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Oficina da Expressão Plástica

Código: TAC07    Sigla: OEP
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Maria Inês Valentim Xavier   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Valentim Xavier Responsável
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Sensibilizar para o desenvolvimento e características da capacidade criativa e imaginativa no ser humano;
Refletir sobre a importância do papel do adulto no estímulo da criatividade nas crianças e jovens;
Quebrar barreiras pessoais que inibam a sua capacidade de pensar criativamente e consequentemente de estimular esta
capacidade nas crianças ou jovens com quem trabalhem futuramente;
Desenvolver técnicas e metodologias que estimulem a criatividade;
Compreender a importância da Expressão Plástica como um meio para desenvolver a criatividade, psicomotricidade e a
capacidade de comunicar;
Despertar para a curiosidade, sensibilidade estética e o sentido crítico;
Desenvolver a expressão individual e a competência comunicativa;
Desenvolver capacidades de relacionamento interpessoal;
Desenvolver atividades de experimentação e criação artística;
Resolver problemas concretos a partir de projetos interdisciplinares.

Conteúdos programáticos

O conceito de Criatividade, definição e a sua promoção em contextos educativos.
A Imaginação a sua definição e importância para o desenvolvimento.
A atividade lúdica;
O Atelier: organização, materiais, disposição, preparação das atividades.
Os meios de Expressão plástica e os materiais/utensílios/ferramentas.
Técnicas de expressão básicas: Pintura, recorte e colagem, impressão e estampagem; construções.

Conhecer aspetos teóricos e técnicos relativamente à área da expressão plástica;
Planificar, implementar e avaliar atividades de expressão plástica;
Selecionar e utilizar os recursos pedagógicos mais adequados para realizar atividades de expressão plástica.
O Projeto: pontos de partida, discussão de ideias, planeamento dum percurso e atividades de expressão plástica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através de propostas práticas pretende-se desenvolver aptidões que integrem os objetivos da aprendizagem. Os conteúdos programáticos apresentam-se como desplotadores de competências ao nível das expressões artíscas. A sensibilização para as questões de abordagem pedagógica terão também lugar nos objetivos e conteúdos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia Activa. 

Trabalho autónomo: Registo reflexivo das actividades realizadas em aula - 75h
Aprofundamento bibliográfico - 30h
Preparação e planificação de actividades criativas a apresentar em aula - 15h

Avaliação:
Avaliação contínua pela participação e assiduidade dos estudantes. Entrega de portefólio final. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de método de resolução de problemas para o desencadear da criatividade na busca de soluções e reflexões inerentes às metodologias adotadas. A prática e o registo de todas as atividades, pensamentos e reflexões através da criação de um portefólio final que serve como instrumento de trabalho e de registo de produção com vista a aplicação e exploração no futuro profissional. As metodologias adotadas fundamentam os objetivos pretendidos na U.C.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Duffy, B. (2006). Supporting creativity and imagination in the early years (supporting early learning). Berkshire: Open University
Press.
Liebmann, M. (2000). Exercícios de arte para grupos. São Paulo: Summus Editorial.
Lowenfeld, V., & Brittain, W. (1987). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan Publishing Company.
Sousa, A. (2003). Educação pela arte e artes na educação. Bases Psicopedagógicas.1º Volume. Lisboa: Instituto Piaget.
Vigotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d'Agua.

Observações