• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TAC19
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Estágio

Código: TAC19    Sigla: E
Área Científica: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TACJ 24 Aviso n.º 14258/2015 30

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 6,80

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 6,80
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   0,40
António Fernando Saldanha Portelada   1,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   1,00
Marisol Armas Carmelino   1,30
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,30
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   1,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Responsável
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O Estágio tem como objetivo geral o aprofundamento de conhecimentos previamente adquiridos, preparando o/a estudante para o desenvolvimento de competências próprias da sua especialização tecnológica, com vista à habilitação para o exercício da atividade profissional. Os objetivos específicos do estágio são: proporcionar a experiência da prática profissional em contexto organizacional; promover a articulação entre os conhecimentos e a realidade profissional; possibilitar a aplicação dos conhecimentos de formação em situação real de acompanhamento de crianças e jovens; promover a constante atualização nos domínios das técnicas de acompanhamento de crianças e jovens; possibilitar, em contexto de trabalho, a reflexão crítica sobre o acompanhamento de crianças e jovens; desenvolver o domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação; facilitar a inserção no mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos superiores.

Conteúdos programáticos

Associados à formação obtida no Curso acrescendo a formação sobre a transferência para o contexto educativo aplicado e o aprofundamento de conhecimentos, preparando o/a estudante em novas situações e reflexão crítica. A formação no campo do trabalho de projeto centra-se nas funções e competências nas diferentes fases de desenvolvimento: Fase de diagnóstico; Fase de planeamento; Fase de implementação e avaliação. 1.ª Diagnóstico - caracterização do contexto de estágio e elaboração do diagnóstico das necessidades de intervenção; 2.ª Planeamento - desenho e planeamento de um projeto de ação adaptado às necessidades do contexto; 3.ª Implementação e avaliação - concretização do plano/projeto de estágio, dinamizando atividades e demonstrando capacidade para implementar e avaliar as atividades desenvolvidas. O processo será regulado por um instrumento próprio, identificativo dos objetivos e competências a atingir, articulado com cada orientador/a na entidade de acolhimento e o/a supervisor. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo o Estágio como objetivo a mobilização de competência e a sua transferência para a praxeologia em contexto educativo aplicado e o aprofundamento de conhecimentos previamente adquiridos, preparando o/a estudante para o desenvolvimento de competências próprias da sua especialização tecnológica, com vista à habilitação para o exercício da atividade profissional e os estudos na área da Educação, proporciona-se uma experiência da prática profissional em contexto educativo supervisionada; promove-se a articulação entre os conhecimentos e a realidade profissional; visa-se possibilitar a aplicação dos conhecimentos de formação em situação real de acompanhamento de crianças e jovens; promove-se a constante atualização nos domínios das técnicas de acompanhamento de crianças e jovens; possibilita-se, em contexto de trabalho e promove-se a reflexão crítica sobre o acompanhamento de crianças e jovens e a natureza do técnico superior de acompanhamento de crianças e jovens prevista no Aviso n.º 14258/2015, Diário da República, 2.ª série N.º 238  4 de dezembro de 2015

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Durante o processo será desenvolvido o acompanhamento pedagógico pelos/as docentes supervisores/as da ESE-IPSantarém, com vista à avaliação do processo de aprendizagem profissional e social do estudante. Ao longo do Estágio o/a estudante elaborará um relatório que ateste dados, experiências desenvolvidas e as reflexões sobre a ação desenvolvida. O Relatório de Estágio será alvo de uma avaliação contínua. A avaliação do Estágio abrange ainda a apresentação oral do trabalho perante um júri constituído pelo/a presidente do júri, o/a docente supervisor e o/a coordenador/a ou orientar/a da instituição de estágio ou, em alternativa, um/a especialista na área técnica/científica em que se desenvolveu o trabalho. É a ultima nota lançada em pauta e decorre da presença 720h em contexto/local de estágio + 30h em sessões seminário grupo/ turma e orientação com supervisor ESE-IPSantarém. Ponderação do processo avaliação: 50% nota instituição cooperante- local de estágio e 50% nota júri- orientador. 



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os docentes supervisores da ESE-IPSantarém dinamizam sessões presenciais de orientação pessoal de tipo tutorial de acompanhamento dos estudantes ao longo do estágio, podem organizar seminários com temáticas afins e apoiar a elaboração do portfólio de estágio (30h). Podem ocorrer visitas aos locais de Estágios enquadradas na supervisão e orientação pedagógica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ander-Egg, E. (2000). Metodologia y Práctica de la Animación Sociocultural. Editorial CCS

Bautista, R. (coord.) (1997).Necessidades Educativas Especiais. Dinalivro
Brandes, D. & Phillips, H., (1997). Manual de Jogos Educativos. Lisboa: Moraes Editores
Bronfenbrenner, U. (1979). The Ecology of Human Development. Cambridge: M. A. Harvard University Press
Colom, A. (1998). Education No Formal. Ariel.
Merino, J.V. (2000). Programas de Animación Sociocultural:Tres Instrumentos para su Diseño y Evaluación. Narcea Ed.
Nóvoa, A. (1992). Para uma análise das instituições escolares in Nóvoa, A. (coord.), As organizações escolares em análise. D.Quixote.

Observações

.