• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Formação Pessoal e Social

Código: TAC15    Sigla: FPS
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 17 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 3
Aviso n.º 14258/2015 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2

Teórico-Práticas: 0

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,10

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,10
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   2,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Compreender o significado de Formação Pessoal e Social.
- Reconhecer a importância da Formação Pessoal e Social no trabalho educativo com crianças e jovens.
- Conhecer conceitos básicos no campo da Ética e Deontologia.
- Analisar princípios básicos dos direitos humanos.
- Relacionar pensamento ético e (inter) ação humana.
- Conhecer os principais autores e teorias éticas.
- Conhecer as principais metodologias de educação em valores.
- Permitir que os alunos apliquem os conhecimentos à análise de situações concretas.
- Estimular a capacidade de reflexão sobre problemas cívicos e éticos da atualidade.
- Debater problemas, tensões e dilemas éticos associados à prática profissional.

Conteúdos programáticos

- Formação pessoal e social: âmbito e definição.
- Ética, Moral, Axiologia e Deontologia profissional.
- Valores e cidadania e educação para a cidadania.
- Para uma deontologia dos profissionais que trabalham com crianças e jovens.
- A Declaração Universal dos Direitos humanos e a Convenção dos Direitos das Crianças.
- Aristóteles e a Ética da virtude.
- Ética deontológica: Kant e Hans Jonas.
- A Ética de Kohlberg.
- A Ética do Cuidado: Carol Gilligan.
- Diferentes metodologias de educação em valores.
- Problemas de ética prática contemporânea: aborto; eutanásia; racismo; direitos humanos; igualdade de género e de oportunidades; ecologia; acesso à cultura; pobreza extrema; guerra; terrorismos¿

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

- A avaliação final deste módulo resultará da apreciação dos seguintes elementos: registos de participação(20%); conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destacam: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) (40%); ii) uma apresentação (em grupo) sobre um dos temas do programa (40%).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


- Bara, F. (Coord) (2003). Mi Querida Educacion en Valores. Bilbao: Desclée.
-Cardona Mª J. (coord.), Vieira, C.; Tavares, T.; Uva, M.; Nogueira, C., Piscalho, I. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania na Educação Pré-Escolar. Lisboa: CIG (Também disponível em WWW.cig.org.pt/guiaoeducacao/). - Cardona Mª J. (coord.), Vieira, C.; Tavares, T.; Uva, M.; Nogueira, C., Piscalho, I. (2011) Guião de Educação: Género e Cidadania no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: CIG (Também disponível em WWW.cig.org.pt/guiaoeducacao/ ). - Frey, R. e Wellman, Ch. (2006). A Companion to Applied Ethics. Londres: Blackwell.
- Jonas, H. (1994). Ética, Medicina e Técnica. Lisboa: Editora Veja.
- Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell.
- Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora.
- Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença.
- Patrício, M. (1999). Lições de Axiologia Educacional. Lisboa: Universidade Aberta.
- Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée.
- Savater, F. (2001). Ética para um Jovem. Lisboa: Editorial Presença
Sítios e páginas de referência
http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm
www.findarticle.com
www.highbeam.com