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Técnicas de Animação de Crianças e Jovens

Código: TAC11    Sigla: TACJ
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 21 Aviso n.º 14258/2015 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ-ST

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   3,60
Carlos Filipe de Almeida Colaço   1,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver competências de desenho, desenvolvimento e avaliação de atividades/projetos de animação sociocultural com crianças e jovens (CJ), em contextos reais de intervenção presenciais e/ou em ciberanimaç@o 2. Analisar metodologias e experiências de projetos e atividades já implementadas, identificando situações passíveis de ocorrer na prática profissional 3. Caracterizar práticas socioculturais de grupos/instituição da comunidade local, de forma a poder identificar i) problemas, necessidades e expetativas de crianças e jovens; ii) diferenças entre culturas e tensões decorrentes da diversidade sociocultural 4. Observar e aplicar técnicas de animação com C/J, através da participação em atividades e produção de recursos de animação/ciberanimaç@o 5. Aplicar e adequar técnicas de construção, desconstrução, reconstrução, memorização e apresentação de produtos para CJ, de acordo com necessidades de desenvolvimento cognitivo, emocional e estético.

Conteúdos programáticos

1. Competências e perfis do/a animador/a de crianças e do/a animador/a de jovens;
2. Princípios da Educação Não Formal em atividades de animação com crianças e jovens;
3. Mercado de produtos culturais destinados à infância e juventude e questões adjacentes;
4. Diversidade de modalidades e áreas de intervenção de animação, assim como de subgrupos etários e socioculturais (nomeadamente, crianças e jovens com necessidades especiais), agentes, espaços e equipamentos;
5. Recursos, atividades e projetos de animação e ciberanimaç@o com crianças e jovens;
6. Técnicas de diagnóstico, planificação, implementação e avaliação de atividades e projetos de animação com crianças e jovens.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Articulam-se os seguintes objetivos e conteúdos programáticos: O1, O2, O3, CP1, CP2, CP3. Os conteúdos programáticos CP4, CP5 e CP6 possibilitam um processo de pesquisa, apresentação e discussão de estratégias e experiências de animação com crianças jovens, permitindo o cumprimento dos objetivos O1, O4 e O5, através da planificação, implementação e avaliação de atividades de animação com crianças e jovens de instituições socioeducativas da comunidade local, no âmbito de projetos de animação sociocultural.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, com metodologia interativa, baseando tratamento de conteúdos na exploração de conjunto diversificado de doc escrita e audiovisual, permitindo realizar exercícios de desenho e desenvolvimento de atividades de animação com CJ, no sentido de promover reflexão crítica sobre situações concretas.
Avaliação por frequência:
- Realização de teste escrito- 25%
- Realização de trabalho de grupo de planificação, implementação e avaliação de atividades de animação e/ou ciberanimaç@o com CJ e produção de relatório- 30%
- Participação em projetos de animação com CJ e produção de reflexão - 25%
- Participação em aulas presenciais, Moodle e Zoom- 20%
Carga média de trabalho autónomo: realização de trabalhos de pesquisa, leitura e análise de informação (23h); Realização de trabalho de grupo (20h); Participação em projetos de animação com crianças e jovens (25h); Estudo para o teste escrito (10h). Avaliação por exame: prova escrita (60% da nota final) e prova oral (40%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objetivos de aprendizagem pressupõem, assim, a consolidação de conhecimentos e competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades já implementados, mas também através da leitura e discussão coletiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais no âmbito da animação com crianças e jovens.
Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo das/os estudantes, os conteúdos de natureza mais teórica são trabalhados preferencialmente através de exercícios de discussão e debate, bem como através da produção de contributos escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por parte das estudantes das sugestões de leitura efetuadas ao longo do semestre.
Considera-se que o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas e de ferramentas de aplicação prática no âmbito da animação com crianças e jovens requer outras metodologias de cariz mais prático e «hands on». Assim, propõe-se que os/as estudantes realizem atividades de observação participante em projetos de animação e/ou ciberanimaç@o com crianças e jovens, assim como trabalhos de grupo consistindo na planificação, implementação e avaliação de uma atividade com crianças e jovens integrada em projetos de animação sociocultural da ESE|IPSantarém. Devido à COVID-19, estão ainda suspensas as atividades dos seguintes projetos de animação sociocultural com crianças e jovens: Projeto Boa Noite - Animação da Leitura no Internamento Pediátrico do Hospital Distrital de Santarém; Projeto de Animação Sociocultural e Desportiva e Projeto de Animação Teatral com reclusos no Estabelecimento Prisional de Alcoentre. As atividades práticas em projetos de animação com crianças e jovens realizam-se presencialmente e no ciberespaço.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Boal (2008). Jogos para atores e não atores. Civilização Brasileira
Cembranos; Montesinos; Bustelo (2005) La animación sociocultural: una propuesta metodológica. Editorial Popular
Da Silva (2016) Um olhar sobre o passado da animação sociocultural para um futuro menos tecnológico e mais humano. Quaderns de animació I educació social, 23, pp. 1-16
Da Silva (2010) Experimentar uma outra forma de economia com mercados solidários, in Brito et al. (Org.) Abrindo Trilhos Tecendo Redes. Gerpress/CEA/UAL
Da Silva (2016) "Razões para acolher pessoas refugiadas: das representações à ação". Revista UIIPS 4 2. pp. 72-93
Lazarova; Torres; Da Silva et al.(2021) Teachers Manual in Civic Education. Prosveta-Sofia Foundation.
Projeto Me, You & Us (2019) http://me-you-us.eu/pt/home_pt/
Projeto Otherness (2018) http://othernessproject.eu/pt/home_pt/
Tsvetanska; Lazarova; Da Silva, et al. (2022) Teachers' Toolkit in Civic Education, Prosveta-Sofia Foundation.
Viché, M. (2014). Ciberanimaç@o. www.marioviche.es. MVG

Observações