• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TANL1155
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tratamento Estatístico de Dados

Código: TANL1155    Sigla: TED
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 18 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_1A

Teórico-Práticas: 44,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Anabela Dias Ramalho Grifo - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Anabela Dias Ramalho Grifo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se dotar os alunos de capacidades técnicas e científicas para a análise estatística sumária de conjuntos de dados, compreendendo a sua organização, a sua descrição numérica e gráfica e a análise da relação entre variáveis. Pretende-se também que adquiram noções básicas de análise de erros e competências no domínio do controlo estatístico de qualidade.


Conteúdos programáticos

1. Planeamento do estudo e recolha de dados: população e amostra, variáveis e tipologias de dados; amostragem; questionários.

2. Estatística Descritiva: distribuição de frequências, medidas de localização e dispersão. Representação gráfica e numérica de dados uni e bidimensionais. Utilização da folha de cálculo.

3. Regressão linear simples: cálculo da reta de regressão; correlação e coeficiente de correlação. Gráfico de dispersão. Análise visual dos resíduos. Estimação. Utilização da folha de cálculo.

4. Medidas de erro: noções básicas; incertezas e tipos de incerteza. Propagação de erros. Análise das incertezas.

5. Cartas de controlo: fundamentos; cartas de controlo de Shewart, construção e aplicação. Outras cartas de controlo.

6. Ferramentas estatísticas para laboratórios.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas com exposição de matéria em sessões presenciais e desenvolvimento de trabalhos práticos. Nestes trabalhos o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.

Avaliação contínua: 2 testes (Ts) e trabalhos práticos (TP).


Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.

Condições para dispensa de exame final: assistência a, pelo menos, 75% das sessões de contacto.

Fórmula de dispensa total: a classificação de dispensa total é dada por
(0,60 x média Ts) + (0,40 x média TP) >=10 valores.


Exame final: O exame consta de um teste escrito.


Nas provas de avaliação e no exame final é obrigatória uma inscrição realizada até 2 dias úteis antes da data da respetiva prova.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

ALEA, Estatística com Excel, Dossiê Didáctico nº IV.
ALEA, Estatística Descritiva com Excel - Complementos, Dossiê Didáctico nº XIII.
ALEA, Representações Gráficas - notas sobre a criação e apresentação de alguns tipos de gráficos, Dossiê Didáctico nº IX.
Fonseca, I. M. A. (2004). Química e Ensino. Erros experimentais - uma abordagem pedagógica - Parte II. Bol. Soc.Port.Química, 95.
Neves, M. A. F.; Fernandes, J. A. (1998). Métodos Quantitativos: ensino secundário. Porto: Porto Editora, 304 pp.
Pedrosa A.C.; Gama S.M. (2016). Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística. Porto: Porto Editora, 608 pp.
Murteira B. (1999). Análise Exploratória de Dados. Estatística Descritiva. Lisboa: Mc Graw-Hill de Portugal, 344 pp.
Kelley, W. D.; Ratliff, T. A. Jr.; Nenadic, C. (1992). Basic Statistics for Laboratories: A Primer for Laboratory Workers. New York, N.Y.: Van Nostrand Reinhold, 192 pp.

Observações