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Programação para Dispositivos Móveis

Código: TSPSI017    Sigla: PDM
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 26 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 6

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-2-VFX

Teórico-Práticas: 49,50

TTPSI-2-STR

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Mário Alexandre Martins Duarte - ESGT   4,00
Pedro Filipe Marques Torrezão - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC integra-se no conjunto de UC dedicadas ao desenvolvimento de aplicações e pretende promover as seguintes aprendizagem:

O1. CONHECIMENTOS. O aluno tem:

a. Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis;
b. Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas
c. Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis.
d. Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis.


O2. APTIDÕES. O aluno:

a. Apresenta e explica as principais tecnologias e equipamentos móveis;
b. Concebe e implementa interfaces gráficas para aplicações informáticas.
c. Segue procedimentos adequados para a conceção colaborativa de aplicativos móveis.
d. Segue o ciclo integral de desenvolvimento de aplicações móveis.

O3. ATITUDES. O aluno:

a. Demostra capacidade de trabalho em equipa.
b. Demonstra capacidade de comunicação.
c. Demonstra capacidade analítica e de pensamento lógico.
d. Demonstra responsabilidade, iniciativa e autonomia.

Conteúdos programáticos

C1. Tecnologias e equipamentos móveis.

C2. Aplicações com interfaces gráficas: layouts; componentes de interface; programação dirigida por eventos.

C3. Conceitos fundamentais no desenvolvimento para dispositivos móveis: motivação; conceitos sobre programação móvel; tipos e especificidades de equipamentos móveis; tipos e características das ferramentas para o desenvolvimento de aplicações móveis; emuladores; ambientes integrado para o desenvolvimento de aplicações móveis;

C4. Desenvolvimento de aplicações

- Anatomia dum projeto.
- Conceção de interface: linhas de orientação; componentes de interface e outros recursos.
- Conceção da aplicação: da ideia ao mapa de navegabilidade.
- Ambientes de desenvolvimento e linguagens: programação fundamental.
- Tópicos de programação avançada (depuração de erros, provedores de conteúdos; mensagens e networking; dados persistentes; alarmes; serviços de localização).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos [C] contribuem para a concretização dos objetivos de conhecimento O1 da unidade curricular da seguinte forma:

O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis:  [C1,C3]

O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [C2]

O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [C2,C3]

O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [C1,C2,C3,C4]

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

1. METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

1.1. ENSINO PRESENCIAL
M1. Aulas teóricas/práticas: apresentação teórica e ilustração de casos.
M2. Aulas práticas/experimentais: resolução de casos relacionando conteúdos programáticos e promovendo a análise crítica de resultados.
M3. Horas de atendimento no horário oficial.

1.2. ESTUDO EM AUTONOMIA
M4. Bibliografia, publicações na Moodle (fichas...)

1.3. FERRAMENTAS DE TRABALHO (ou alternativa)
F1. Java Platform, Standard Edition 8

F2. Android Studio

2. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
- Instrumentos: Testes Individuais TI e Trabalhos Práticos TP.
- Classificação final: 30% TI + 70% TP.
- Condições de aprovação: [TI >= 9,5] E [TP >= 9,5] E [cumprimento da assiduidade mínima].
- Exames. Não incluem prova oral.
- Notas superiores a 16. A atribuição de nota superior a 16 pode ficar dependente de defesa numa prova oral. O estudante pode abdicar dessa defesa, sendo-lhe então atribuída a classificação de 16 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino [M] contribuem para a concretização dos objectivos de conhecimento O1 da seguinte forma:

O1a - Conhecimentos fundamentais sobre tecnologias e equipamentos móveis: [M1,M4]


O1b - Conhecimentos fundamentais de conceção de interfaces gráficas: [M1,M2,M4]

O1c - Conhecimentos fundamentais de conceção de aplicações móveis: [M1,M2,M3,M4]

O1d - Conhecimentos especializados de desenvolvimento de aplicações móveis: [M1,M2,M3,M4]

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Bill Phillips, Chris Stewart, Kristin Marsicano, Brian Gardner - Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide 4th Edition 2019

- Annuzzi, J., Introduction to Android Application Development: Android Essentials, Pearson, 4ª Edição, 2013.

- Queirós, R., Android:  Bases de Dados e Geolocalização, FCA Editora, 2016.

- Queirós, R., Android Profissional - Desenvolvimento Moderno de Aplicações, FCA Editora, 2018.

- Site: http://developer.android.com/index.html

Observações

Nada a referir.