• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > TSPSI015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bases de Dados II

Código: TSPSI015    Sigla: BDII
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 22 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-2-VFX

Teórico-Práticas: 40,50

TTPSI-2-STR

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Vânia Raquel Cerqueira Castro Besouro - ESGT   6,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Costa Rodrigues - ESGT Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular de Bases de Dados II apresenta-se como uma primeira abordagem à interrogação em SQL e administração de bases de dados.
O aluno deverá reconhecer a importância da linguagem SQL e desenvolver as seguintes competências:
- Utilizar sem ambiguidades a terminologia da linguagem SQL.
- Efetuar consultas a uma base de dados através da linguagem SQL.
- Efetuar relacionamentos de tabelas através do SQL.
- Adicionar, alterar e remover dados de uma base de dados usando o SQL.
- Sumariar informação existente numa base de dados através das consultas de sumário.
- Produzir pesquisas complexas recorrendo aos mecanismos próprios do SQL.

Conteúdos programáticos

1. Querys Simples
2. Querys Junções
- Produto Cartesiano ou Junção Cartesiana
- Equijunção 
- Pseudónimos para nomes de tabelas
- Não Equijunção
- Junção Natural
- Junção Externa
- Junção Pura
- Junções com chaves compostas
3. Querys com Funções de Grupo
- AVG(n), COUNT(n *), MAX(n), MIN(n), SUM(n), STDDEV(n), VARIANCE(n)
- cláusula GROUP BY
- cláusula HAVING
4. Querys Encadeados

- Funções de Grupo em subconsultas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Os objetivos serão alcançados pelo vários pontos do programa, direcionando o estudo para a fase pós conceção de uma base de dados relacional, uma vez percecionadas as características e implicações de trabalhar com este tipo de estrutura.

Os tópicos abordados são práticos para permitir uma maior consolidação dos conhecimentos. A aplicação dos conceitos estudados anteriormente, na manipulação de um sistema de gestão de base de dados, ajudará a uma melhor compreensão das matérias estudadas.



Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A obtenção dos objetivos nesta unidade de curricular será conseguida através da realização de um teste teórico-prático sobre os comandos estudados no decorrer das aulas. A par desta avaliação periódica, será realizada uma avaliação contínua no decorrer das sessões expositivas, onde, aos alunos, serão colocados desafios para consolidar os conhecimentos transmitidos e solicitado que submetam as suas resoluções ao docente.
Em conjunto com a avaliação individual, far-se-á uma outra avaliação através de um trabalho de grupo para promover o espírito de equipa, a interação e troca de saberes e competências entre os alunos na resolução de um problema proposto pelo docente, mas onde os alunos também terão um papel importante na definição dos resultados a obter. 
Estes elementos de avaliação têm uma ponderação de 30% para o trabalho prático, 50% para o teste teórico-prático e 20% para a avaliação contínua (manifestada na participação nas aulas).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Muito embora os alunos já tenham tido contacto com estes domínios das bases de dados previamente, nomeadamente ao nível da unidade curricular Bases de Dados I, há um conjunto importante de novos conceitos a interiorizar que é necessário trabalhar. Assim, a necessidade de juntar as explicações teóricas dos novos conceitos com a prática que promoverá a sua assimilação. A existência de vários momentos de avaliação ao longo do semestre, evita a concentração de responsabilização por parte dos alunos e promove o trabalho contínuo ao longo do semestre.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Date, C. J. E An Introduction to Database Systems, Volume I, Eighth Edition, U.S.A., Addison_wesley Publishing Company, Inc., 2003
- Elmasri, R., Navathe, S.B., Fundamentals of Database Systems, 4th ed, Addison Wesley, 2004, 0321204484
- Ramakrishnan, R., Gehrke, J., Database Management Systems, 3rd ed, McGraw Hill, 2002
- Damas, L., SQL, 14ª Edição atualizada, FCA, 2014