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Análise de Água e Águas Residuais

Código: TANL1205    Sigla: AAAR
Área Científica: Química

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TANL 8 Aviso n.º 5457/2018 de 23/04 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TANL_2

Teórico-Práticas: 52,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,80
Raquel Alexandra Cardoso Costa Saraiva - ESA   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Margarida da Costa Ferreira Correia de Oliveira - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de aptidões e atitudes que permitam aos estudantes compreender os princípios, a metodologia da experimentação e executar as principais técnicas de análise laboratorial de água e águas residuais.

Conteúdos programáticos

1. Técnicas de colheita, conservação e tratamento de amostras. 2. Técnicas de laboratório: parâmetros organolépticos; parâmetros fisico-químicos; parâmetros relativos a substâncias indesejáveis e parâmetros microbiológicos em água e águas residuais. 3. Legislação específica.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC tem como objectivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes ter uma abordagem sobre as principais técnicas analíticas, com vista a proporcionar aos estudantes as ferramentas necessárias para planearem, proporem protocolos experimentais e executarem as principais técnicas analíticas fisico-químicas e microbiológicas a águas e águas residuais.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
Condições de dispensa de exame
Número de provas de avaliação: 2 provas escritas; 4 provas laboratoriais.
Realizar todas as provas enunciadas no regime de avaliação e indicadas pelo docente.
- Obter em qualquer das provas realizadas uma classificação igual ou superior a 8 valores.
- Obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores no conjunto das provas de avaliação indicadas e resultante da seguinte ponderação:
- 50% provas escritas+ 50% provas laboratoriais
Exame final
Consta da realização de uma prova escrita e uma prova laboratorial.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, os quais são complementados nas aulas laboratoriais. O desenvolvimento de protocolos experimentais, bem como a apresentação e execução permitirá a consolidação dos conhecimentos adquiridos. De igual forma, pretende-se valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e do trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

APHA, AWWA, WEF. 2005. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 21st ed. American Public Health AssociaLon (APHA), American Water Works Association (AWWA) and Water Environment Federation (WEF), Washington DC, USA.
Mendes B., Santos Oliveira J.F. 2004. Qualidade da água para consumo humano. Lidel.

Observações

Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O ensino prático e pelo menos 50% do ensino teórico-prático serão ministrados na modalidade presencial.
O ensino teórico será ministrado na modalidade à distância sempre que a modalidade presencial inviabilize as prioridades anteriores.
As provas de avaliação periódicas e os exames serão presenciais.
Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia de Covid-19 em Portugal, poderá haver: 1) a substituição parcial ou total das aulas presenciais por aulas a distância; 2) a realização das avaliações periódicas e dos exames na modalidade não presencial.