, através de exercícios/ dinâmicas e reflexão individual, em pequeno e em grande grupo (60h contacto, 42h de aplicação). Como a contextualização teórica se revela entretanto indispensável para uma praxis esclarecida fundamentada, crítica e reflexiva, existem momentos expositivos e a solicitação teórica que suporta e desenvolve os conhecimentos co-construídos na formação. Portfolios/ Diário de Bordo/Memória grupal: ponderação 50%. Construído em grupo(s) ao longo da formação, incidindo sobre todas as sessões desenvolvidas ao longo da formação e reflexões. (65 trab autonomo). Participação: 30%. Auto e hetero-avaliação: 20% Procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, assim como a escuta e partilha intragrupal. Nota - conforme deliberação, a presença nas aulas a esta disciplina é obrigatória, não existindo a modalidade de avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É naturalmente essencial que a metodologia e a avaliação propostas procurem ser congruentes com os objetivos da Unidade Curricular. Assim, a aquisição de um quadro conceptual sobre a natureza da vivência grupal e a compreensão dos aspetos essenciais da dinâmica das relações interpessoais em grupo, dos processos de individuação e cooperação é proposta sempre a partir da vivência de situações exercícios práticos realizados em contexto de sala de aula (alguns dos exercícios surgem por proposta do docente a partir das necessidades e dinâmicas observadas no grupo), em pequenos grupos que confrontam e partilham posteriormente em grande grupo as suas vivências e reflexões. Este quadro de trabalho permite desenvolver atitudes de auto-observação, descentração e reflexividade, tomar a palavra e expressar ideias e sentimentos em grupo e escutar o Outro, respeitar a diversidade de opiniões e a(s) diferença(s) ao mesmo tempo que perceber a riqueza das contribuições individuas para a construção de um saber comum, trabalhar as modalidades e os estilos de comunicação, a personalização e a integração grupal, desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa. Assim, a Presença e participação nas aulas é um elemento essencial da avaliação na Unidade curricular. Por participação entende-se assiduidade, pontualidade, atenção às tarefas propostas, cumprimento de regras sociais que facilitam o trabalho em grupo, ou seja, respeito pelo quadro de trabalho previamente acordado e pelos colegas, a participação nos exercícios e jogos, a leitura regular dos textos, a preparação de temas e o contributo nas discussões e reflexões no grupo/classe. Construído em grupo (s) ao longo da formação, o portfolio/ diário de bordo (registo reflexivo que acompanha os momentos essenciais da viagem-semestre UC) expressa a abordagem reflexiva dos conteúdos, das vivências e do sentir individual e no interior do grupo e sua articulação com as pesquisas teóricas, assim como transferências e aplicações possíveis para a praxis profissional. Através do preenchimento da Auto e hetero-avaliação do desempenho procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, a reflexividade, assim como a escuta e partilha intragrupal. 60h de contacto, 42h de aplicação; e 65h de trabalho autónomo (elaboração dos portfolios/diarios de bordo).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Antunes, C. (1999). Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Vozes.
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica de pequenos grupos: ideias para professores e animadores. Afrontamento 

Blanchet, A, Tognon, A. (1996) La psicologia de los grupos. Ed. Biblioteca Nueva.
Brandes, D., Philips, H. (1977). Manual de jogos educativos : jogos para professores e animadores de grupos. Moraes.
Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Rumo
Fritzen, S. (1981). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Editora Vozes
Maisonneuve, J. (2004). A dinâmica dos grupos. Livros do Brasil.
Minicucci, A. (1993). Dinâmica de grupo teorias e sistemas. Editora Atlas.
Moreira, P. (2001). Crescer a brincar. Bloco de atividades para a promoção do ajustamento psicológico. Quarteto Editora 
Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto.
Vala, J., & Monteiro, B.  (2003). Psicologia Social. Fundação Calouste Gulbenkian