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Bases de Dados I

Código: TSPSI007    Sigla: BDI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 43 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 33,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 33,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Diogo Severiano - ESGTS   1,20
Ricardo Miguel Andorinha Rodrigues - ESGT   1,20
Vânia Raquel Cerqueira Castro Besouro - ESGT   3,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Costa Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular (UC) de Base de Dados I (BDI) apresenta-se como uma primeira abordagem à problemática da modelação e criação de bases de dados relacionais.

No final da UC o aluno deverá saber: Definir os conceitos fundamentais sobre a gestão da informação; reconhecer a importância de uma correta gestão da informação; analisar e estruturar a informação que vai alimentar uma base de dados relacional; implementar o modelo relacional; saber efetuar a normalização de dados e aplicar as regras que contribuem para a integridade dos mesmos; criar uma base de dados em SQL; criar, alterar e eliminar tabelas e índices em SQL; conhecer e aplicar o conceito de transação; conhecer e aplicar privilégios.

Conteúdos programáticos

1 . Fundamentos de Bases de Dados:
abordagem tradicional; Abstração de dados; modelos de dados; tabelas; chaves primária; chaves forasteira.
2. Metodologias de desenho e conceção de Bases de Dados Relacionais:
integridade dos dados; dados redundantes; dependência funcional; normalização de dados; objetivos a atingir num projeto de BDs; Passagem (E-R D) para Esquema de Dados.
3. A linguagem interrogação SQL:

escolher tipos de dados; criação de tabelas (CREATE TABLE); parâmetros de restrições; tipos de restrições; alteração da estrutura de uma tabela (ALTER TABLE); criação de índices (CREATE INDEX); Eliminação de tabelas e índices (DROP TABLE e DROP INDEX); Inserção de linhas (INSERT ); Eliminação de linhas (DELETE ); Integridade dos dados; Criação da Bases de Dados SQL; Conceito de transação (COMMIT e ROLLBACK).
4. Interrogações em SQL: simples, Junções, Funções, Funções de Grupo
5. Gestão de privacidade/segurança na BDs:  Privilégios de objetos (GRANT e REVOKE).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa da unidade curricular encontra-se estruturado em torno e no sentido da prossecução dos objetivos definidos. O primeiro objetivo é conseguido no final do primeiro tópico do programa, pela introdução de conceitos base para a compreensão de todos os assuntos que serão analisados em sequência.
Os seguintes seis objetivos serão alcançados pelo segundo ponto do programa, direcionando o estudo para a fase de conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura.
À medida que se vai percorrendo o programa da UC, os tópicos abordados vão sendo cada vez mais práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas e das que se seguem.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia de ensino adotada para esta unidade curricular reside na ênfase atribuída ao método de "aprendizagem fazendo" que consiste na introdução de um trabalho prático que é desenvolvido ao longo do semestre, onde os alunos terão que passar pelas várias fases de análise, desenho e criação de uma base de dados em SQL. Pretende-se com este trabalho a implementação de uma base de dados para resolver o problema especificado pelo grupo de trabalho. Serão expostos pelo docente, os conceitos principais subjacentes à temática das bases de dados.
A avaliação terá a seguinte ponderação:
    - 1 teste de avaliação- 50%
    - 1 trabalho prático (de grupo) - 50%
Tendo em conta a conjuntura atual de pandemia a leccionação e acompanhamento de trabalhos desta unidade curricular será online, sendo cumprido o horário de aulas presenciais.
Para que o aluno fique dispensado do exame, a classificação da frequência assim como a classificação do trabalho prático deverá ser pelo menos 8 valores.   



Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A forte componente prática da UC conduz a um tratamento privilegiado do fazer. Contudo, na base destas competências práticas, existe também um conjunto de conhecimento teórico, conceptual, que importa transmitir aos alunos para que a prática se possa realizar de forma consciente e eficaz. Aprender fazendo, mas de forma informada sobre a técnica e a ciência que suporta essas competências. Por isso, a UC inicia pela exposição dos conceitos chave, evoluindo rapidamente para a aplicação desses conhecimentos para situações reais dos sistemas de informação suportados por bases de dados.
Por se considerar que ambas as componentes - teórica e prática - e, por outro lado, conceptual e de construção, são igualmente importantes e dependentes entre si, as avaliações estão concentradas em torno destes componentes. A realização de duas provas de avaliação pretende aferir as competências dos alunos, num primeiro momento, sobre a componente conceptual teórica e prática e, num segundo momento, sobre as competências relativas à construção e gestão das bases de dados recorrendo a ferramentas líderes no mercado.
Para avaliar horizontalmente todas as competências exigidas para aprovar nesta UC, a realização de um trabalho de grupo, onde se aliam todos os elementos do ciclo de vida das bases de dados, confere uma consistência superior ao método de ensino/aprendizagem e ao processo de avaliação..

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿    Date,C.J., An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
¿    Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
¿    Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
¿    Database Systems, Addison and Wesley Professional, 2003

Observações