• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TDEDD09
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Ética e Deontologia do Design

Código: TDEDD09    Sigla: EDD
Área Científica: Filosofia e ética

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1338
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TDD 22 Aviso n.º 2378/2016 3

Horas Efetivamente Lecionadas

TDD1

Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 2,13

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,13
Nuno Ricardo Lopes Oliveira   2,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Ricardo Lopes Oliveira Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Introdução

Perspetivam-se noções e autores fundamentais para a compreensão da educação em e para os valores: virtude; hábito, caráter. São consideradas éticas específicas e diferentes metodologias de promoção e clarificação de valores, para fundamentar a reflexão ética, o debate em torno da prática profissional, bem como a conceção e operacionalização de estratégias de educação para a cidadania.

Objetivos
- Conhecer conceitos básicos de ética e deontologia.
- Analisar códigos deontológicos.
- Conhecer as principais teorias éticas.
- Debater o código deontológico da comunicação.
- Debater códigos deontológicos.
- Conhecer as principais metodologias de educação em valores e educação para a cidadania.
- Debater problemas de ética na prática contemporânea.
- Discutir dilemas, tensões e problemas éticos no exercício da prática profissional.
- Conceber e desenvolver projetos de intervenção ao nível da promoção e clarificação de valores.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos a serem abordados nesta UC serão:
- Ética, a Moral e a Deontologia.
- Valores e as suas características.
- Cidadania e «Educação para a Cidadania».
- Códigos deontológicos.
- Código deontológico dos jornalistas
- Direitos de autor
- Citações e referências
- Diferença entre informação e opinião
- Factos e interpretações
- Ética da comunicação
- Plágio
- Liberdade de expressão
- Limites à liberdade de expressão no Código Penal: injúrias e difamação
- Constituição da República Portuguesa e direitos humanos.
- Declaração universal dos direitos da criança.
- Problemas éticos da contemporaneidade: aborto; eutanásia; racismo; igualdade de oportunidades; pobreza; guerra; paz

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos de aprendizagem por se pretender que os estudantes tenham uma perceção dos conteúdos de Ética e Deontologia do Design. Como futuros profissionais na área é importante terem a perceção do que podem fazer e do que não devem fazer.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias
- Apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados.
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão.
- Construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.

- As aulas terão dinâmicas ativas de role-play, flipped classroom, apresentações realizadas por convidados, sem que a maioria das aulas serão com realização de trabalhos em sala de aula. 

Avaliação
- Instrumentos de Avaliação: 
1- Participação ativa na aula - ponderação de 20%; 
2- conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca neste módulo: uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 60%. 
3- Projeto final com a referida apresentação - ponderação 20%.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia básica
da Silveira, P. A. C. V. (2022). Algoritmos morais, conflitos morais e outros problemas de design éticos aplicados à Inteligência Artificial. Bioética, neuroética & ética de IA num mundo pós-pandêmico.
- Lafollette, H. (2005). Ethical Theory. Londres: Blackwell.
- Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora.
- Marques, R. (2003). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença.
- Sanchez, M. (1999). Educacion en valores para una Sociedad Plural. Bilbao: Desclée.

Silva, M. M. S. S. S. (2020). Gerir o design: responsabilidades, conduta e direitos (Doctoral dissertation).
- Vázquez Apodaca, G. G. (2021). Proceso de construcción de la eticidad del diseño gráfico: perspectivas éticas y épocas que definen la evolución de su ética aplicada. Zincografía5(9), 58-80.

Sítios e páginas de referência:
http://www.eses.pt/usr/ramiro/index.htm
www.findarticle.com
www.highbeam.com

Observações