• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TANL1203
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise Toxicológica

Código: TANL1203    Sigla: AT
Área Científica: Química

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 8 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_2

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vanda Maria Falcão Espada Lopes de Andrade - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de:
1) conhecimentos teóricos e teórico-práticos respeitantes a conceitos fundamentais de Toxicologia, aplicações da análise toxicológica, grupos de químicos com relevância toxicológica e técnicas analíticas utilizadas para a sua deteção/quantificação;
2) experiência prática relativa a tratamento de amostras laboratoriais e métodos analíticos para deteção/quantificação de tóxicos, com ênfase na análise toxicológica forense e clínica.

Conteúdos programáticos

Teóricos:
Tema 1 - Conceitos de Toxicologia Geral e Analítica: 1.1 Toxicologia na História; 1.2 Fundamentos de Toxicologia; 1.3 Aplicações da análise toxicológica; 1.4 Disposição de tóxicos 1.5 Biomarcadores; 1.6 Tipos de amostras utilizadas em análise toxicológica e tratamento laboratorial; 1.7 Marcha geral da análise toxicológica.

Tema 2 - Químicos com relevância toxicológica e técnicas analíticas utilizadas para a sua deteção/quantificação: 2.1 Toxicologia reguladora; 2.2 Metais; 2.3 Produtos de uso doméstico; 2.4 Solventes; 2.5 Químicos radioativos; 2.6 Pesticidas; 2.7 Drogas de uso veterinário; 2.8 Medicamentos de uso humano; 2.9 Drogas de abuso; 2.10 Toxinas de origem animal, vegetal e fúngica.

Teórico-práticos e práticos:
3.1 Análise de artigos científicos e exercícios de cálculo; 3.2 Estudos de caso em aulas práticas: 3.2.1 Determinação de biomarcadores de efeito; 3.2.2 Tratamento de amostras e deteção/quantificação de químicos por métodos analíticos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conhecimentos teóricos e teórico-práticos respeitantes a conceitos fundamentais de Toxicologia serão transmitidos através dos conteúdos programáticos referidos no tema 1, análise de artigos científicos e exercícios de cálculo. As aplicações da análise toxicológica serão abordadas através dos conteúdos 1.6 e 2.1, e ao longo das aulas práticas nas quais os estudantes tomarão contacto com diferentes áreas de aplicação da Toxicologia (nomeadamente forense e clínica) pela aplicação de estudos de caso. No que diz respeito ao estudo grupos de químicos com relevância toxicológica, estes serão abordados ao longo do tema 2, sendo a abordagem das técnicas analíticas utilizadas para a sua deteção/quantificação, transversal a todo este tema. A experiência prática relativa a tratamento de amostras laboratoriais e métodos analíticos para deteção/quantificação de tóxicos, com ênfase na análise toxicológica forense e clínica será obtida através das aulas práticas. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico (T): com exposição dos conceitos por meios audiovisuais; Ensino teórico-prático (TP): análise de informação científica, exercícios de cálculo e estudos de caso; Ensino prático laboratorial: aplicação de técnicas de toxicologia analítica.

Avaliação:
A avaliação contínua, que pode conduzir à dispensa de exame final, pressupõe:
- A assistência obrigatória de 75% das sessões de contacto;
- 4 fichas de avaliação, sobre os estudos de caso e atividades de sessões P (FAP);
- 2 provas escritas teóricas (PT), sobre matéria lecionada nas sessões T;
- Nenhum elemento de avaliação pode ter classificação inferior a 8 valores;
- A classificação final da avaliação contínua deverá ser maior ou igual a10, pela fórmula:

[0,4 (média FAPs) + 0,6 (média PTs)]
Exame final:
- O exame final: prova escrita havendo dispensa parcial para elementos de avaliação com classificação igual ou maior que 10.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino adotadas permitirão que os estudantes obtenham conhecimentos teóricos respeitantes a conceitos fundamentais de Toxicologia, aplicações da análise toxicológica, grupos de químicos com relevância toxicológica e técnicas analíticas utilizadas para a sua deteção/quantificação através das sessões teóricas. A análise de artigos científicos, exercícios de cálculo e estudos de caso permitirá, em sessões teórico-práticas, que os estudantes apliquemos conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas. As aulas práticas laboratoriais permitirão a aquisição de experiência prática relativa a tratamento de amostras laboratoriais e métodos analíticos para deteção/quantificação de tóxicos, com ênfase na análise toxicológica forense e clínica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1. J. M. Repetto & K. G. Repetto (2009). Toxicología Fundamental. (4ª ed.). Ediciones Díaz de Santos, 432 pp; 2. Klaasen C., Amdur M &, Doull J., eds. (2008) Casarett and Doulls, Toxicology:The Basic Science of Poisons. (7th ed.), New York: The MacGraw-Hill Companies Inc, 1236 pp, disponível em:http://ilmufarmasis.files.wordpress.com/2011/07/casarett-and-doulls-toxicology-the-basic-science-of-poisons7th-ed.pdf; 4. Hodgson, E. (2010). A Textbook of Modern Toxicology. (4nd ed.). New Jersey, USA: John Wiley and Sons Inc, 538 pp; Disponível em www.maximcursos.com.br/pdf/a_textbook_of_ modern_ toxicology .pdf; 5. R. J. Diniz-Oliveira, D. N. Vieira and T. Magalhães (2016). Guidelines for Collection of Biological Samples for Clinical and Forensic Toxicological Analysis. Forensic Sciences Research, 1:1, 42-51, disponível em https://doi.org/10.1080/20961790.2016.1271098.

Observações