| Resumo: | Este relatório final de estágio foi executado com o intuito de obter o grau de
Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho está
dividido em três partes: na primeira parte é feita uma descrição e também reflexão das
experiências vivenciadas dos estágios realizados nos dois anos de mestrado, no
contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo; na segunda parte do relatório está
inserido todo o trabalho de pesquisa sobre a temática da pedagogia Waldorf (PW), onde
se encontra a questão de investigação: ¿Quais as práticas do modelo Waldorf que
contribuem para aprendizagens significativas das crianças no ensino Pré-Escolar e 1º
Ciclo do Ensino Básico?¿. O estudo tem uma metodologia qualitativa, que foi
concretizada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro docentes
com formação no modelo Waldorf, duas educadoras, uma professora e uma diretora. A
análise de resultados possibilitou encontrar uma definição para a pedagogia Waldorf, o
seu intuito, o que diferencia o modelo Waldorf dos outros modelos, a sua importância
para o desenvolvimento, e por fim conhecer um pouco da formação dos educadores e
professoras. |