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Teorias da Aprendizagem e Pedagogia da Infância

Código: TAC16    Sigla: TAPI
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2016/17 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 17 Acompanhamento de crianças e Jovens (12º inc) 5
Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta Unidade de Formação pretende-se que os formandos sejam capazes de:
- Encarar-se enquanto sujeitos de aprendizagem, tomando consciência da sua própria forma / estilo de aprender;
- Analisar as relações entre desenvolvimento e aprendizagem;
- Realizar uma análise descritiva, comparativa e crítica de abordagens diferenciadas à aprendizagem;
- Identificar as implicações dessas abordagens para a prática pedagógica;
- Identificar e analisar variáveis condicionadoras da aprendizagem;
- Encarar-se enquanto mediadores de aprendizagens.

Conteúdos programáticos

1. Teorias psicológicas, ideologias e aprendizagem: as abordagens comportamentalistas, cognitivistas e sócio-construtivistas e as suas implicações pedagógicas.
2. Variáveis condicionadoras da aprendizagem: as variáveis do sujeito, do conteúdo, do processo e do contexto.
3. O profissional de educação no processo de ensino-aprendizagem: a ação de gestão estratégica da equipa educativa face ao currículo.
4. Pedagogia da infância ¿ Modelos e gramáticas educativas na fundamentação da prática pedagógica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se, nesta unidade curricular, proporcionar um conjunto de conhecimentos e momentos de reflexão sobre a natureza das relações entre desenvolvimento e aprendizagem, nas suas vertentes afectiva, cognitiva e social, com vista a uma abordagem integrada e dinâmica das situações de aprendizagem que os profissionais em formação são supostos compreender e saber promover em colaboração com os profissionais docentes.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A abordagem a esta Unidade de Formação organiza-se globalmente em momentos alternados de:
- apresentações pela docente;
- trabalho e debate de trabalhos individuais ou em pequenos grupos .
Os formandos serão avaliados a partir dos seguintes elementos:
- Uma ficha de avaliação, escrita, individual e presencial, a realizar no final da Unidade. Ponderação: 60%
Preparação, apresentação oral e debate de trabalhos individuais e/ou em grupo . Ponderação: 30%
- Participação nas aulas: Assiduidade, pontualidade, atenção e participação nas reflexões e debates no decorrer das aulas, e autoavaliação (realizada no final da unidade de formação). Ponderação: 10%
Os critérios globais de apreciação do desempenho dos alunos são:
- Rigor conceptual, profundidade e correção na abordagem de modelos, teorias e autores;
- Nível de reflexão crítica / síntese conclusiva relativas às implicações pedagógicas dos mesmos;
- Rigor e adequação da análise /interpretação e fundamentação de situações de ensino e aprendizagem;
- Clareza e correção da expressão escrita;
- Apresentação e discussão de trabalhos: clareza, rigor, nível de análise e fundamentação; orientação de debate e reflexão em torno dos eixos principais; clareza e correção da expressão oral; gestão/adequação do tempo e dos suportes de comunicação.
EXAME FINAL: Os alunos que não realizem a avaliação de frequência ou que tenham ficado reprovados na mesma, poderão apresentar-se a exame final escrito. Os alunos ficarão aprovados com classificações iguais ou superiores a 9,5.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Visamos que os formandos possam organizar e apropriar-se de instrumentos conceptuais que ajudem a perspectivar as várias componentes implicadas no processo educativo, como partes de um todo organizado. Neste sentido são valorizadas as seguintes metodologias:
- apresentação e análise de informações sistematizadas pela docente;
- trabalho em pequenos grupos de análise e reflexão sobre textos e/ou materiais propostos ou situações observadas na ludoteca com grupos de crianças.
- apresentação e debate de trabalhos individuais e/ou de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BRICKMAN, N.; LYNN, S .T. (1996) Aprendizagem activa, Lisboa: F.C. Gulbenkian
EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. (1999). As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: Artmed.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.) (2013). Modelos curriculares para a Educação de Infância. Construindo uma práxis de participação. 4 ª Edição. Porto, Porto Ed.
PORTUGAL, G. ; SANTOS, P. (2004) ¿ Das finalidades ás práticas em educação de infância-uma abordagem experiencial¿, Revista Portuguesa de Pedagogia. Infância. Família, comunidade e educação, Coimbra: Faculdade de Psicologia e ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Ano 38-1,2 e 3, p. 127-145 .

Bibliografia Complementar

CARDONA, Mª J. (2008) ¿Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos¿, in Cardona, Mª J. & Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Colecção ponto de interrogação (?) saberes e práticas, Chamusca: Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145 FOLQUE, M.A. (2012). Aprender a aprender no pré-escolar. O modelo pedagógico do movimento da escola moderna. Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas.
KATZ, L.; CHARD, S. (1997) A abordagem de projecto na educação de infância, Lisboa: Fundação C. Gulbenkian
LINO, D. (2013). O Modelo Pedagógico de Reggio Emilia. In OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.) (2013). Modelos curriculares para a Educação de Infância. Construindo uma práxis de participação. 4 ª Edição. Porto, Porto Ed.
VASCONCELOS, T. (1997) Ao redor da mesa grande. A prática educativa de Ana, Porto: Porto Editora.