Aluno: | Rafaela Santos Quelhas | |
Nº de Aluno: | 160234022 | |
Início: | 2023-01-04 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-01-04 | |
Entrega da Tese: | 2022-12-13 | |
Defesa: | 2023-01-24 | |
Título da Tese: | O MODELO WALDORF NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Tema Definitivo: | O Modelo Waldorf no Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico | |
Tema Provisório: | O MODELO WALDORF NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO | |
Resumo: | Este relatório final de estágio foi executado com o intuito de obter o grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O trabalho está dividido em três partes: na primeira parte é feita uma descrição e também reflexão das experiências vivenciadas dos estágios realizados nos dois anos de mestrado, no contexto de Creche, Jardim de infância e 1º Ciclo; na segunda parte do relatório está inserido todo o trabalho de pesquisa sobre a temática da pedagogia Waldorf (PW), onde se encontra a questão de investigação: ¿Quais as práticas do modelo Waldorf que contribuem para aprendizagens significativas das crianças no ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico?¿. O estudo tem uma metodologia qualitativa, que foi concretizada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas a quatro docentes com formação no modelo Waldorf, duas educadoras, uma professora e uma diretora. A análise de resultados possibilitou encontrar uma definição para a pedagogia Waldorf, o seu intuito, o que diferencia o modelo Waldorf dos outros modelos, a sua importância para o desenvolvimento, e por fim conhecer um pouco da formação dos educadores e professoras. |