• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPSI003
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Língua Portuguesa

Código: TSPSI003    Sigla: LP
Área Científica: Língua e Literatura Materna

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 42 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 42,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Dulce Correia Vidal - ESGTS   3,00
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Patrícia Alves de Carvalho Lobo - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dotar os alunos das competências e dos conhecimentos necessários à adequação da língua materna ao contexto profissional. Aperfeiçoar o domínio da língua portuguesa e a capacidade de expressão oral e escrita.  


Conteúdos programáticos

1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios 
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva

2. Comunicação escrita
2.1. Textos de plataformas digitais
2.2. Textos da área profissional 
2.3. Textos do domínio comercial/institucional

3. Comunicação oral
3.1. Regras para uma boa expressão oral
3.2. Apresentações de projetos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Reuniões, debates e negociações


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular em questão estão em coerência com os objetivos da unidade curricular atendendo a que os temas escolhidos, para análise e discussão, requerem um grau de complexidade linguística e reflexiva que lhes seja equivalente.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte da docente.
Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa, fomentando-se a participação de todos os intervenientes nas sessões presenciais e nas tarefas propostas na plataforma moodle.

  • Projecto Individual - 20%
  • Projectos de grupo - 30%
  • Apresentação oral - 20% 
  • Teste - 30% 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino permitem desenvolver um conjunto de competências profissionais que vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular. A metodologia de trabalho baseada na resolução de exercícios e de casos práticos permite consolidar os conhecimentos adquiridos ao aplicá-los em situações reais da futura vida profissional. A realização de pequenos trabalhos para desenvolver fora das horas de contacto possibilita aos/às alunos/as a acompanhar de perto o desenrolar da matéria.
Os métodos de avaliação permitem averiguar se o/a aluno/a adquiriu conhecimentos suficientes para atingir os objetivos propostos pela UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


BARTON, D. e C. LEE. Linguagem Online - Textos e Práticas Digitais. São Paulo: Parábola Editorial. 2015.

LOPES, M. e PINTO, M. e AZEVEDO, M. Gramática Prática de Português. Lisboa: Raiz Editora, 2015.

MCGOVERN, G. e C. ODOWD. Como escrever para Web. Centro Atlântico, 2002.

NASCIMENTO, Z. e  J. PINTO. A Dinâmica da Escrita. Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora, 2005.

OLIVEIRA, M. Fábrica do Texto - Guia para Produção de Diferentes Tipos de Textos. Cascais: Arte Plural Editores, 2005.