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Estágio

Código: TSPSI019    Sigla: EST
Área Científica: Ciências Informáticas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TSPSI 28 Aviso n.º 835/2016, de 26 de fevereiro 30

Horas Efetivamente Lecionadas

TTPSI-2-VFX

Teórico-Práticas: 0,00

TTPSI-2-STR

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Cristina Maria Costa Rodrigues - ESGT   2,00
Pedro Filipe Marques Torrezão - ESGT   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Guerra Teixeira Constantino - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A formação em contexto de trabalho (FCT) visa a aplicação dos conhecimentos, das capacidades e das competências desenvolvidas durante o curso, a uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil profissional, e que são:
  • A1 Construir aplicações informáticas de gestão de SI.
  • A2 Conceber e manusear uma base de dados tendo em vista a resolução de problemas de negócio ou outros e de suporte aos respetivos SI.
  • A3 Implementar SI baseados em tecnologias Web, através da utilização de sistemas de computação clássicos e de dispositivos móveis, designadamente Smartphones e Tablets.
  • A4 Configurar e gerir aplicações de SI nas organizações .
  • A5 Conceber arquiteturas de integração de sistemas.
  • A6 Gerir, manter e monitorar sistemas, redes de comunicação, servidores e serviços.

Conteúdos programáticos

A FCT envolve o recurso às metodologias, às tecnologias e aos sistemas mais adequados à natureza das atividades a desenvolver.

Privilegiam-se as metodologias, as tecnologias e os sistemas estudados no curso, sendo aceite que as entidades acolhedoras propiciem aos estagiários formações, de curta duração, que adequem as suas capacidades de atuação aos contexto específico do estágio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A FCT visa a aplicação dos conhecimentos, das capacidades e das competências desenvolvidas durante o curso, a uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil profissional.

Por outro lado, a FCT envolve o recurso às metodologias, às tecnologias e aos sistemas mais adequados à natureza das atividades a desenvolver.

Assim, a coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem devem ser garantidos pelo Plano de Atividades do estágio, documento a ser elaborado com a supervisão dos orientadores interno e externo e por eles aprovado.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

METODOLOGIA

A FCT concretiza-se sob a forma de estágio, envolvendo três etapas:

[1] Integração - conhecimento e adaptação à organização acolhedora;
[2] Observação e Planeamento - observação das práticas e das dinâmicas da organização e elaboração do plano de estágio;
[3] Desenvolvimento, Conclusão e Avaliação - implementação do plano de estágio.

Paralelamente, ocorrem 30 horas de aulas, na escola, nomeadamente para o acompanhamento dos trabalhos, apresentações e partilha de experiências entre estagiários.

As atividades concluem-se com a redação, apresentação e discussão do relatório final.

AVALIAÇÃO


Classificação Final = 50% Avaliação Interna + 50% Avaliação Externa

Avaliação Interna =

10% 1ª apresentação - Plano +
10% 2ª apresentação - Empresa +

10% 3ª apresentação - Trabalho Desenvolvido +
10% 4ª apresentação - Trabalho Desenvolvido +

10% se assiduidade >= 75%

50% Júri (15% apresentação, 35% relatório)

Condições de aprovação: Avaliação Externa >= 10 E Avaliação Interna >= 10


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta num contexto profissional adequado à realização de uma ou mais das atividades práticas previstas no perfil profissional. A realização dessas atividades tem o apoio de dois orientadores, o interno (docente da escola) e o externo (nomeado pela organização acolhedora), que orientam a elaboração do Plano de Atividades e que acompanham a sua execução.

O acompanhamento letivo reforça o acompanhamento dos trabalhos. Nesta componente, as apresentações e as avaliações intercalares contribuem para que o aluno desenvolva uma melhor perceção do trabalho por si realizado e redija, em tempo, o Relatório Final a ser apresentado em sessão própria de júri.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Martins, Gilberto de Andrade - "Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso", Editora Atlas, 2007 (ISBN: 978-852-244-849-4);

Sousa, Maria José; Baptista, Cristina Sales - "Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios - Segundo Bolonha", FCA Editora, 2015 (ISBN: 978-989-693-001-1);