Código: | TSPSI004 | Sigla: | SI | |
Área Científica: | Ciências Informáticas |
Área de Ensino: | Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
TSPSI | 42 | Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro | 1º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
- Definir os conceitos básicos de um Sistema de Informação.
- Reconhecer as tecnologias utilizadas nos Sistemas de Informação;
- Listar as potencialidades dos Sistemas de Informação;
- Descrever o processo de planeamento de um Sistema de Informação.
- Descrever o processo de análise e desenho utilizando UML (Unified Modeling Language)
- Explicar os conceitos chave do Processo Unificado (UP - Unified Process).
- Construir diagramas de Casos de Uso, especificações de Casos de Uso, Classes, Sequência e Comunicação, Atividades, Estado.
1. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
- Introdução aos Sistemas de Informação;
- Dados, Informação e conhecimento;
- Conceitos de Sistema e Sistemas de Informação;
- Os Sistemas de Informação como apoio ao processo de tomada de decisão;
- As necessidades do Sistemas de Informação e Influência nos processos de negócio;
- Tecnologias associadas aos Sistemas de Informação;
- Planeamento de Sistemas de Informação;
- O Processo de planeamento;
- A situação atual dos Sistemas de Informação.
2. CONCEÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
- Introdução à análise de Software;
- Evolução das metodologias de modelação;
- Modelação Visual;
- Definição de UML;
- Método interativo e incremental;
- Diagramas;
- Modelação UML; Casos de Uso, Diagrama de Classes, Diagrama de Atividades, Diagramas de Sequência, Diagramas de Comunicação e Diagramas de Estado.
Os objetivos da unidade curricular assentam em linhas de orientação que correspondem à estrutura do programa da mesma.
O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma componente de trabalhos de grupo que servirá o interesse de todos os intervenientes nas sessões presenciais destinadas à sua discussão.
Trabalhos de grupo - 60%
Teste de avaliação - 40%
O processo ensino/aprendizagem implementa-se através de aulas expositivas para transmitir o essencial que permita aos alunos realizarem os exercícios práticos desenvolvidos em seguida, em sessões teórico-práticas. Posteriormente, os alunos serão desafiados aplicar os conhecimentos em ferramentas adequadas, em sessões de práticas laboratoriais ou sessões em modelo eLearning.
- Lopes, F., Morais, M., Carvalho, A. (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação. FCA Editora
- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. FCA. Editora.
- Nunes, M., O'Neil, H. & Ramos, P. (2009). Fundamental de UML. 3a Ed. FCA Editora.
- Object Management Group [OMG] (2017), UML Specification. Version 2.5.1
- Serrano, A., Caldeira, M. & Guerreiro, A. (2004). Gestão de Sistemas e tecnologias de informação. FCA Editora
- Varajão, J. (1998). A Arquitectura da Gestão de Sistemas de Informação. FCA Editora