Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conceber uma arquitetura dos serviços adequada a uma dada realidade e contexto empresarial
Instalar e configurar os sistemas e os serviços necessários, respeitando as melhores práticas e as precedências de implementação
Realizar as tarefas correntes de administração de sistemas
Assegurar a manutenção preventiva necessária e garantir a boa execução dos procedimentos de salvaguarda dos dados
Realizar a reposição de sistemas
Conteúdos programáticos
Virtualização
Plataformas de virtualização
Consolidação de Serviços
Instalação de servidores
Configurações iniciais
Gerir utilizadores
Gerir funções de impressão
Administrar serviços de rede
Active Directory e outras estruturas de diretório
Políticas de grupo e outras configurações de Segurança
Firewall
Partilha de recursos
Deployment Services
Monitorizar objetos do sistema de ficheiros e processos
Gestão de discos e partições
Cópias de segurança
Visualização de eventos
Desempenho e fiabilidade
Acesso remoto e rede
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nesta unidade curricular são introduzidos os conceitos base associados à administração de sistemas, com particular enfase na configuração e monitorização do seu funcionamento, com recurso aos principais sistemas operativos de rede.
O primeiro conteúdo programático destina-se à aquisição de conhecimentos na gestão de soluções de virtualização sob um enfoque ligado à gestão de recursos (espaço em disco, capacidade de processamento e disponibilidade da memória, sobretudo), concretizando também o primeiro objetivo de aprendizagem.
Os conteúdos 2 até ao 14 permitem concretizar os restantes quatro objetivos de aprendizagem, permitindo aos estudantes a aquisição de conhecimentos sobre administração de sistemas, os requisitos de funcionamento e a monitorização preventiva recomendada para cada um dos serviços ou configurações exploradas - com enfase na aplicação prática dos conhecimentos.
A estrutura de conteúdos proposta permite assim atingir todos os objetivos propostos para a unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia de ensino recorre a aulas teóricas onde os conceitos são expostos e discutidos. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre a aplicação dos conceitos e recorrem igualmente à realização de ensaios e de exercícios destinados à consolidação das aprendizagens. As aulas práticas permitem aos estudantes a concretização das configurações sobre os equipamentos ou em ambientes de simulação/virtualização.
A avaliação da unidade curricular faz-se com recurso aos seguintes elementos de classificação, estando entre parenteses indicada a ponderação destes no cálculo da nota final:
Desempenho em contexto de sala de aula (10%)
1 Trabalho Prático (30%)
1 Teste individual (60%)
Requer avaliação superior a 8 valores a ambas as componentes (teste e trabalho).
O método de avaliação de conhecimentos é avaliação contínua. Serão dispensados de exame final os alunos que obtenham a classificação mínima de 10 (dez) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular requer necessariamente conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão das diferentes componentes do conteúdo programático. As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger todos os objetivos de aprendizagem.
O cariz prático encontrado nos equipamentos, simuladores e ambientes de virtualização torna-se fundamental para uma mais completa demonstração e aplicação dos conceitos e práticas subjacentes. A componente prática permite demonstrar alguns requisitos que as soluções deste tipo necessitam de observar no seu funcionamento.
As aulas teórico práticas permitirão a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos perante problemas determinados fomentando o trabalho autónomo do estudante.