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Introdução à Programação

Código: TSPSI005    Sigla: IP
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 50 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 70,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 10,00
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT   5,00
Rafael Alexandre Braga Silva - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A aprovação nesta unidade curricular certifica que o aluno adquiriu conhecimentos especializados de algoritmia e de programação estruturada de computadores e que tem as aptidões necessárias para desenvolver software, obedecendo a normas e convenções adequadas e seguindo um ciclo desenvolvimento de três etapas, as quais correspondem aos 3 objectivos principais da UC:

O1) Saber fazer a especificação do problema.

O2) Saber construir um algoritmo para a resolução do problema, em pseudocódigo, de acordo com a especificação feita, implicando isso saber:
a) Identificar e aplicar os tipos de dados standard duma linguagem
b) Identificar e aplicar tipos de dados abstratos.
b) Identificar e aplicar as principais estruturas de controlo algorítmicas.
d) Modularizar um algoritmo.

O3) Saber implementar o algoritmo usando os recursos da linguagem Java, sendo capaz de
a) Codificar o algoritmo;
b) Testar o código desenvolvido, detectando e corrigindo erros.

Conteúdos programáticos

C1. Conceitos básicos: computadores, programas, dados e instruções; estrutura de um programa; operações básicas de entrada e de saída; compilação de um programa; primeiro exemplo.

C2. Metodologia de desenvolvimento de software: especificação do problema; algoritmo; codificação; testes.

C3. Técnica de especificação de problemas.

C4. Técnica de elaboração de algoritmos. Conceitos de programação estruturada.

C5. A linguagem JAVA: sintaxe da linguagem: constantes e variáveis; operadores; tipos de dados; entrada e saída de dados; instruções básicas; estruturas de controlo (decisão e repetição); bibliotecas de recursos: classes Math e Random; programação estruturada: programação modular, scope de variáveis, métodos e passagem de parâmetros; estruturas de dados (sequências de caracteres, vetores, matrizes e ficheiros. Interfaces: modos consola e gráfico.

C6. Boas práticas em programação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O1 - Especificação de problemas: conteúdos programáticos C1, C2,C3 e C6.
O2 - Concepção de algoritmos: conteúdos programáticos C1, C2, C4 e C6.
O3 - Implementação de algoritmos: conteúdos programáticos C1,C2,C5 e C6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A) ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos.
M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos e promovendo a análise crítica.
M3. Horas de atendimento no horário oficial.

B) ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia recomendada e publicações no Moodle.

C) FERRAMENTAS
M5. Linguagem: Java
M6. IDE: Eclipse

2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

- Instrumentos: 2 testes individuais (T1 e T2) e trabalhos individuais e de grupo (T3).
- Classificação final: 25% T1 + 25% T2 + 50% T3
- Condições de aprovação: [T1 >= 7,0]  E  [T2 >= 7.0]  E  [T3 >= 10.0]  E  [assiduidade >= 75%].
- Exames. Não incluem prova oral
- A atribuição de nota superior a 16 pode ficar dependente de defesa de nota numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores
- Infrações académicas: aplica-se o RACC, artº10, nº2.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O1 - Especificação de problemas: metodologias M1, M2, M3, M4.
O2 - Concepção de algoritmos: metodologias M1, M2, M3 e M4.
O3 - Implementação de algoritmos: metodologias M1, M2, M3, M4, M5 e M6.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- CARVALHO, Adelaide. EXERCÍCIOS DE JAVA (2012). Lisboa: FCA Editora, 2017.

- Coelho, P. (2016). Java - Introdução. [online]. Lisboa: FCA Editora.
- Introduction to Java, JetBrains Academy. Disponível em: https://hyperskill.org/tracks/8.
- Java e Orientação a Objetos (2018). Disponível em: https://www.caelum.com.br/download/caelum-java-objetos-fj11.pdf
- The Java TM Tutorials. (2018). Disponível em: http://docs.oracle.com/javase/tutorial/
- (c) 2007, 2. (2018). Using the Eclipse IDE for Java programming - Tutorial. Disponível em: http://www.vogella.com/tutorials/Eclipse/article.html#exportingprojects

Observações