• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPSI008
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Engenharia de Software

Código: TSPSI008    Sigla: ES
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 43 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-1-VFX

Teórico-Práticas: 42,00

TTPSI-1-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Bruno Filipe Lazarino Jesus - ESGT   3,00
Pedro Filipe Marques Torrezão - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João António Marujo Nascimento - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em geral, espera-se que um aluno aprovado nesta Unidade Curricular tenha a capacidade de entender e de aplicar boas práticas na construção de software.

Em particular, espera-se do aluno aprovado:
1 - A capacidade de estruturar o desenvolvimento de sistemas de software utilizando a abstração e a decomposição;
2 - A capacidade de documentar APIs de forma a serem entendíveis pelos seus utilizadores;
3 - A aptidão de desenvolver software em equipa e controlar e harmonizar diferentes versões;
4 - A capacidade de conceber e implementar testes unitários de forma a validar a obediência aos requisitos

Conteúdos programáticos

Boas práticas de construção de software

Alto Nível 
Decomposição e Abstracção
Generalização
 Encobrimento da Informação
 Baixo
Nível Convenções de Codificação
Programação Defensiva
Validação dos Parâmetros e disparo de Exceções
Application Programming Interfaces (APIs)
Utilização e Construção de Java Packages
Criação de Documentação com JavaDocs
Normas a obedecer na escrita de JavaDocs
Controle de Versões e Colaboração em Equipa 
Git e Github 
Repositórios Locais e Remotos 
 Melhoramentos contínuos e gestão das versões 
Branch e Merge 
 Sincronização de repositórios locais com repositórios remotos 
Testes Unitários 
Testes sistemáticos 
 Testes automatizados com JUnit 
Concepção e implementação de Casos de Teste

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Cada um dos objetivos enumerados para a Unidade Curricular (UC) é atingido por cada um dos tópicos principais dos conteúdos programáticos da UC. O objetivo geral é obtido pela acumulação dos objetivos enumerados, constituindo um macro objetivo. Os 4 objetivos enumerados, do 1 a 4, são conseguidos pelo trabalho desenvolvido em cada um dos pontos do plano curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologia de ensino: Aulas teórico-práticas de exposição da matéria, de demonstração de conceitos e de software, de resolução de exercícios e de apresentação e discussão da solução dos exercícios. Aulas práticas dedicadas à realização do projeto da disciplina e aulas de apresentação e discussão dos projetos dos alunos. 

Avaliação: Realização de um teste prático com um peso de 50% na nota final Conceção, desenho e implementação de um projeto em sala de aula (50% da nota final).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta que as boas práticas seguem conceitos teóricos que são essenciais para se conseguir os objetivos e resultados propostos, as metodologias seguidas, apesar de previligiarem o trabalho prático, incluem também uma componente teórica que dá sentido ao conjunto de conhecimento que depois se aplicará na prática.

A avaliação contempla estas duas facetas dos conteúdos incluídos nesta UC. O teste prático permitirá aferir da conjugação entre teoria e prática. O trabalho de grupo favorece a aprendizagem e simultaneamente permite aferir do progresso do estudante ao longo do semestre.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Beginning Software Engineering (2015), Rod Stephens, Wrox

Effective Java (2018), Joshua Bloch, Addison-Wesley 
Version Control with Git: Powerful tools and techniques for collaborative software development (2012), Jon Loeliger, O'Reilly Media
Pragmatic Unit Testing in Java 8 with Junit(2015), Jeff Langr, Pragmatic Bookshelf