Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos teóricos e experiência prática dos principais métodos químicos utilizados na quantificação de nutrientes e outros parâmetros relacionados com a qualidade dos alimentos.
Conteúdos programáticos
Componente Teórica: 1. Conceitos de amostragem; 2. Análise proximal: a) Definição, objetivos e relevância da análise proximal; b) Conceitos básicos e importância do conhecimento dos teores em alimentos de: água, cinzas, proteínas, lípidos, carboidratos e fibra; 3. Métodos isotópicos: a) Isótopos estáveis e isótopos radioativos; razões isotópicas e fracionamento isotópico; b) Métodos de análise: Fracionamento específico de isótopos naturais por ressonância magnética nuclear (SNIF-NMR) e Perfil isotópico natural específico por espectrometria de massa de razão isotópica (SNIP-IRMS). 4. Métodos de análise enzimática: a) Conceitos de cinética enzimática, determinação da atividade enzimática e determinação da concentração de metabolitos por métodos do ponto final diretos e indiretos. Componente Prática: 1. Determinação dos teores de água, cinzas, proteínas e lípidos em alimentos; 2. Aplicação de métodos enzimáticos.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Ensino prático laboratorial com aplicação de métodos analíticos para quantificação de componentes dos alimentos. Avaliação: A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final, pressupõe: - A assistência obrigatória de 75% das sessões de contacto; - Um relatório (REL) uma ficha (F), que irão incidir na matéria dada nas sessões práticas; - Uma prova escrita teórica (PE), que incidirá na matéria lecionada nas sessões teóricas e; - Nenhum dos elementos de avaliação para dispensa de exame final pode ter uma classificação inferior a 8 valores; - A classificação final da avaliação contínua deverá ser maior ou igual a 10, sendo calculada pela fórmula [0,4x(0,7xREL+0,3xF) + 0,6xPE]. Exame final: - É condição de admissão a exame final estar inscrito na unidade curricular; - O exame final consta de uma prova escrita, que incidirá na matéria lecionada nas sessões teóricas, teórico-práticas e práticas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
S. Primrose, M. Woolfec, S. Rollinson. Food forensics: methods for determining the authenticity of foodstuffs.Trends in Food Science & Technology 21 (2010) 582-590. Pingoud, A; Urbanke, C.; Hoggett, A.; Jeltsch, A. (2002), Biochemical methods, a concise guide for students and researchers, Wiley-VCH, Alemanha. Belitz, H. D.; Grosch, W. & Schieberle, P. (2009). Food Chemistry. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.