• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC10
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Crianças e Jovens com Necessidades Específicas de Formação

Código: TAC10    Sigla: CJNEF
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
António Fernando Saldanha Portelada   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Fernando Saldanha Portelada Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Assume-se que qualquer criança e jovem ao longo da sua escolaridade possa vir a apresentar NE e, como tal, os contextos educativos e profissionais devem promover a existência de respostas pedagógicas diversificadas, adequadas às necessidades específicas e desenvolvimento global destas crianças e jovens. No final desta Unidade pretende-se, assim, que os alunos sejam capazes de:
1. Reconhecer a evolução do conceito de necessidades específicas de educação.
2. Identificar o processo de intervenção precoce em crianças com necessidades especiais de educação.
3. Reconhecer o desenvolvimento da sexualidade da criança e jovem com deficiência
4. Intervir em situações educativas com crianças e jovens com necessidades específicas de educação.
5. Planificar e desenvolver autonomamente ações relacionadas com higiene, manutenção, arrumação, preparação de materiais equipamentos e espaço.

Conteúdos programáticos

1. Necessidades específicas de educação em crianças e jovens
- Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
- Enquadramento legal, modelos e práticas em necessidades específicas de educação em Portugal
- Caracterização das necessidades específicas de educação e necessidades de saúde especiais
- Crianças e jovens com doenças crónicas
- Papel da família
- Papel da equipa educativa
- Deficiência e agressividade
2. Intervenção precoce em crianças com necessidades específicas de educação
- Conceito e âmbito da intervenção precoce
- Modelos de intervenção precoce
3. Desenvolvimento sexual da criança e jovem com deficiência
- Educação sexual na deficiência
- Cognição, valores e sexualidade
- Direito à sexualidade
4. Participação de crianças e jovens com necessidades específicas de educação
4.1 Abordagem educativas
4.2 Crianças e jovens com necessidades específicas - atividades pedagógicas
4.3 Espaços equipamentos e materiais

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular (UC) tem como referência paradigmática o conceito de INCLUSÃO, cujo objetivo essencial é o desenvolvimento global de todos/as em condições de igualdade de oportunidades e participação, no respeito pela diferença e autonomia de cada um/a. Visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da intervenção socioeducativa para pessoas cuja condição física, afetiva, cognitiva, social, psicológica ou outra, exijam uma intervenção diferenciada que responda às necessidades específicas. Os conteúdos da UC promovem a consolidação de competências psicopedagógicas para desenhar, promover e implementar práticas inclusivas, promovendo um profundo respeito pelas diferenças individuais e acolhendo a diversidade numa perspetiva positiva, onde as qualidades pessoais e os recursos de todos/as os/as intervenientes são considerados/as e valorizados/as como parte integrante de um processo, espelho da realidade em que nos encontramos inseridos/as.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A abordagem a esta unidade curricular organiza-se em momentos alternados de:
- Método expositivo com apresentação e  informações sistematizadas pelos docentes, promovendo uma atitude participativa por parte dos/as estudantes através da colocação de questões de natureza prática, promovendo reflexão pessoal , a organização e integração de ideias previamente adquiridas e em aquisição, e a partilha de vivências pessoais.
- Técnicas de dinâmica de grupo, estudos de caso, debates, atividades de reflexão, análise de documentos, análise de vídeos, apresentação de trabalhos desenvolvidos em pequenos grupos e/ou individuais.

O regime de avaliação contínua inclui: Ficha de avaliação (50%) necessidade de obter pelo menos metade do valor. Trabalho de grupo (50%) (Trabalho 40% e Apresentação 10%).Carga média de trabalho autónomo:  trabalhos de pesquisa, leitura e análise informação (20h); trabalho de grupo (22h); estudo para teste escrito (10h).
Avaliação por exame: prova escrita (100%). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que potencia a reflexão e desenvolvimento de competências psicossociais de intervenção que fomentam a implementação de práticas de sucesso. A diversificação de estratégias e de métodos educativos, promovem o desenvolvimento e a aprendizagem bem-sucedida baseando-se numa perspetiva que promove a equidade de oportunidades e uma visão inclusiva.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Both, T., & Ainscow, M. (2002). Index for Inclusion - Developing Learning Participation in School. Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE).

Cruz, S. C. P. (2006). Educação, igualdade de oportunidades e inclusão na escola, na profissão e na sociedade democrática. [Tese de Mestrado, Universidade do Minho]. RepositoriUM https://hdl.handle.net/1822/6367

DGIDC-ME (2008). Educação Especial. Manual de Apoio à Prática. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

DGIDC-ME (2011). Educação Inclusiva e Educação Especial. Indicadores chave para o desenvolvimento das escolas: um guia para diretores. Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das Necessidades Educativas Especiais. UNESCO

Warnock, M. (1978). Report on Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. HMSO