• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPSI004
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Sistemas de Informação

Código: TSPSI004    Sigla: SI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 43 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 5

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 56,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Fernando José da Fonseca Bento - ESGT   4,00
Pedro Filipe Marques Torrezão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Definir os conceitos básicos de um Sistema de Informação.

- Reconhecer as tecnologias utilizadas nos Sistemas de Informação;

- Listar as potencialidades dos Sistemas de Informação;

- Descrever o processo de planeamento de um Sistema de Informação.

- Descrever o processo de análise e desenho utilizando UML (Unified Modeling Language)

- Explicar os conceitos chave do Processo Unificado (UP - Unified Process).

- Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Comunicação, Atividades, Estado.

Conteúdos programáticos

1. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
- Introdução aos Sistemas de Informação;
- Dados, Informação e conhecimento;
- Conceitos de Sistema e Sistemas de Informação;
- Os Sistemas de Informação como apoio ao processo de tomada de decisão;
- As necessidades do Sistemas de Informação e Influência nos processos de negócio;
- Tecnologias associadas aos Sistemas de Informação;
- Planeamento de Sistemas de Informação;
- O Processo de planeamento;
- A situação atual dos Sistemas de Informação.
2. CONCEÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
- Introdução à análise de Software;
- Evolução das metodologias de modelação;
- Modelação Visual;
- Definição de UML;
- Método interativo e incremental;
- Diagramas;
- Modelação UML; Casos de Uso, Diagrama de Classes, Diagrama de Atividades, Diagramas de Sequência, Diagramas de Comunicação e Diagramas de Estado.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos da unidade curricular assentam em linhas de orientação que correspondem à estrutura do programa da mesma.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma componente de trabalhos de grupo que servirá o interesse de todos os intervenientes nas sessões presenciais destinadas à sua discussão.

Trabalhos de grupo - 60%

Teste de avaliação - 40%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas expositivas para transmitir o essencial que permita aos alunos realizarem os exercícios práticos desenvolvidos em seguida, em sessões teórico-práticas. Posteriormente, os alunos serão desafiados aplicar os conhecimentos em ferramentas adequadas, em sessões de práticas laboratoriais ou sessões em modelo eLearning.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Lopes, F., Morais, M., Carvalho, A. (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA Editora

- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. FCA. Editora.

- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2009). Fundamental de UML. 3a Ed. FCA Editora.

- Object Management Group [OMG] (2017), UML Specification. Version 2.5.1

- Serrano, A., Caldeira, M. & Guerreiro, A. (2004). Gestão de Sistemas e tecnologias de informação. FCA Editora

- Varajão, J. (1998). A Arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação. FCA Editora