Código: | TTPIH1105 | Sigla: | MA | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Agrícola - PAG |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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TTPIH | Aviso n.º 2369/2016 de 25/02 | 1º | 5 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas, técnicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos na disciplina. Considera-se fundamental o conhecimento e a identificação dos elementos constituintes dos tratores, bem como das suas normas de utilização, e o conhecimento dos critérios a usar na seleção das melhores opções a adotar no planeamento da mecanização de uma exploração agrícola.
Ensino teórico-prático (45H)
Aplicação de forças e condições de equilíbrio em tratores e máquinas agrícolas;
Conceitos de trabalho, potência e rendimento aplicados a tratores e máquinas agrícolas;
Máquinas simples e órgãos de máquinas;
Estudo dos motores de explosão e diesel; constituição, funcionamento e sistemas mais importantes;
Motores e geradores eléctricos;
Tratores agrícolas e florestais: tipos, constituição e funcionamento; cuidados de manutenção e utilização
Trabalho de campo (11H)
Utilização, na oficina e no campo, dos tratores agrícolas conforme programa da unidade curricular
Orientação Tutorial (4H)
Avaliação periódica: uma prova escrita (PE); um trabalho prático/pesquisa (TP).
Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.
Fórmula de dispensa total: Soma de 0.8 PE com 0.2 TP tem de ser maior ou igual a (10) valores e assistência a, pelo menos, 75 por cento das aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo (excepto para trabalhadores estudantes).
Exame final: uma prova escrita.
Atares, P. e Blanca, A(1996)Tractores y motores agrícolas, Ediciones Mundi Prensa, Madrid
Briosa, F. (1984) Glossário Ilustrado de Mecanização Agrícola, segunda edição, Lisboa
Canavate, J.O.(1989):Técnica de la mecanizacion Agricola, terceira edição, Madrid, Ediciones Mundi Prensa
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
O ensino prático e pelo menos 50% do ensino teórico-prático serão ministrados na modalidade presencial.
O ensino teórico será ministrado na modalidade à distância sempre que a modalidade presencial inviabilize as prioridades anteriores.
As provas de avaliação periódicas e os exames serão presenciais.
Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia de Covid-19 em Portugal, poderá haver: 1) a substituição parcial ou total das aulas presenciais por aulas a distância; 2) a realização das avaliações periódicas e dos exames na modalidade não presencial.