Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Os conhecimentos básicos sobre redes de computadores, envolvendo os conceitos, as tecnologias e as soluções possibilitarão aos alunos desenvolverem capacidades essenciais para a tomada de decisões acerca do uso das tecnologias, arquiteturas e aplicações dos sistemas de comunicação.
Por estes motivos pretende-se, especificamente:
Dotar os alunos com os conhecimentos básicos no domínio das Redes de Comunicação de Dados (locais, alargadas e sem fios), dominando os princípios, os conceitos, dando ainda a conhecer as principais normas assim como as tecnologias e bibliotecas de desenvolvimento de aplicações para redes
Conteúdos programáticos
1. Modelos de redes de computadores.
2. Principais conceitos e terminologia.
3. Redes locais e redes alargadas.
4. Componentes ativos e passivos de uma rede local (com e sem fios).
5. Protocolos e tecnologias de redes locais.
6. Gestão dos equipamentos ativos (placas, hubs, switches, etc).
7. Componentes ativos e passivos de redes alargadas.
8. Protocolos e tecnologias de redes alargadas.
9. Integração de redes alargadas em redes locais.
10. Configuração e Gestão dos equipamentos ativos (routers).
11. Protocolos de rede e de transporte para sistemas móveis e sem fios.
12. Redes Privadas
13. Arquitetura Protocolar TCP/IP: Arquitetura; Protocolos; Aplicações; Endereçamento IPv4 e IPv6; Sub-redes; Super-endereçamento; Máscaras de tamanho fixo e variável; Encaminhamento; Segurança e Listas de Acesso; Tradução de Endereços; Gestão em Redes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta é uma importante unidade curricular onde são introduzidos os principais conceitos de redes de computadores. Todos os pontos refletidos nos conteúdos programáticos permitem a obtenção das competências associadas aos objetivos definidos, uma vez que usam ou referem os principais conceitos, normas e tecnologias atualmente em uso.
Em particular os tópicos 1 a 5, 8, 9, 11 e 12 estão mais presentes nos objetivos mais teóricos associados aos conceitos e normas e os objetivos de cariz mais tecnológico dizem respeito aos restantes pontos
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teóricas de exposição dos conceitos, teórico-práticas visando a consolidação das aprendizagens e práticas com caracter laboratorial, usando equipamentos ativos e passivos de rede. As aulas teórico práticas incidem essencialmente sobre exercícios de endereçamento e as aulas mais práticas recorrem a alguns equipamentos e exercícios em simuladores e elaboração de pequenas aplicações em redes.
A classificação final será o resultado da média ponderada dos trabalhos desenvolvidos e apresentados nas datas estabelecidas.
Dependente do grau de cumprimento dos objetivos da unidade curricular, estima-se pelo menos em quatro o número de trabalhos para avaliação a desenvolver.
Avaliação:
2 Teste teóricos individuais
4 Trabalhos em Grupo, com igual ponderação
A nota final será o resultado da expressão: 30% Teste 1, 30% Teste 2, 10% em cada trabalho
Requer avaliação positiva a ambas as componentes (média dos testes e dos trabalhos).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As aulas teóricas onde os conceitos são apresentados permitem abranger os objetivos associados a conceitos e normas.
As aulas teórico práticas e de prática laboratorial permitirão o desenvolvimento de pequenos exemplos demonstrativos, abrangendo essencialmente os objetivos tecnológicos e de programação em redes, assim como de configuração dos principais equipamentos ativos e montagem de componentes passivos das redes.
A realização destes projetos permite aos alunos consolidar e aprofundar os conhecimentos e criar condições para enfrentar os primeiros trabalhos reais no mercado de trabalho nesta importante área das redes
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kurose, J. F., Ross, K.W.. (2017). Computer networking: a top-down approach (7th ed.). Pearson.
Véstias, M (2016). Redes Cisco para Profissionais (7ª Edição), Ed. FCA.
Edmundo, M., Boavida, F. (2011). Engenharia de Redes Informáticas (10ªEdição). Ed FCA.