Código: | TMTA1102 | Sigla: | ECRN | |
Área Científica: | Ciências do Ambiente |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TMTA | 24 | Despacho n.º 9079/2021 de 13/09 | 1º | 5 | ||
Aviso n.º 616/2016 de 21/01 | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 52,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.
1. Objectivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efectivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 6. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 7. Poluição e Bioindicadores. 8. Sistemas de Gestão Ambiental: Série Normas ISO 14000 e Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditorias (EMAS), avaliação de impacte ambiental, auditorias ambientais, análise de risco e avaliação de ciclo de vida. Certificação Ambiental. 9. Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.
Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e
atual sobre o funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da
atividade antropogénica. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios ambientais,
mas também dos instrumentos de gestão ambiental, esta UC pretende dotar os alunos das
competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável em diversas atividades.
As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Avaliação:
1 - Condições para admissão a exame final
Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir,
através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os
principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende
valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa
através da elaboração de trabalhos de grupo.
Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta.
Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles Jr., M. C., 2005. Ecology Concepts and Applications. McGraw-Hill.
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel Edições Técnicas, Ldª.
Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer.