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Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais

Código: TTPIH1103    Sigla: ECRN
Área Científica: Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
TTPIH 1 Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.

Conteúdos programáticos

1. Objectivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efectivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 6. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 7. Poluição e Bioindicadores. 8. Sistemas de Gestão Ambiental: Série Normas ISO 14000 e Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditorias (EMAS), avaliação de impacte ambiental, auditorias ambientais, análise de risco e avaliação de ciclo de vida. Certificação Ambiental. 9. Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.
Avaliação
1 - Condição para admissão a exame final
- Estar inscrito na unidade curricular.
2 - Condições para dispensa a exame final
-Os estudantes devem realizar 1 prova do tipo A (Relatórios, Provas práticas, Orais) e 1 prova do tipo B (Trabalhos escritos de pesquisa, Provas escritas)
- Obter em qualquer das provas realizadas uma classificação igual ou superior a 8,0 (oito) valores.
- Obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores no conjunto das provas de avaliação indicadas e resultante da seguinte ponderação: 50% prova tipo A + 50% prova tipo B.
- Assistência a, pelo menos, 75% das sessões de contacto.
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta. Lisboa.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles Jr., M. C., 2005. Ecology. Concepts and Applications. McGraw-Hill.
Moreira, I., et al. (Eds), 2004. Gestão Ambiental de Sistemas Fluviais. ISAPress.
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Nybaken, J., 1997  Marine Ecology. An Ecological Approach, Addison-Wesley Educational Publisher Inc.
Oliveira Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel  Edições Técnicas, Ldª.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Townsend, C., 2008. Ecological Applications toward a sustainable world. Blackwell, Australia.

Observações

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

O ensino prático e pelo menos 50% do ensino teórico-prático serão ministrados na modalidade presencial.

O ensino teórico será ministrado na modalidade à distância sempre que a modalidade presencial inviabilize as prioridades anteriores.

As provas de avaliação periódicas e os exames serão presenciais.

Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia de Covid-19 em Portugal, poderá haver: 1) a substituição parcial ou total das aulas presenciais por aulas a distância; 2) a realização das avaliações periódicas e dos exames na modalidade não presencial.