• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Mestrado > MEPE1C > Teses > Tese > Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Tese de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Acolhimento em Períodos de Transição

Aluno:Sara Isabel Fonseca Costa Dias
Nº de Aluno: 130234032
 
 
Início: 2023-01-04
Inscrição Definitiva: 2023-01-04
Entrega da Tese: 2022-12-20
Defesa: 2023-02-13
 
Título da Tese: Acolhimento em Períodos de Transição
Tema Definitivo: Acolhimento em Períodos de Transição
Tema Provisório: Acolhimento em Períodos de Transição
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) realizado na Escola Superior de Educação de Santarém, para obtenção do grau de mestre. O presente relatório encontra-se dividido em duas partes: a caracterização dos estágios realizados e o exercício investigativo sobre o tema ¿Acolhimento em períodos de transição ¿ do pré-escolar para o 1º Ciclo¿. Sabe-se que o papel do educador na creche e no Jardim de Infância (JI) e do professor no 1.º Ciclo, é fundamental no quotidiano das crianças, pois constituem uma figura de referência relevante no momento do acolhimento. Com este estudo procurou-se analisar as estratégias utilizadas por educadores e professores, assim como as vivências e sentimentos das crianças aquando desta transição. Da mesma forma, investigaram-se as perceções dos pais relativamente aos seus filhos. Esta investigação é um estudo de caso de caráter exploratório e qualitativo, sendo o instrumento de recolha de dados utilizado, a entrevista. A amostra foi constituída por vinte participantes: educadoras, professoras, alunos do 1.º Ciclo e Encarregados de Educação. Através deste estudo, concluiu-se que as docentes valorizam o momento da transição e desenvolvem estratégias para o facilitar. Por outro lado, alguns pais mencionam não sentir esforço por parte dos contextos educativos para auxiliar neste processo e as crianças referem sentir algum receio, ansiedade e nervosismo ao saber que vão frequentar a escola.