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Projeto de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Código: TSPSI018    Sigla: PTPSI
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 21 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 4

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-2-VFX

Teórico-Práticas: 56,00

TTPSI-2-STR

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT   4,00
Diogo Severiano - ESGTS   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No contexto da realização de um projeto prático:

- Definir os principais conceitos associados à Gestão de Projetos.

- Participar na elaboração da definição do projeto.

- Aplicar conhecimentos, técnicas e ferramentas para planear, dirigir e controlar atividades que visem atingir os objetivos do projeto.

- Realizar a escolha da metodologia mais adequada para cada situação.

- Aplicar técnicas e ferramentas específicas do fecho das etapas ou do próprio projeto.

- Usar uma ferramenta informática de suporte ao planeamento e ao desenho gráfico do projeto.

- Implementar um projeto de sistemas de informação, desde a sua génese até ao encerramento, dando uma visão global das diversas etapas e aplicando na prática, de forma integrada, todos os (ou o máximo possível dos) conhecimentos adquiridos no decorrer do curso;

- Demonstrar a preparação para a realização do Estágio.

Conteúdos programáticos

- Conceitos Genéricos;

- Início do Projeto;

- Definição do Projeto;

- Planeamento do Projeto: O Produto; O Trabalho; Os Recursos; e as Estimativas (Esforço, Duração e Custo);

- Execução do Plano;

- Medição e Controlo da Execução;

- Implementação do Produto;

- O Fecho;

- Ferramentas de apoio à Gestão de Projetos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta que os objetivos da unidade curricular procuram dar ao aluno uma visão global do processo de gestão de projeto, pela aplicação de técnicas e ferramentas específicas, os conteúdos programáticos previstos seguem o percurso típico indicado pelo PMI (Project Management Institute) ¿ editor do PMBoK, documento em que se baseia a quase totalidade da estrutura curricular desta unidade. Em todos os capítulos, apesar de não estar evidente nos conteúdos programáticos, a componente prática será considerada como principal forma de garantir a apreensão das competências consideradas como essenciais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sendo uma unidade curricular a ocorrer no momento imediatamente anterior à entrada em estágio, procurar-se-á preparar o formando para o contacto com o meio organizacional simulando o contexto de projeto. Os formandos proporão a execução, em grupo definido pelo docente, de um trabalho técnico no âmbito da área do curso e farão todo o processo desde a definição até ao encerramento do projeto que conduzirá à realização desse trabalho. Os processos realizar-se-ão maioritariamente em sala de aula e serão devidamente acompanhados pelo docente.

A obtenção dos objetivos nesta unidade de curricular será avaliada através da realização de um teste teórico-prático sobre os conceitos, técnicas e ferramentas de gestão de projetos e pela aplicação prática dos conceitos que já foram, ou que estão a ser, ministrados no curso. Estes elementos de avaliação têm uma ponderação de 60% para o trabalho prático e 40% para o teste teórico-prático.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem das competências relativas à Gestão de Projetos é mais eficaz quando se baseia na aplicação prática dos conceitos. Contudo, essa aplicação não deve ser iniciada antes de garantir que os alunos dominem alguns dos conceitos teóricos. Isto assumindo que já detêm também competências sobre o trabalho técnico que irão gerir. Assim, há que dosear adequadamente o tempo que se dedica à componente teórica e à prática.

A transmissão dos conhecimentos teóricos é feita em aulas expositivas, quando possível mostrando casos práticos, seguidas de aulas de forte pendor prático.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, M. A. (2013). Exercícios de Gestão de Projectos Resolvidos com o MS Project. FCA Editora.

Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos. FCA Editora, 8ª edição.

Nogueira, E. (1995). Dirigir Reuniões com Sucesso. Editorial Presença. Coleção Gestão Essencial. Lisboa.

Pressman, R. S. (2010). Engenharia de Software. Makron Books.

Silva, M. (2014), Microsoft Project 2013 - Depressa & Bem. FCA Editora.

The Project Management Institute [PMI] (2016). A Guide to the Project Management body of Knowledge., Sixth Edition.

Observações