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Teorias da Aprendizagem e Pedagogia da Infância

Código: TAC16    Sigla: TAPI
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 24 Aviso n.º 14258/2015 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TACJ2-ST

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira Responsável
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No final desta Unidade de Formação pretende-se que os formandos sejam capazes de:
- Encarar-se enquanto sujeitos de aprendizagem, tomando consciência da sua própria forma / estilo de aprender;
- Analisar as relações entre desenvolvimento e aprendizagem;
- Realizar uma análise descritiva, comparativa e crítica de abordagens diferenciadas à aprendizagem;
- Identificar as implicações dessas abordagens para a prática pedagógica;
- Identificar e analisar variáveis condicionadoras da aprendizagem;
- Encarar-se enquanto mediadores de aprendizagens.

Conteúdos programáticos

1. Teorias psicológicas, ideologias e aprendizagem: as abordagens comportamentalistas, cognitivistas e sócio-construtivistas e as suas implicações pedagógicas.
2. Variáveis condicionadoras da aprendizagem: as variáveis do sujeito, do conteúdo, do processo e do contexto.
3. O profissional de educação no processo de ensino-aprendizagem: a ação de gestão estratégica da equipa educativa face ao currículo.
4. Pedagogia da infância.  Modelos e gramáticas educativas na fundamentação da prática pedagógica

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Procuramos que através do conhecimento dos vários conteúdos programáticos propostos, os estudantes identifiquem as suas implicações para a prática pedagógica e se perspectivem enquanto mediadores da aprendizagem de crianças e jovens. 


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A abordagem a esta Unidade de Formação organiza-se globalmente em momentos alternados de apresentações pela docente e de trabalhos individuais ou em pequenos grupos elaborados pelos estudantes. 
Avaliação
- 1 Ficha de avaliação (45%)
- Apresentação oral e debate de trabalhos individuais e/ou em grupo (40%)
- Participação nas aulas (15%)


 Os critérios globais de apreciação do desempenho são: 
- Rigor conceptual, profundidade e correção na abordagem de modelos, teorias e autores; 
- Nível de reflexão crítica relativa às implicações pedagógicas dos mesmos; 
- Adequação da ação, da análise  e fundamentação de situações de ensino e aprendizagem; 
Na apresentação e discussão de trabalhos: clareza, nível de análise e fundamentação; orientação de debate e reflexão em torno dos eixos principais; clareza e correção da expressão oral; gestão/adequação do tempo e dos suportes de comunicação.

Horas da UC 125 (60 H de contacto e 65Horas de pesquisa de trabalho e implementação de atividade com um grupo


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Visamos que os formandos possam organizar e apropriar-se de instrumentos conceptuais que ajudem a perspectivar as várias componentes implicadas no processo educativo, como partes de um todo organizado. Neste sentido são valorizadas as seguintes metodologias:

-  apresentação e debate de trabalhos individuais e/ou de grupo.
- apresentação e análise de informações sistematizadas pela docente; 
- trabalho em pequenos grupos de análise e reflexão sobre textos e/ou materiais propostos ou situações observadas com grupos de crianças.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

BRICKMAN, N.; LYNN, S .T. (1996) Aprendizagem activa, Lisboa: F.C. Gulbenkian
EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. (1999). As Cem Linguagens da Criança. Porto Alegre: Artmed.

HOHMANN, M., BANET, B., WEIKART, D. (1984). A criança em acção. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

KATZ, L. G.. & CHARD, S. (1997). A Abordagem de Projecto na Educação de Infância. Lisboa: Fundação Gulbenkian.

LAEVERS, F. (2004). Educação Experiencial: tornando a Educação infantil mais efetiva através do bem-estar e do envolvimento. Contrapontos, 4(1), 57-69. 

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.) (2013). Modelos curriculares para a Educação de Infância. Construindo uma práxis de participação. 4ª Edição. Porto, Porto Ed.

PORTUGAL, G. ; SANTOS, P. (2004) Das finalidades ás práticas em educação de infância-uma abordagem experiências, Revista Portuguesa de Pedagogia. Infância. Família, comunidade e educação, Coimbra: Faculdade de Psicologia e ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Ano 38-1,2 e 3, p. 127-145 .

Observações