Aluno: | Sara Isabel Fonseca Costa Dias | |
Nº de Aluno: | 130234032 | |
Início: | 2023-01-04 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-04 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-20 | |
Defesa: | 2023-02-13 | |
Título da Tese: | Acolhimento em Períodos de Transição | |
Tema Definitivo: | Acolhimento em Períodos de Transição | |
Tema Provisório: | Acolhimento em Períodos de Transição | |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de mestre. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a caracterização dos estágios realizados e o exercício investigativo sobre o tema ¿Acolhimento em períodos de transição ¿ do pré-escolar para o 1º Ciclo¿. Sabe-se que o papel do educador na creche e no Jardim de Infância (JI) e do professor no 1.º Ciclo, é fundamental no quotidiano das crianças, pois constituem uma figura de referência relevante no momento do acolhimento. Com este estudo procurou-se analisar as estratégias utilizadas por educadores e professores, assim como as vivências e sentimentos das crianças aquando desta transição. Da mesma forma, investigaram-se as perceções dos pais relativamente aos seus filhos. Esta investigação é um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado, a entrevista. A amostra foi constituída por vinte participantes: educadoras, professoras, alunos do 1.º Ciclo e Encarregados de Educação. Através deste estudo, concluiu-se que as docentes valorizam o momento da transição e desenvolvem estratégias para o facilitar. Por outro lado, alguns pais mencionam não sentir esforço por parte dos contextos educativos para auxiliar neste processo e as crianças referem sentir algum receio, ansiedade e nervosismo ao saber que vão frequentar a escola. |