Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Fornecer aos estudantes ferramentas para: compreensão e utilização dos conceitos da qualidade, da higiene e da segurança (inocuidade) alimentares gerais e aplicados à vitivinicultura; compreensão das atividades e do trabalho envolvido na sua gestão e controlo da qualidade e da inocuidade alimentares, de forma a que possam aplicar estas competências gerais na cadeia de produção, em equipas de trabalho, ao nível da produção primária ou noutras etapas para além da mesma.
Conteúdos programáticos
Introdução e conceitos de qualidade e de segurança alimentar. Noções gerais, terminologia e definições. Legislação Comunitária e Nacional relativas aos géneros alimentícios. Normas aplicadas à qualidade e à segurança na cadeia alimentar. Caraterísticas, grupos de caraterísticas, parâmetros e fatores. Normalização e certficação. Higiene e segurança alimentares: introdução; perigos biológicos, químicos e físicos; pré-requisitos; boas práticas de higiene e de fabrico; métodos de limpeza e desinfeção. Boas práticas. O sistema HACCP: princípios gerais do sistema; requisitos do sistema; implementação do sistema; exemplos do trabalho a desenvolver na aplicação do sistema e de sistemas de controlo da qualidade e de protótipos aplicáveis à cadeia de produção. Introdução ao estudo da qualidade. Normas e outros referenciais. Apresentação de protótipos de sistemas de gestão da qualidade da segurança. Sistemas baseados em normas de certificação aplicáveis à produção vitivinícola.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
FUCS dos CTESP não têm esta informação
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Teórico prat: expositivo e demonstrativo. Tutoriais - aplicação dos sistemas e apresentação de recursos disponíveis para os elaborar; auxílio em pesquisas.
Apoio online.
Avaliação:
- Est. inscritos admitidos a exame.
- Obrigatória assistência a sessões com elementos de aval..
- Aval.: 2 provas escritas (PE) + 1 trabalho de grupo avaliado por apresentação final (por cada um dos membros, dos assuntos, indicados no dia apresentação final, pelo docente) (TP) + participação nos trabalhos (PT), comprovada por entrega via mail institucional, das versões, em datas definidas e com evolução em relação à versão ant.
- Para obter dispensa de exame: 8 ou mais, em cada um dos componentes PE e TP.
- Fórmula de dispensa: 0,5 PE + 0,4 TP + 0,1 PT - média das avaliações sup. ou igual a 10
- Exame e nota: 0,5 PE exame escrito + 0,4 TP + 0,1 PT; ou quem não entregar ou não quiser considerar TP - 0,5 PE ex. escrito teórico + 0,5 ex. escrito prático; em ambos os casos aproveitamento - 10 ou mais valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
FUCS dos CTESP não têm esta informação
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Raimundo, A. J. F. [s .d.] Apresentação do docente: Higiene e segurança alimentares: Introdução; Raimundo, A. J. F. [s. d.] Apresentação do docente: Qualidade: um ponto de vista; Pirâmides do alimentos com origem em diversas entidades; Codex alimentarius (2003) CAC/RCP 1 - 1969, Rev. 4 - 2003 Princípios gerais de higiene alimentar; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: Introdução ao sistema HACCP: princípos e etapas de implementação; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: Técnicas e métodos de higienização; Cristina, J. L. de S. [s. d.] Apresentação de docente: CAC/RCP 1-1969, rev. 5-2020; NP 9001:2008: introdução e principais aspetos; Regulamento (CE) n.o 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 28 de Janeiro de 2002; Regulamento (CE) n.º 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004 (e rectificações); Legislação e normas diversas aplicáveis à vitivinicultura.